Primeira Instrução de Aprendiz
Por: alexandre061979 • 1/2/2026 • Projeto de pesquisa • 635 Palavras (3 Páginas) • 23 Visualizações
PEÇA DE ARQUITETURA – 19 DE MAIO DE 2025
Resumo da Primeira Instrução Maçônica
No dia 05 de maio de 2025, recebi minha primeira instrução conforme planejado, onde, foi explicado que os maçons, se comunicam e se reconhecem entre si, através de Sinais, Toques e Palavras e que a maioria dos símbolos são baseados nos três pontos da esquadria, formado pelo nível e pelo prumo. Foi me orientado pelo mestre de cerimônia ir.’. Pedrinho, onde me posicionar, a postura correta, a forma de se locomover e a posição dos pés, representando a retidão das ações e disse que, esse é o primeiro passo ritualístico da maçonaria e é nesta posição que, os graus da maçonaria se comunicam.
Complementando meu entendimento, me ensinaram o toque de aprendiz maçom, em que, se pede a palavra sagrada, que não se escreve e não se pronuncia e se dá por letras e silabas.
Essa palavra vem da coluna do lado norte e significa Força, Moral e Apoio, e que existe também a palavra semestral, a qual é renovada pela Grande Loja Maçônica, e é dada através do grão-mestre e renovada sempre na época dos solstícios, e que, indica a regularidade do maçom e se está em frequência em uma loja.
Li que: a maçonaria é cosmopolita, ou seja, que transcende as divisões geopolíticas e busca tornar-se cidadã do mundo, e que existem outros ritos e graus. Me entregaram o regulamento geral da Respeitável Loja Maçônica do Estado do Rio de janeiro para leitura e reflexão das normas, poderes, deveres e direitos dos maçons e que a regularidade está na carta constitutiva da Grande Loja Maçônica que é potência legal e legitima nesta jurisdição e que existem, outras Grandes Lojas Regulares no Brasil e no exterior, e que mantem laços fraternais e de amizade com elas.
O mestre de cerimônia, me conduziu até o segundo vigilante, de forma que fosse reconhecido pelo sinal, pelo toque e pela palavra, e ao primeiro vigilante para aprender a trabalhar na pedra bruta, me conduzindo a bater com um maço 3 vezes na pedra, simbolizando o desbaste, que é preciso e necessário se fazer em nossas vidas.
Me mostraram os instrumentos e utensílios do aprendiz maçom:
A Régua de 24 polegadas, O Maço e O Cinzel.
Entendi que, a régua era usada pelos maçons operativos em seus trabalhos e que por não sermos maçons operativos, usamos para apreciar as 24h que o dia é dividido, para que possamos meditar, trabalhar e descansar fisicamente e espiritualmente.
O maço é o instrumento de grande importância e que nenhuma obra pode ser acabada sem ele, nos ensina que o trabalho é obrigação do homem e que sem empregar a razão juntamente com habilidade, tem pouco valor.
O cinzel é para dar forma e regularidade a pedra bruta e marcar impressões em materiais mais duros e com ele se adquire o hábito da virtude, a iluminação da inteligência e a purificação da alma, com educação e perseverança para se chegar a perfeição.
Entendo que, sou pedra bruta e preciso a cada dia mais, me esforçar e me aperfeiçoar, e com o uso do simbolismo das ferramentas de trabalho, sempre desenvolvendo e melhorando os aspectos da moral e dos bons costumes para com a sociedade, para com os irmãos e para comigo mesmo.
...