TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pressupostos Filosóficos. Antropologia

Artigo: Pressupostos Filosóficos. Antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Artigo  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 2

Pressupostos Filosóficos

Antropologia

Quer dizer o ser humano por ele mesmo, ou seja como ele se vê e se define

Três definições mais usadas, Essencialista , Naturalista e Histórico-Social

Essencialista – Busca a igualdade entre os homens, mesmo que eles sejam diferentes.

Naturalista – procura definir o conceito de humanidade

Histórico-Social – Estuda cada ser humano de uma maneira diferente

Epistemologia

Estuda o conhecimento se e aprendido e como e aprendido, ele busca o conhecimento e de onde vêem nossas idéias

Axiologia

Estuda os valores humanos, moral, ético , social com base na educação de valores, para melhor atender e repassar para a educação

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARANHA, Maria Lúcia de A. Unidade III Pressupostos Filosóficos da Educação. Antropologia Filosófica. Epistemologia. Axiologia.

“Não basta querer para mudar o mundo. Querer é fundamental, mas não e suficiente.E preciso também saber querer, prender e saber querer,o implica aprender a saber lutar politicamente com táticas adequadas e coerentes com os nossos sonhos estratégicos”.Paulo Freire(1997)

Paulo Freire defende que não basta querer mudar o mundo e sim com uma série de ideologias temáticas na qual deparamos com o nosso cotidiano, querer mudar é preciso na qual envolve prática junto com a teoria,não existe teoria sem pratica como envolver ambas para querer mudar,saber aprender um dos paradigmas a ser vencido,”encenar não e apenas transferir o conhecimento mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”Paulo Freire.Induzir o aluno com suas próprias experiências vividas apostando na prática e teoria a despertar a curiosidade em aprender, saber lidar com situações indesejadas, aprender a pensar certo, envolvendo o aluno de ter um senso critico gerando a capacidade de raciocinar e analisar de forma inteligente.

Querer mudar não e suficiente, sem sonhos, sem isdealizacões, sem planejamento, é preciso reconhecer que temos a implantar metas, estratégias, medidas certas, traçar o errado para acertamos o certo no futuro, não saber dos erros do passado e do presente gera uma pesquisa cientifica sem valores para o novo. Onde está à defasagem seriam: materiais, econômicos, sociais, poético, culturais e ideológicos, estes fatores influenciam diretamente no ponto mudar, são abas no meio da educação, que por vários motivos precisam ser reformulados, para se criar a tal nova mudança.

Não tem como mudar se o professor não acompanhar as mudanças mundiais, a vivencia do nosso mundo hoje, o mundo está muito avançado com varias tecnologias, pesquisas cientificas enquanto a educação estacionou como gerar tanta informação se a base principal continua no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com