TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Previsão De Demanda

Ensaios: Previsão De Demanda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  1.678 Palavras (7 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 7

Previsão da Demanda (TUBINO, 1999)

- A previsão da demanda é a base para o planejamento estratégico da produção, vendas e finanças de qualquer empresa.

- Permite que os administradores destes sistemas antevejam o futuro e planejem adequadamente suas ações.

- As previsões são usadas pelo PCP em dois momentos distintos: para planejar o sistema produtivo e para planejar o uso deste sistema produtivo.

Previsão da Demanda

- A responsabilidade pela preparação da previsão da demanda normalmente é do setor de Marketing ou Vendas. Porém, existem dois bons motivos para que o pessoal do PCP entenda como esta atividade é realizada.

- A previsão da demanda é a principal informação empregada pelo PCP na elaboração de suas atividades; - Em empresas de pequeno e médio porte, não existe ainda uma especialização muito grande das atividades, cabendo ao pessoal do PCP (geralmente o mesmo de Vendas) elaborar estas previsões.

- Atualmente as empresas estão buscando um relacionamento mais eficiente dentro de sua cadeia produtiva.

Etapas de um modelo de previsão

Objetivo do Modelo

- A primeira etapa consiste em definir a razão pela qual necessitamos de previsões. Que produto, ou famílias de produtos, será previsto, com que grau de acuracidade e detalhe a previsão trabalhará, e que recursos estarão disponíveis para esta previsão.

- A sofisticação e o detalhamento do modelo depende da importância relativa do produto, ou família de produtos, a ser previsto e do horizonte ao qual a previsão se destina.

- Itens pouco significativos podem ser previstos com maior margem de erro, empregando-se técnicas simples. Assim como admite-se margem de erro maior para previsões de longo prazo, empregando-se dados agregados de famílias de produtos.

Coleta e Análise dos Dados

- Visa identificar e desenvolver a técnica de previsão que melhor se adapte. Alguns cuidados básicos:

- Quanto mais dados históricos forem coletados e analisados, mais confiável a técnica de previsão será;

- Os dados devem buscar a caracterização da demanda pelos produtos da empresa, que não é necessariamente igual as vendas passadas;

- Variações extraordinárias da demanda devem ser analisadas e substituídas por valores médios, compatíveis com o comportamento normal da demanda;

- O tamanho do período de consolidação dos dados tem influência direta na escolha da técnica de previsão mais adequada, assim como na análise das variações extraordinárias.

Seleção da Técnica de Previsão

- Existem técnicas qualitativas e quantitativas. Cada uma tendo o seu campo de ação e sua aplicabilidade. Alguns fatores merecem destaque na escolha da técnica de previsão:

- Decidir em cima da curva de troca “custo-acuracidade”;

- A disponibilidade de dados históricos;

- A disponibilidade de recursos computacionais;

- A experiência passada com a aplicação de determinada técnica;

- A disponibilidade de tempo para coletar, analisar e preparar os dados e a previsão;

- O período de planejamento para o qual necessitamos da previsão.

Obtenção das Previsões e Monitoração

- Com a definição da técnica de previsão e a aplicação dos dados passados para obtenção dos parâmetros necessários, podemos obter as projeções futuras da demanda. Quanto maior for o horizonte pretendido, menor a confiabilidade na demanda prevista.

- A medida em que as previsões forem sendo alcançadas pela demanda real, deve-se monitorar a extensão do erro entre a demanda real e a prevista, para verificar se a técnica e os parâmetros empregados ainda são válidos. Em situações normais, um ajuste nos parâmetros do modelo, para que reflita as tendências mais recentes, é suficiente.

Técnicas de previsão

- Existem uma série de técnicas disponíveis, com diferenças substanciais entre elas. Porém, cabe descrever as características gerais que normalmente estão presentes em todas as técnicas de previsão, que são:

- Supõem-se que as causas que influenciaram a demanda passada continuarão a agir no futuro;

- As previsões não são perfeitas, pois não somos capazes de prever todas as variações aleatórias que ocorrerão;

- A acuracidade das previsões diminui com o aumento do período de tempo auscultado;

- A previsão para grupos de produtos é mais precisa do que para os produtos individualmente, visto que no grupo os erros individuais de previsão se anulam.

As técnicas de previsão podem ser subdivididas em dois grandes grupos:

- As técnicas qualitativas privilegiam principalmente dados subjetivos, os quais são difíceis de representar numericamente. Estão baseadas na opinião e no julgamento de pessoas chaves, especialistas nos produtos ou nos mercados onde atuam estes produtos;

- As técnicas quantitativas envolvem a análise numérica dos dados passados, isentando-se de opiniões pessoais ou palpites. Empregam-se modelos matemáticos para projetar a demanda futura. Podem ser subdivididas em dois grandes grupos: as técnicas baseadas em séries temporais, e as técnicas baseadas em correlações.

Previsões baseadas em séries temporais

- Partem do princípio de que a demanda futura será uma projeção dos seus valores passados, não sofrendo influência de outras variáveis.

- É o método mais simples e usual de previsão, e quando bem elaborado oferece bons resultados.

- Para se montar o modelo de previsão, é necessário plotar os dados passados e identificar os fatores que estão por trás das características da curva obtida.

- Uma curva temporal de previsão pode conter tendência, sazonalidade, variações irregulares

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com