TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preconceito Social: Um mal que perdura por épocas

Por:   •  24/2/2016  •  Artigo  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

Preconceito Social,

Um mal que perdura por épocas

Diante de todas as adversidades produzidas pelo mundo antigo e cultivadas até a atualidade, temos como principal delas o preconceito seja ele na forma de racismo ou machismo como tratado nos dois textos de base.

Atualmente o preconceito vem tomando proporções drásticas surgindo de forma não camuflada contra os negros abalando as fracas estruturas da democracia racial mítica que temos, e contra as mulheres embora que de forma mais branda, pois a mesma está conseguindo seu espaço no meio, antes masculino através de movimentos feministas.

Fazer piada de um grupo social fragilizado historicamente e socialmente é fácil, porque uma parte da sociedade apoiará enquanto a outra ficará apenas olhando e poucos tomarão uma atitude quanto a isso. A sociedade parece ter colocado na cabeça a crença de que tanto os negros quanto as mulheres gostam de ser ofendidos e humilhados. E esta é a maneira da qual a sociedade “diferenciada” usa para demonstrar sua superioridade biológica, cultural e social.

E assim surge toda uma cadeia discriminatória em relação a ambos os grupos sociais e suas vertentes. No caso dos negros que vêm sofrendo com o racismo desde muito antigamente, não apenas na própria pessoa em si, mas em sua cultura e costumes.

Hoje, também, vêm esse tipo de preconceito sofrendo uma banalização em escala mundial com piadas maldosas e brincadeiras sem fundamento e mais recentemente por jogadas de marketing na qual pessoas usam desse preconceito e de uma frase nada peculiar, “somos todos macacos”, para se promoverem em cima de uma verdadeira problemática social, que agora ficou pior, pois se antes era motivo de risos e já uma vertente ignorada, atualmente pode até está no centro da mídia, de certa forma mascarada, pois atinge as populações negras de formas totalmente diferentes de acordo com sua classe social, pois um rico jogador nunca vai ser confundido com um marginal ao contrario do pobre trabalhador.

        Para as mulheres o preconceito pode até vir de forma mais branda atualmente, mas tudo isso foi alcançada através de suor e coragem, pelos movimentos feministas. Mesmo com toda vitória já conquistada, a mulher atualmente ainda sofre com o preconceito de uma sociedade machista, por exemplo, um homem e uma mulher que trabalham na mesma profissão no final do mês o salário do homem é maior que o da mulher.

        Pelo histórico machista da sociedade a mulher ainda sofre muita represaria social, e uma delas muito frequente tanto antes de conquistarem seu espaço como atualmente é a violência contra a mulher, que de certa forma está sendo combatida no dia-a-dia da sociedade, e assim a mulher vai a cada dia abrindo mais espaço para se colocar em um lugar mais amplo socialmente.

Foi somente através da quebra desse preconceito por meio de movimentos, lutas e debates que as mulheres tiveram sua ascensão social, mas essa conquista é relativamente nova se comparada ao tempo de ignorância social. Imagina bem quanto tempo levaria pra se quebrar algumas correntes de um preconceito que perdura por centenas de anos, que é o caso do racismo? O que a sociedade deveria como um todo realizar para mudar o rumo dessa problemática? Começaríamos pela educação dos mais novos ou reeducação dos atuais adultos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (47.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com