TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO

ATPS – PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

ETAPA 1

Brenda Ribeiro                

Logística 2 AN

São Bernardo do Campo – 2014

SUMÁRIO

1.Principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso…………......2

2.O conceito de Empresa, Gestor e empresário…….……...….…………...……3

3 Porque as empresas são consideradas sistemas abertos………………...….3

4 O que é missão, visão e valores organizacionais…...……...………….………3

4. Referencial teórico…………………...…………………………………………...4

1. Principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso

As principais habilidades para um gestor de sucesso são:
• Habilidades técnicas (utilização de métodos e tarefas ).
• Habilidade humana (facilidade para trabalhar com pessoas, dominar a comunicação).
• Habilidades conceituais (lidar com conceitos, desenvolver diferentes de trabalho).

Ser gestor de uma empresa,se faz necessário, ter habilidades para lidar com inúmeros desafios, que vão desde saber gerenciar equipes e mantê-las motivadas até traçar metas e caminhos de crescimento, como produtos e serviços de qualidade com preços competitivos, além disso ter flexibilidade, para contornar as oscilações do mercado, sempre se  atualizando para gerir novas tendências.

O bom líder sabe se adaptar às regras e exigências de qualquer companhia, sabe com quem contar e onde quer chegar. Não importa se terá de se reportar a vários conselheiros de administração ou ao fundador de uma empresa, ele sabe exatamente o que em de ser feito. 
Ter resiliencia, nos momentos de pressão, saber lidar de forma branda, sem deixar escapar a motivação e os principios, não se amedrontar diante dos problemas.

Para liderar cargos estratégicos, se faz necessário  cercar-se de pessoas confiáveis e competentes no que fazem. Mas seu maior diferencial é saber manter essas pessoas ao seu lado e fazer com que eles se inspirem no chefe que tem. O contrário a isso pode ser desastroso, seber conduzir este grupo de pessoas é o grande segredo.

Líderar com sucesso, não quer dizer que vive somente de cobranças de resultados, ele luta para alcança-los, ajudando os subordinados, desde os momentos difíceis, até momentos de comemorações e motivação, ele está junto da equipe, faz parte dela.

Ser polivalente, ter uma boa desenvoltura em vários departamentos. Os melhores gestores são aqueles que já passaram por áreas tão distintas quanto logística e recursos humanos, e souberam extrair o melhor de cada experiência.

Ter visão e saber tomar atitudes na hora correta, Demitir pessoas, reduzir custos, inovar serviços, são decisões que mudam todo o rumo de companhia, e algumas vezes até o destino de pessoas fazem parte do cotidiano de gestores de grandes companhias. Ponderando as melhores alternativas, é o essencial para que o executivo tenha sucesso.

2. O conceito de Empresa, Gestor e empresário

A empresa é uma entidade económico-social, composta por elementos humanos, materiais e técnicos,que tem por objetivo lucrar e vender suas utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços.

As empresas são classificadas de acordo com a atividade económica que desenvolvem. Assim, temos empresas do setor primário (que obtêm os recursos a partir da natureza, como é o caso das pesqueiras ou pecuáriase agrícolas, empresas do setor secundário que são dedicadas à transformação de matérias-primas, como exemplo as industriais, e as empresas do setor terciário que se aplicam à prestação de serviços .

O gestor é o líder responsável por administrar determinada área ou departamento, o qual se reporta diretamente ao diretor ou dono do negócio, podendo ser ele o próprio dono, guiando e fazendo acontecer os procedimentos e metas da empresa.

Empresário: É o dono do negócio, responsável por tomar as decisões que guiam o futuro da organização, planejando metas e planos de negócio.

           

          3.Porque as empresas são consideradas sistemas abertos

Uma empresa pode ser considerada um sistema aberto, por que  ela pode sofrer consequencias de fatores externos do mercado, um bom exemplo é a concorrencia concorrência, influência dos meios governamentais e politicos, pois as leis interferem diretamente no meio em que as empresas se estabelecem.

           4. O que é missão, visão e valores organizacionais

 Missão de uma empresa é a razão da existencia da empresa, o porque dela existir.
• A visão é onde a empresa quer estar no futuro, a principal meta da empresa.
• Os valores são o que a empresa considera  sua doutrina procedimentos internos e externos.

REFERENCIAL TEÓRICO

http://www.portaleducacao.com.br/contabilidade/artigos/42997/conceito-de-empresa

http://www.cairu.br/biblioteca/arquivos/Administracao/Administracao_RH_Modulo_I.pdf

http://www.dicionarioinformal.com.br/gestor/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com