TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparação E Padronização De Soluçoes

Dissertações: Preparação E Padronização De Soluçoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  2.240 Palavras (9 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 9

• Ciências e Matemática >

• Química

Seguinte

Como calcular o volume de HCl necessário para preparar 500 mL de uma solução 0,1 mol/L. Especificações?

como se faz o calculo

Melhor respostaEscolha do autor da pergunta

• Nelson K respondido 6 anos atrás

Você precisa de algumas informações para poder calcular isso.

Vou supor que você vai partir de uma solução concentrada de HCl

Dados:

Mol -36,5

d = 1,18 g/mL

C% = 37%

Solução 0,1 mol/L - 500 mL = 0,5 L

M = n/v ====> n = M x v = 0,1 x 0,5 = 0,05 mols

n = m/mol ====> m = n x mol = 0,05 x 36,5 = 1,825 g de HCl

Necessitamos de 1,825 g de HCl em 500 mL de solução.

Então, vamos à solução concentrada.

1000 mL ------------------------- 1180 g

1180 g ---------------------------- 100%

x g -------------------------------- 37%

x = 1180 x 37 / 100 = 436,6 g

Então, em 1000 mL de solução concentrada temos 436,6 g de HCl

1000 mL ------------------- 436,6 g de HCl

x mL ------------------------ 1,825 g de HCl

x = 1000 x 1,825 / 436,6 = 4,18 mL de Solução concentrada.

Parra preparar essa solução, deveremos transferir 4,2 mL da solução concentrada de HCl para um balão volumétrico de 500 mL e completar o volume com água.

NaOH

Nesse experimento iremos conhecer os mecanismos utilizados para o preparo de uma determinada solução, além de padroniza – lá, utilizando um padrão primário para determinarmos sua concentração real.

Algumas definições serão abordadas ao longo do procedimento, a fim de formarmos uma contextualização dos processos inerentes envolvidos em uma análise volumétrica.

INTRODUÇÃO

1. Soluções

É preciso inicialmente definir o conceito de soluções, que na verdade é a mistura homogênea de duas ou mais substâncias, onde teremos a divisão de solvente e o soluto, o primeiro é caracterizado em seu estado físico líquido e o que tem a maior porção, já o segundo se apresenta em estado sólido em porção menor, na união dos dois, teremos uma solução. Uma solução pode se apresentar nos três estados físicos, gás, líquido ou sólido. (CONSTANTINO, 2004).

Um dos aspectos mais importante em uma solução é sua preparação e a expressão de sua concentração, uma vez que os cálculos efetuados levam em conta sua concentração molar, que significa quanto de soluto está presente em um volume ou uma massa especifica,sendo assim, concentração é uma medida das quantidades relativas dos componentes de uma solução, pode-se então se definida como a razão entre quantidade de soluto e quantidade de solvente. (VOGUEL, 1992)

1. Padrão Primário

Padrão primário é um composto com pureza suficiente para permitir a preparação de uma solução padrão mediante a pesagem direta da quantidade da substancia, seguida pela diluição até um volume definido de solução. (VOGUEL, 1992)

Um padrão primário deve atender algumas condições, entre elas, podemos destacar: Fácil obtenção, purificação, secagem e preservação em estado puro, devem permanecer inalteradas ao ar durante a pesagem, seu grau de pureza e massa molecular deve ser alto, para evitar possíveis erros e, além disso, deve ser facilmente solúvel. (VOGUEL, 1992)

O padrão primário que utilizaremos nessa prática será o ácido oxálico (C2H2O4) e atender as características mencionadas acima.

1. Análise volumétrica

Através da analise volumétrica é possível determinar com exatidão a concentração e a quantidade de uma substância qualquer desconhecida, a esse processo se dá o nome de titulação e tem como objetivo a padronização de uma solução a partir de uma mistura padrão, portanto titulação é uma operação analítica utilizada em analise volumétrica com o objetivo de determinar a concentração de um soluto.

“O intuito da analise volumétrica é determinar a quantidade de substancias desconhecida por meio de medidas de volumes, fazendo reagir uma solução de concentração conhecida (padrão) com a amostra cuja concentração ou quantidade é desconhecida.” (CONSTANTINO, 2004).

Na analise volumétrica o reagente de concentração conhecida é o titulante e a substancia com a concentração desconhecida é o titulado, em uma titulação pequenos volumes da solução de reagente (titulante) são adicionados ao titulado até que a reação termine. A esse término dar-se o nome de ponto de equivalência, ou o ponto final da titulação.

O ponto de equivalência ocorre quando a quantidade de titulante adicionado é a quantidade exata necessária para uma reação estequiométrica, ou seja, neste ponto o numero de mols de OH ou (H) adicionados como titulante é igual ao numero de mols existente no titulado. O sucesso da técnica se dar em detectar esse ponto. (HARRIS, 2005)

O ponto final da titulação é observado através da mudança de coloração, para isso se faz necessário o uso de um indicador adequado capaz de permitir a visualização deste ponto, podemos destacar como exemplo a fenolftaleína que é um indicador de pH a sua cor muda a valores de pH entre 8,2 e 9,8.

OBJETIVO

Preparar e padronizar uma solução de NaOH + 0,1 mol/L com o uso do padrão primário Acido oxálico C2H2O4.

Preparar e padronizar uma solução de HCl + 0,1 mol/L utilizando a solução de NaOH

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com