TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeiro Semestre Administração Unopar Questionário Oferta E Demanda

Dissertações: Primeiro Semestre Administração Unopar Questionário Oferta E Demanda. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  2.722 Palavras (11 Páginas)  •  1.297 Visualizações

Página 1 de 11

1. Faça uma pesquisa sobre as principais características da lei da oferta e da demanda

A demanda é tudo aquilo que um consumidor almeja adquirir em determinado espaço de tempo. Ela pode ser influenciada por vários fatores, como:

• O gosto do consumidor;

• A relação entre o preço do bem;

• A relação de seu preço com o preço de bens substitutos;

• A relação de seu preço e o poder de compra do consumidor.

A oferta é a quantidade de bens ou serviços que os produtores dos mesmos desejam vender em determinado espaço de tempo. Suas variáveis são:

• A quantidade ofertada de um bem;

• O preço deste bem;

• O preço dos bens concorrentes a este;

• O custo de produção destes bens;

• A tecnologia empregada na fabricação destes produtos.

Quando há o aumento do preço de um produto, maior é o estimulo para a fabricação deste bem. Quando a quantidade deste bem se normaliza no mercado, há a redução de seu preço, estimulando a demanda e desestimulando a vontade dos fabricantes de produzi-lo. Um exemplo é o supermercado, que em épocas especificas como Páscoa ou Natal, os produtos tendem a ficarem mais caros, pois a demanda pelos produtos relacionados a época aumenta em uma proporção muito maior que o aumento de sua oferta.

2. Faça uma pesquisa sobre quais são os itens do mercado que podem influenciar a demanda.

Os itens que podem influenciar na demanda são:

• A tendência

• A sazonalidade

• A aleatoriedade

• As promoções, eventos etc.

Algumas variações como as promoções e eventos, não refletem a normalidade do consumo em determinados períodos e os dados gerados sobre essa demanda podem prejudicar análises futuras se não forem isolados.

3. Faça uma pesquisa sobre quais são os principais itens que influenciam a oferta

• O Preço – Caso haja uma elevação de preços é natural que os produtores se sintam mais interessados em produzir.

• A Escassez de bens substitutos – Caso um bem substituto sofra uma redução em sua oferta os produtores do bem que substitui ao primeiro podem se sentir mais interessados em produzir para saciar a demanda que está aberta.

• A Redução nos custos de produção – Em alguns momentos os preços das matérias primas de determinado produto sofrem uma redução, assim é possível produzir uma quantidade superior com quase a mesma quantia de capital, assim podem gerar estoques, exportar ou até mesmo vender no mercado com um preço inferior.

• A Demanda – Caso haja um aquecimento no nível de demanda da sociedade por determinado bem ou pelo bem substituto deste primeiro bem é certo que os produtores elevarão o nível de produção para saciar tal fator.

4. Comente sobre o equilíbrio de mercado

Equilíbrio de mercado é quando o mercado se coloca em uma situação em que o preço e a quantidade do bem produzido desejada pela procura e pela oferta se igualam.

Na verdade, o preço que se tem numa situação de equilíbrio de mercado é de tal maneira que a quantidade procurada do bem é exatamente igual à quantidade oferecida desse mesmo bem, estando, assim, diante de uma quantidade e um preço de equilíbrio. Neste caso, não existem quaisquer incentivos para aumentar o descer o preço, até o ponto em que todas as restantes determinantes da oferta e todas as restantes determinantes da procura se mantenham constantes.

5. Procure informações sobre o tema “Gestão do conhecimento” dos autores Nonaka e Takeuchi. Quais as principais características da Gestão do Conhecimento?

A Gestão do Conhecimento é uma área nova de estudo e de aplicação. Os autores, Nonaka e Takeuchi (1997) enfatizam a organização fortemente baseada na estruturação por projetos. Eles enfatizam o processo interativo de criação do conhecimento organizacional, definindo-o como “a capacidade que uma empresa tem de criar conhecimento, disseminá-lo na organização e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas”. Dentro da argumentação estabelecida por estes autores, a abordagem orientada a projetos pode ser enriquecida com elementos específicos de gestão do conhecimento, uma vez que permitiria que novas iniciativas organizacionais originais possam ser reiniciadas com aproveitamento parcial ou total das experiências já vividas, tanto por parte das equipes dos projetos anteriores, como por parte do conhecimento que ficou estruturado ao longo do desenvolvimento dos projetos concluídos ou ainda em andamento.

Existem duas dimensões referentes à criação do conhecimento organizacional:

• Dimensão ontológica – o conhecimento só é criado por indivíduos. A organização na qual os mesmos estão inseridos amplia o conhecimento tanto internamente à ela quanto entre outras instituições;

• Dimensão epistemológica: refere-se à distinção entre o conhecimento tácito e explícito. São formas de conhecimento complementares.

6. Com relação a Gestão do conhecimento, proposta pelos autores Nonaka e Takeuchi qual a definição de “Conhecimento Tácito” e de “Conhecimento Explícito”?

O conhecimento explícito é o conhecimento articulado na linguagem formal, expressões matemáticas, especificações, manuais e assim por diante, podendo ser transmitido, formal e facilmente, entre os indivíduos. É formal e sistemático, expresso por números e palavras, facilmente comunicado e compartilhado em dados, informações e modelos.

O conhecimento tácito é difícil de ser articulado na linguagem formal, sendo conhecimento formal incorporado à experiência individual e envolve fatores intangíveis como, por exemplo, crenças pessoais, perspectivas e sistemas de valor. É pessoal e complexo, oriundo da experiência e tem uma dimensão contextual.

7. Qual o significado de “Internalização”, “Externalização”, “Socialização” e Combinação”?

Internalização

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com