TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prefeitura de Guajara Mirim

Por:   •  16/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.736 Palavras (15 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 15

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

TIAGO OLIVEIRA DOS REIS

RA: 0542165

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

GESTÃO PÚBLICA

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAJARÁ-MIRIM

GUAJARA-MIRIM

2021

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

TIAGO OLIVEIRA DOS REIS

RA: 0542165

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAJARÁ-MIRIM

Projeto Integrado Multidisciplinar III para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública apresentado à Universidade Paulista-UNIP.

GUAJARA-MIRIM

2021

RESUMO

        Iremos abordar no decorrer desse PIM III os recursos humanos na administração pública, a contabilidade e a estatística aplicada dentro da prefeitura de nossa cidade, localizada na Avenida 15 de novembro, número 930 em Guajará-mirim. Com diversos estudos realizados na presença de funcionários da mesma podemos estudar a fundo todos esses temas dados pela instituição.

        Mediante todas as pesquisas sobre a prefeitura, verificamos a forma de trabalho, a satisfação, bem como a remuneração dos funcionários e as suas motivações. Foram diversas pesquisas junto a esse publico de colaboradores, nas quais podemos observar sua forma de trabalho e se encaixar em todos esses temas dado pela faculdade.

Palavra-Chave: Prefeitura. Administração. Colaboradores.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..................................................................................................5
  2. RECURSOS HUMANOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA......
  3. CONTABILIDADE..................
  4. ESTATISTICA APLICADA
  5. CONCLUSÃO
  6. BIBLIOGRAFIA

INTRODUÇÃO

Os tempos de hoje em dia não são mais como antigamente, não se pode mais implantar uma gestão parecida com aquela da administração burocrática. Existe uma nova realidade e mudanças nas quais nós precisamos nos adequar, pois nossa sociedade precisa ser conquistada, para isso se faz necessária uma gestão com novas políticas de administração e não mais essas ultrapassadas.

A administração precisa rever a sua forma de atuação e exigir de seus colaboradores mais qualidades em seus serviços, pois a população vive em constante discussão sobre esse assunto, exigindo mais desse órgão público.

Todas as empresas de modo geral procuram sempre fazer o seu melhor, oferecer produtos de qualidade, prestar bons serviços, observar sempre os preços que serão repassados para que seja sempre de forma acessível. No nosso estudo a forma como a prefeitura lida não é diferente, pois no ramo público se tem essa grande responsabilidade de fazer tudo o que precisa pensando em melhor qualidade para o povo nas prestações de serviços.

Para que tenha uma boa gestão é necessário agir com transparência e excelência, nos gastos, bem como prestar todos os serviços que a população precisa.

Os recursos humanos dentro da prefeitura nos trás a grande responsabilidade do administrador em escolher os colaboradores com as melhores qualidades para que juntos ofereçam esses serviços para a sociedade. Existem diversos treinamentos, uma busca por funcionários competentes com todos os quesitos para o exercício de suas funções.

Entre tantos trabalhos a serem prestados, o que o RH exige de seus colaboradores é a realização de pagamentos, férias, todos os serviços precisam estar de acordo com a lei e normas, com total transparência perante a sociedade.

A contabilidade nos órgãos públicos tem como objetivo demonstrar, registrar e executar todos os orçamentos elaborados para que a sociedade possa ter ciência de todos os gastos realizados pelos administradores dentro da prefeitura, seguindo sempre a lei. Por ser um cargo muito importante é preciso que o candidato tenha todas as qualidades que se é exigida, pois o mesmo desenvolvera diversas tarefas de total responsabilidade, como orçamentos, balanços, relatórios, todos para controle dos gastos e com total transparência na prestação de contas perante a sociedade.

RECURSOS HUMANOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

No setor público vemos um departamento que possui uma importância gigantesca e seu funcionamento que é fundamental para que a organização tenha uma gestão de total responsabilidade pelos administradores. O recurso humano é um setor que possui diversos treinamentos para que todas as seleções de candidatos possam ser de forma correta e que a sua gerência venha a alcançar todos os seus objetivos e metas.

Na busca por qualidade e bons resultados a administração dos recursos humanos se vê com diversos desafios que deveram ser cumpridos no decorrer da gestão. Esse ramo no setor público tem o objetivo de adequar à administração com a realidade dos servidores públicos.

Existe sempre uma busca por bons colaboradores, que prestam bons serviços, pessoas bem formadas e a capacitação para o trabalho se tornou um quesito primordial para ser cumprido pelo órgão publico, pois a população cobra de forma constante essa eficiência da prefeitura.

Nos recursos humanos teremos diversas funções realizadas pelos administradores incluindo pagamentos, aposentadorias, regulamentos. Em diversas vezes esse setor fica sendo conhecido como o departamento pessoal.

Diversos especialistas desenvolveram diversas soluções para esse setor na área pública, conhecido como Ergon, com um sistema de gestão de pessoas ele gera de forma automática folhas de pagamento integrado com o sistema do Governo Federal.

Torna-se a cada dia que passa a necessidade dessas instituições públicas tornarem transparentes as suas ações e repassarem para a sociedade todos os atos dos administradores dentro da gestão.

Diariamente os recursos humanos são enfatizados de forma errada, pois muitos o confundem com o departamento pessoal e a gestão de pessoas, mas de certa forma ambos estão interligados, pois uma faz parte da outra.

O departamento pessoal possui deveres e funções diferentes daqueles mencionados no RH, aqui são realizados pagamentos de salários, vale transporte, provimentos trabalhistas, tem como atividade contratar e demitir colaboradores, fazer contratos, definir qual a jornada de trabalho de cada individuo, registrar suas carteiras, dá férias, licença maternidade, pagar FGTS e entre os demais quesitos relacionados a esse assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (142.2 Kb)   docx (280.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com