TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Previsão De Demanda

Casos: Previsão De Demanda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

É preciso haver um norte para que a administração da produção possa trabalhar. A previsão de vendas oferece este direcionamento. Existem quatro grandes modelos de previsão de demanda amplamente utilizados pelas empresas:

Os modelos qualitativos são, essencialmente, subjetivos e apropriados quando não existem dados históricos para serem analisados como base para a previsão. Os principais modelos qualitativos de previsão de demanda são: predição, opiniões de executivos, opiniões da equipe de vendas, pesquisas de mercado e analogia com produtos similares, método Dephi, etc..

Os modelos de decomposição de séries temporais se baseiam no estudo estatístico da demanda acontecida no passado para projetar a demanda futura. Toda série temporal pode ser analisada e decomposta em uma parte sistemática, composta de nível, tendência e sazonalidade e outra parte aleatória.

Dentre estes modelos tem-se: os modelos baseados na média (média móvel, ponderada ou com suavização exponencial), que devem ser aplicados apenas a demandas que não apresentem tendência ou sazonalidade e os modelos de regressão linear, utilizados para demandas que apresentam tendência mas não apresentam sazonalidade.

O modelo do ajustamento sazonal pode ser aplicado para séries temporais de demandas que apresentam nível, tendência e sazonalidade.

Os três modelos anteriores são conhecidos como modelos estáticos de previsão, pois assumem que as características de nível, tendência e sazonalidade são constantes ao longo do tempo.

Conceitos ou Definições de Previsão de Vendas :

Segundo Chopra e Meindl (2003) a previsão da demanda futura é a base para todas as decisões estratégicas e de planejamento em uma cadeia de suprimento.

De acordo com Stevenson (2001) previsões ajudam os gerentes a reduzir parte das incertezas permitindo-lhes desenvolver planos mais realistas. Uma previsão é uma declaração sobre o futuro.

Chase et al (2006) afirmam que as previsões são vitais para todas as organizações e para cada decisão administrativa significativa. É a base para o planejamento corporativo de longo prazo.

Ritzman e Krajewski (2004) argumentam que o planejamento eficaz da demanda do cliente é um dos principais responsáveis pelo sucesso da cadeia de suprimentos, que se inicia com previsões precisas.

Martins e Laugeni (2005) declaram que a previsão de vendas é importante para utilizar as máquinas de maneira adequada, para realizar a reposição dos materiais no momento e na quantidade certa, e para que todas as demais atividades necessárias ao processo industrial sejam adequadamente programadas.

O horizonte de tempo da previsão deve ser adequado:

Quanto maior o horizonte da previsão, menor a precisão obtida. Em outras palavras, quanto maior o tempo para o qual se deseja prever, mais difícil, senão impossível se torna acertar. Quanto menor o horizonte de tempo da previsão, maior será a precisão obtida. Em geral, previsões de curto prazo estão sujeitas a menos incertezas, daí sua menor margem de erro.

O tempo estipulado no plano de produção de cada empresa vai depender do grau de flexibilidade possível para atender alterações de demanda. Para se ter um exemplo, empresas do ramo metalúrgico são,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com