TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preservaçao Do Meio Ambiente

Artigo: Preservaçao Do Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  1.403 Palavras (6 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 6

Em virtude ao descaso que a natureza é submetida, devido à ação devastadora do ser humano , causando assim, um desequilíbrio ambiental, é que este trabalho visa orientar e fornecer subsídios para a realização de uma prática mais condizente com os dias atuais, apresentando situações que permita aos discentes uma reflexão sobre as consequências dessas ações em relação ao meio ambiente.

Diante desse problema, a escola por ser um local em que a educação é sistematizada, faz parte de um processo que exige a constante intermediação de um agente transformador que vai através do professor, orientar os alunos e a comunidade escolar na conscientização e concretização de novos conceitos e idéias, isto é, vai possibilitar reflexões sobre como tratar, preservar e perceber a importância do meio ambiente na vida dos seres humanos.

Buscando refletir sobre as causas e conseqüências do descuido com o ambiente partindo da experiência do aluno em relação ao seu conhecimento sobre meio ambiente, visando orientar e fornecer subsídios para a realização de uma prática mais condizente com os dias atuais.

Dando continuidade ao projeto, foi elaborada uma Cartilha Informativa. As cartilhas foram distribuídas e divulgadas na escola campo de estudo; e também na comunidade em que a escola estava inserida. A ideia da cartilha foi reunir informações relacionadas à questão do lixo, com o objetivo de facilitar o acesso à informação técnica, através do uso de uma linguagem mais acessível. A cartilha visou orientar e conscientizar os estudantes e comunidades em geral através de conceitos, informações e procedimentos relacionados à gestão do lixo urbano.

Realizamos com as crianças da Escola um passeio pedagógico pelo bairro, o qual proporcionou inúmeros debates sobre os temas que estavam sendo tratados: o meio ambiente, a geografia, sua ocupação, o intenso processo de expansão e estruturação urbana, os problemas sociais, o lixo, o esgoto, etc.

. DISCUTINDO OS RESULTADOS

O projeto: O outro lado do Lixo – Intervenção Escolar e Comunitária, foi desenvolvido na perspectivas de conscientização, contextualização e formação de cidadãos, de modo que professores / alunos / comunidade em geral pudessem intervir de forma consciente e mais ativamente na sua realidade. O esquema 1 abaixo sumariza os eixos norteadores no estudo da temática do projeto.

– Assim, trabalhamos com os estudantes a importância do reaproveitamento e do consumo consciente dos materiais com o objetivo de contribuirmos com o meio ambiente. Utilizamos todos os espaços da Escola para a realização das atividades propostas. Como ferramentas de aprendizagem, utilizamos mapas, imagens, livros de literatura e recursos audiovisuais.

Com o objetivo de discutirmos com os estudantes a questão dos cuidados que devemos ter com o meio ambiente, mas especificamente o lixo, e que tudo e todos estão interligados e somos responsáveis pelos nossos atos, tratamos com eles sobre as mudanças climáticas, o aumento da população e a consequente escassez de água.

Realizamos um passeio pedagógico no entorno da escola, onde deparamos com: acúmulos de lixo em locais não apropriados, por exemplo, em encosta; b) deslizamento de barreias; c) e a erosão das encostas. Durante o passeio os estudantes foram conduzidos a verificar como o ser humano interfere no meio ambiente e como pode causar grandes problemas para todo o Planeta.

Os estudantes abrangidos pelo projeto foram crianças pertencentes à terceira e quarta séries do ensino fundamental, com idades entre 11 a 14 anos. Realizamos encontros semanais durante os meses de março a junho de 2011.

O projeto foi elaborado levando-se em conta a comunidade escolar. No início de nossas observações, os professores da escola indicaram alguns rumos a serem seguidos com relação à preocupação ambiental e a comunidade escolar. Esses caminhos foram pensados e levados em consideração na elaboração do projeto e, posteriormente, trabalhados com os estudantes. Foi sugerido conjuntamente que abordássemos sobre a questão do lixo urbano, deslizamentos de barreiras e, suas consequências e causas, já que muitos estudantes eram moradores do Córrego da Fortuna; e no período de chuvas, sofrem com tais efeitos, ou seja, com acúmulos de lixo nas ruas, barreiras e canais. As atividades foram organizadas em forma de oficinas, palestras, vídeos educativos.

Baseados em um modelo econômico capitalista, que leva ao consumismo crescente, os processos de urbanização, industrialização e a consolidação de padrões modernos nas atividades do espaço agrário, determinaram a ocorrência de problemas ligados à produção de lixo, tanto nas cidades quanto no campo.

Cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos e a escola é um local favorável ao processo holístico na educação ambiental. Sabendo que as escolas são grandes geradoras de resíduos sólidos, é importante que trabalhemos no sentido de envolver nossos alunos e educadores para que essa situação seja modificada, formando novos hábitos.

A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, um processo que busca o desenvolvimento de uma consciência crítica das pessoas e pode ser fundamental no enfrentamento das questões ambientais e sociais. Cabe à Educação Ambiental formar cidadãos conscientes, capazes de tomar resoluções sobre a realidade ambiental, de forma comprometida com a vida do planeta.

É importante ressaltar que, a palavra ambiente pode ter inúmeras definições. No senso comum, refere-se ao ambiente físico ou “natural”, que contém os seres humanos e demais espécies vivas. Para fins deste estudo, no entanto, o conceito é expandido para englobar não apenas o entorno físico, mas também os aspectos sociais, culturais, econômicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com