TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais objetivos da Ergonomia

Tese: Principais objetivos da Ergonomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  Tese  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 2

RELATORIO 1-INTRODUÇÃO A ERGONOMIA

OBJETIVO

Visa compreender o estudo da ergonomia e juntamente com a antropometria e assim aplicar essa pratica laboral dentro da rotina de trabalho de uma empresa visando uma melhor condição de vida de seus colaboradores e com isso melhor qualidade no desempenho de suas atividades.

INTRODUÇÃO

A ergonomia associada com a antropometria que utiliza das medidas corporais e as medidas dos instrumentos de trabalho para proporcionar conforto e saúde ao trabalhador. trata-se de uma disciplina orientada onde o profissional dessa área tem uma abordagem sistêmica de todo aspecto da atividade humana, de modo intervir nas atividades do trabalho em geral buscando orientar o trabalhador na exercer sua atividade com a postura correta para que não ocorra ou diminua danos a sua saúde.

Por se trata de uma disciplina de amplo domínio de especialização, usaremos como base de estudos a ergonomia física está relacionada com as características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação à atividade física, estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde.

DEFINIÇÃO

A palavra ergonomia vem do grego ergon (trabalho) e nomos (normas; regras; leis), porem existem varias definições para essa disciplina e assim de maneira resumida definição para descrever trata-se da ciência aplicada em facilitar o trabalho executado pelo homem e assim podemos entender que são conjunto de regras, normas, leis, para a execução do trabalho.

Já a antropometria, ciência que estuda as medida corporais vem desde a antiguidade onde os gregos e egípcios já observavam e estudavam a relação de diversa parte do corpo. . As dimensões antropométricas estão diretamente envolvidas ao alcance dos movimentos do corpo humano e as posturas adotadas no ambiente de trabalho.

RELATORIO I

Quais são os principais objetivos da Ergonomia?

A ergonomia tem um papel importante por trata-se de uma disciplina onde busca orientar o trabalhador na postura correta durante a execução de suas atividades. A ergonomia trouxe a ideia de proteger o trabalhador dos riscos físicos, ambientais e psicológicos provocados, principalmente, pelo sistema capitalista, que visa o lucro através do aumento da produção.

Os principais objetivos da ergonomia que deve ser levado em consideração:

• Melhoria das condições ambientais;

• Prevenção de acidentes de trabalho;

• Prevenção de lesões por esforço repetitivo;

• Produtividade da empresa;

• Qualidade do produto;

• Condições de trabalho;

• Qualidade de vida dos trabalhadores;

2 Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?

Durante pesquisa sobre o homem e seu ambiente de trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com