TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pp-organização Escolar

Exames: Pp-organização Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso (Artes Visuais) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Organização do trabalho Pedagógico; Filosofia da Educação e Pensamento Pedagógico; Psicologia da Aprendizagem; Seminário Prático ll].

Prof. Marlizet Cristina Bonafini Steinle, José Adir Lins Machado, Vilze vidotti Costa, Mari Clair Moro nascimento, Regina Célia Adamus, Taíse Ferreira da conceição Nishikawa, Reginaldo benedito Nishikawa.

Macaé/RJ

2014

1 Introdução

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96), no artigo 15, concedeu à escola progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira. O que isso significa? Ter autonomia significa construir um espaço de liberdade e de responsabilidade para elaborar seu próprio plano de trabalho, definindo seus rumos e planejando suas atividades de modo a responder às demandas da sociedade, ou seja, atendendo ao que a sociedade espera dela. A autonomia permite à escola a construção de sua identidade e à equipe escolar uma atuação que a torna sujeito histórico de sua própria prática.

Elaborar e executar sua proposta pedagógica.

Define como incumbência da escola informar os pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.

Aparecem como incumbências desse segmento, entre outras, as de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino e elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

são definidos os princípios da gestão democrática, o primeiro deles é a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.

A lei LDB estabelece o funcionamento da Escola no Sistema nacional a qual ela pertece o rede a qual pertece, reconhecer a ralidade da escola e sua identidade e trabalhar coletivamente com objetivos, e proposta para resolver situações necessárias para o ensino de aprendizagem. E junto com a comunidade e pais, trabalhar e desenvolver as propostas dentro da realidade Local. E buscar recursos necessários para melhorar o ensino.

.

.

2 Desenvolvimento

Para que o Projeto político Pedagógico Seja um instrumento na qualidade da Escola e necessário a construção coletiva, com responsabilidade e compromisso, para que o processo contínuo seja realizado. Para obter um nível de qualidade é preciso de avaliação daqueles que estão empenhados na elaboração do projeto.

Direção, Professores, funciónarios devem ser responsáveis pelo trabalho a realizar juntamente com pais para que os alunos seja beneficiados pois eles são a fonte para o processo dar certo.

É preciso compreender que, nas sociedades humanas, nenhum processo se faz de forma linear e harmônica e, portanto, a negociação se torna um elemento central na realização de qualquer trabalho que envolva a coletividade.

A participação democrática, condição essencial de formação do cidadão, para evitar presença de conflitos entre todos envolvidos. È necessário negociar e debater cada temas a ser discutido para alcançar objetivos de satisfação como um todo. Não é uma tarefa fácil pois exige um entendimento de um pensamento voltado para um projeto de realização da escola com o aluno na aprendizagem. Com a finalidade de produzir resultados e resolver problemas é preciso muita determinação e forças para enfrentar os problemas cotidianos.

Para que isso se torne possível, recomenda-se:

Que o coletivo da escola tome essas questões como foco de discussão, passando a entender, com maior clareza, tanto a concepção de cidadão posta nos documentos oficiais que definem e orientam a educação brasileira, quanto à dimensão do papel que a escola tem na sua formação.

Que a escola desenvolva mecanismos de conhecimento de quem são seus alunos, quais as suas condições de vida, as suas aspirações, as expectativas da família e da comunidade.

Que sejam realizados levantamentos e estudos das manifestações culturais locais (religiosas, folclóricas, esportivas, artísticas) que, incorporadas ao currículo, estabeleçam elos significativos com o conhecimento escolar formal, fazendo emergir a identidade de cada grupo ou comunidade que participa da escola. Que, a partir das questões anteriores, sejam levantadas aquelas características e competências, além das propriamente escolares, necessárias ao exercício da cidadania, na área de atuação da escola.

“A Educação é projeto e,mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com