TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DA PRÁTICA DOCENTE - Descrição da instituição de educação infantil

Por:   •  28/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.694 Palavras (7 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ[pic 1]

RELATÓRIO DA PRÁTICA DOCENTE

PARANAGUÁ

2014


RELATÓRIO DA PRÁTICA DOCENTE

CAPITULO 1

1º unidade – Descrição da instituição de educação infantil.

Escola Municipal Tempo Integra “Dr. Aníbal Ribeiro Filho” – Educação Infantil e Ensino Fundamental.  É uma instituição de ensino pertencente a rede pública municipal, localizada na avenida Tókio s/n, no Parque Agari, zona urbana na cidade de Paranaguá. Foi fundada em 29 de julho de 1988, pelo então Sr. Prefeito Municipal Dr. Waldir Salmon, atendendo a solicitação dos moradores desta região e vizinhança. Foi à primeira escola a ser construída nesta localidade. De acordo com o decreto de criação do Sr. Prefeito Municipal Nº 1260 de 28/07/1988, a escola está autorizada a funcionar pela (SEED) Secretaria de Estado de Educação pela Resolução Nº 3615/06 de 31/12/2006. O nome da escola foi escolhido em homenagem ao cidadão ilustre da cidade, O Doutor Aníbal Ribeiro Filho, que foi membro do Conselho Municipal de Cultura de Paranaguá, diretor da Sociedade Amigos da Música e Presidente por dez anos do Centro de Letras Leôncio Correia. Em 1967 exerceu Clínica particular em todo Litoral paranaense, mas também fez muitos atendimentos gratuitos ao Asilo dos Velhos, Lar Hercília de Vasconcelos, Asilo São Vicente de Paulo e da antiga Santa Casa de Misericórdia de Paranaguá.  Doutor Aníbal faleceu em 23 de junho de 1988, dias antes da inauguração deste estabelecimento de ensino que muito se orgulha de levar seu nome como patrono.  No ano de sua fundação havia quatro salas de aula. Em 1995, a escola foi ampliada com mais duas salas de aula. Em fevereiro de 2001, a ampliação de mais quatro salas de aula e neste mesmo início de ano foi autorizado à implantação da Educação Infantil e Ensino Especial. Em janeiro de 2005, a escola denominou-se Escola Municipal Integral “Dr. Aníbal Ribeiro Filho”. Educação Infantil e Ensino Fundamental. Também em 2005 iniciou-se a ampliação e reforma da escola ficando com: refeitório, cozinha industrial, auditório, 16 salas de aula, 24 banheiros, lavabo, sala dos professores, consultório psicológico e odontológico, cuja inauguração realizou-se no dia 02 de agosto do ano de 2006. A partir de janeiro de 2008, assume a Direção a professora Josiane Ribeiro, que está na função até a presente data.

2 unidade – Justificativa do estágio.

O estágio de educação infantil foi realizado na disciplina de matematica, e é considerada por mim de extrema importância para minha formação academica, acreditando que é esse o momento do curso que o academico de Pedagogia tem a total oportunidadede estar de frente a realidade que é poder estar em sala de aula atuando diretamente com os alunos, dentro da sua area de preferencia. O tema escolhido “A importancia dos numeros e sua utilização no Cotidiano” propõe um estudo dos elementos numericos na educação infantil de forma lúdica, e a elaboração do projeto de intervenção foi desenvolvido na turma do pré escolar B, a escola é municipal de tempo integral que tem a oferta de educação infantil.

Durante todo este estágio pude perceber que as crianças puderam interagir muito bem uma com as outras, e com isso aprendi muito com elas, pois foi uma experiência única e prazerosa.

3 unidade - Objetivo do estágio

O objetivo do estágio na educação infantil é ter oportunidade do contato direto com a realidade e saber lidar com situações de emoções como: choros, sorrisos entre outras, conhecer a organização e o funcionamento da instituição em educação infantil, fortalecendo concepções teóricas desenvolvidas ao longo do meu curso entre teoria e pratica. No estágio foi realizado atividades de forma lúdica, propondo as crianças a sua compreenção, pois puderam identificar as quantidades numericas, realizarão contagem na sequencia, conseguiram perceber as sememelhanças e diferenças e foram estimulados a sua coordenação viso-motora, e a atenção, e ainda promovendo aspectos físico, psicologico, intelectual e social.

Capitulo 2 - Planejamento da Prática de Docência.

O Tema desenvolvido com as crianças da educação infantil foi “A importância dos números e sua utilização no cotidiano” na disciplina de matemática.  Aplicada no ano do pré escolar B.

O estágio propôs três momentos.

1º dia - Linguagem oral e escrita.

Atividade: História contada, história com números, seqüência numérica com animais.

  • Primeira atividade

Foi contada em forma de história, demonstrando sempre as figuras para que as crianças tivessem noção com relação com a quantidade demonstrada através das imagens dos animais. Os animas da história – 1 galo, 2 vaca, 3 patinhos, 4 pintinhos, 5 leitões, 6 ovelhas, 7 cabras, 8 cavalos, 9 touros, 10 ratinhos.

  • Segunda atividade –

Foi desenvolvida em forma de jogos e brincadeiras - Realizaram um percurso se equilibrando em cima de uma corda, no trajeto eles pegavam uma ficha com numeral para organizar na seqüência numérica ao final da atividade, os alunos  foram organizados em equipes de 10 alunos.  O objetivo do jogo e quem ordenar a seqüência numérica primeiro vence. Os alunos tiveram um pouco de dificuldade, pois ainda estão em fase de desenvolvimento.

  • Ditado Legal

Foram colocadas dentro de uma caixa, várias fichas com numerais de um até dez conforme a historia dos animais. Cada criança colocou a mão dentro da caixa e retirava uma ficha. Em seguida descrevia a quantidade através de desenho, a professora cada vez que o aluno acertava ganhava um pirulito de lembrança, todos tiveram a chance de acertar, nenhuma criança ficou sem ganhar a lembrança.

Para finalizar essa etapa as crianças sentaram no chão e conversamos sobre a visão dos alunos diante das atividades, principalmente sobre a história do inicio da atividade.

2°Dia - Música

  • 1 Atividade: Cantar e dramatizar a música da Xuxa: Cinco patinhos

Após cantar e dramatizar a música, foi realizado um questionário oral sobre os animais.

Com que letra começa o nome deste animal?

Quem na sala tem o nome que começa com esta mesma letra?

         As crianças foram bastante participativas, acertaram todas as perguntas, sobre a música. Algumas crianças já conheciam a música, as que não conheciam aprenderam rápido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (192.1 Kb)   docx (93.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com