TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica de Ensino: Observação e Projeto

Por:   •  19/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.164 Palavras (13 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 13

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 3: EXAME (ATIVIDADE 1 + ATIVIDADE 2)

RELATO DE OBSERVAÇÃO E PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Aluno(s):

        

POLO

RELATOS DE OBSERVAÇÃO

Localização: A área escolhida será o local de trabalho, onde se situa o Colégio Santa Cruz Angelus – Objetivo e também sede do pólo da Unip EAD de Santa cruz das Palmeiras, localizado na R. Treza de Maio, 112 – Centro, Santa Cruz das Palmeiras – SP, 13650-000.

Ambientes educativos escolares encontrados: dentro do perímetro analisado situa-se  3 escolas.

- Centro Cultural Castelinho – Objetivo unidade I, situado na R Manoel Valério, 124 - Centro - Santa Cruz das Palmeiras, SP - CEP: 13650-000, escola que abrange o ensino Infantil e Fundamental;

- Colégio Santa Cruz Angelus – Objetivo unidade II, situado na R. Treza de Maio, 112 – Centro, Santa Cruz das Palmeiras – SP, 13650-000, escola que abrange o Ensino Médio e também fuinciona o pólo da Unip EAD;

- Colégio Galileu – COC, localizado na R Tiradentes, 93 - Centro - Santa Cruz das Palmeiras, SP - CEP: 13650-000, escola que possui do ensino Infantil ao Ensino Médio.

Ambientes educativos não escolares encontrados: Dentro do perímetro analisado foi escolhido 3 ambientes não escolares.

- Praça Queiroz Ferreira, localizada na R. Tiradentes Nº 127 -  215, Centro – Santa Cruz das Palmeiras, SP, praça com um monumento de Coreto no centro, muitos canteiros e bancos e bem arborizada;

- Praça  Condessa Monteiro de Barros, localizada na Avenida Quinze de Novembro, 716 - Centro, Santa Cruz das Palmeiras – SP, praça onde situa-se a Igreja Matriz, com vários monumentos, canteiros, bancos e mesas para jogos de cartas e tabuleiros.

- Praça da Igreja Santa Cruz, localizada na R. Moura Azevedo Nº 103, Centro – Santa Cruz das Palmeiras – SP, praça onde situa-se a igreja Santa Cruz e possui um monumento com alguns canteiros e bancos.

MURILO SARPA BRIGANTE- RA 165779

PROJETO DE TRABALHO - APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Trabalho apresentado à Universidade Paulista – UNIP INTERATIVA, referente ao curso de graduação em Licenciatura em Matemática, como um dos requisitos para a avaliação na disciplina de cunho prático Prática de Ensino: Observação e Projeto.

POLO

SANTA CRUZ DAS PALMEIRAS

2016

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.......................................................................05
  2. OBJETIVOS...........................................................................06

2.1 OBJETIVO GERAL...........................................................06

        2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO.................................................07

3. DESENVOLVIMENTO............................................................07

3.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.............................................07

3.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS.........................08

3.2.1 Ambientes e público alvo.........................................08

3.2.2 Disciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos....09

3.2.3 Propostas de Ação e Estratégias Didáticas...........09

4. AVALIAÇÃO..........................................................................10

4.1 RESULTADOS ESPERADOS..........................................10

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................11

REFERÊNCIAS..........................................................................12

        

        

1. Introdução[pic 1]

        O modelo de ensino e de aprendizagem no Brasil ainda é baseado no modelo conteudista teórico, e ensinado pelos professores em sala de aula através de lousa e giz. Mesmo tendo passado por diversas mudanças ao longo dos anos, a educação no Brasil ainda está longe de ser satisfatória. É preciso buscar ferramentas e métodos que sejam eficazes para uma melhoria significativa no ensino e aprendizagem do Brasil.

        Segundo resultados do Pisa 2015, mais importante exame educacional do mundo, elaborado a cada 3 anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) com o intuito de aferir a qualidade, equidade e eficiência dos sistemas escolares, mostraram mais uma vez os alunos brasileiros nas últimas posições do ranking. Nas três áreas avaliadas, ciências, leitura e matemática, os estudantes brasileiros tiveram desempenho abaixo da média da OCDE. Entre as 72 nações, o relatório mostrou o País na 63ª posição em ciências, na 59ª em leitura e na 66ª colocação em matemática.

        È preciso buscar métodos de ensino que estimulem o aluno aprender de maneira eficiente os conteúdos escolares , científicos e culturais sistematizados pela humanidade, bem como a aprendizagem de valores, comportamentos e ações úteis à sociedade. Pimenta (2001, p.97) aponta para a necessidade de promover uma “revisão dos temas clássicos da Didática (ensino, aprendizagem, finalidades do ensino, objetivos, conteúdos, métodos, avaliação) concretamente considerados; revisão dos referenciais históricos e novos conceitos”.

Saviani (2005) destaca que para instalar uma nova teoria é preciso que se desestabilize o que já está instituído; não basta reconhecer o novo como uma verdade, para que esse fato altere a forma de pensar

        Este projeto tera como foco alunos nos anos finais do Ensino Fundamental II e tambem alunos do Ensino Médio e foi escolhido a praça da igreja Matriz de Santa Cruz das Palmeiras - SP como uma ferramenta para estimular os alunos na busca e aplicação dos conhecimentos adquiridos na escola bem como na investigação para a formação de novos conhecimentos através de observações que busquem estimular a curiosidade de descobrir e aprender sobre determinado tema presente em seu cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (158.1 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com