TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pressuposto e subentendido

Artigo: Pressuposto e subentendido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Artigo  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  417 Visualizações

O que é Pressuposto:

Pressuposto significado algo que se pressupõe; que se supõe antecipadamente, é uma pressuposição. Pressuposto também pode ser relacionamento a um propósito ou pretexto, ou um plano.

Os pressupostos são marcados por advérbios, verbos, orações adjetivas e adjetivos. O pressuposto é um dado apresentado como indiscutível para o falante e o ouvinte, não permitindo contestações.

Pressupostos são ideias não expressas de maneira explícita, mas que pode ser percebida a partir de certas palavras ou expressões utilizadas. Quanto a utilização de pressupostos, eles devem ser sempre verdadeiros ou aceitos como verdadeiros, pois eles que construirão informações explícitas.

Exemplo de frase: A atividade de radiodifusão deve respeitar as condições pressupostas na atribuição do alvará para o seu exercício.

Pressuposto e subentendido

Na comunicação, em um enunciado ou uma frase, é possível identificar pressupostos e subentendidos. Um pressuposto é uma ideia clara que pode ser presumida, que é possível supor. Por outro lado, o subentendido é uma insinuação dentro do enunciado, algo que pode ser deduzido a partir da informação que é fornecida.

Uma frase pode ter vários pressupostos e subentendidos, sendo que neste último caso, os subentendidos dependem da interpretação que cada indivíduo é capaz de fazer.

Na frase "O João não pode mais dirigir um carro", o pressuposto é que o João antes dirigia um carro. Quanto ao subentendido, podem existir vários. Talvez o João não dirija mais porque a sua carteira de motorista foi cassada. No entanto, outro subentendido (interpretação alternativa) pode ser que o João não dirige mais porque sofreu um acidente grave.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com