TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principio Da Entidade

Dissertações: Principio Da Entidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

PRINCÍPIO DA ENTIDADE E A EMPRESA FAMILIAR

RESUMO

Consideramos neste trabalho aspectos relevantes na realidade empresarial: a entidade como fonte geradora de crescimento econômico e o papel do gestor dentro da instituição, cujo conhecimento administrativo e contábil, nem sempre atende aos níveis básicos, especificamente neste caso, os princípios contábeis e, em particular, o princípio da Entidade.

INTRODUÇÃO

O objetivo do presente trabalho é contribuir com uma modalidade de empresa muito comum, que são as empresas de pequeno porte cuja administração é familiar. Estaremos observando um enfoque de áreas correlatas como: Gestão de Negócios, Contabilidade e Administração Financeira (Avaliação de Investimento).

A empresa familiar destaca-se no cenário nacional pela quantidade e também pela rapidez com que se abrem e se fecham. Sabemos das dificuldades enfrentadas por estas empresas, sejam de ordem fiscal, tributária, mercadológica, recursos humanos, e outras. Sempre nos deparamos com empresários tomando decisões erradas, sem a devida verificação de projetos, com respostas quase sempre de curto ou curtíssimo prazo. Talvez por problemas culturais e conjunturais, oriundos de uma economia instável, com os quais nosso convívio é de longa data, as atitudes dos pequenos empresários vêm, na verdade, na contramão dos conceitos oferecidos pela área acadêmica e também pelas grandes empresas em operação no mercado. A convivência com taxas de juros exorbitantes, índices inflacionários elevadíssimos, com os quais convivíamos diariamente antes do plano real, pode ter criado ou tornado nossos pequenos e médios empresários em especialistas nas decisões de curto e curtíssimo prazo, sanando problemas imediatos, como falta de capital de giro ou utilização correta e necessária das demonstrações contábeis, planejamento financeiro e orçamentário e, às vezes, até o fluxo de caixa. Acreditamos seja este um bom momento para oferecer uma amostra das falhas mais comuns nas pequenas e médias empresas, que, se melhor observados, diminuiriam substancialmente a descontinuidade desta modalidade de empresa.

Tomaremos como partida o Princípio da Entidade, mostrando à empresa familiar a necessidade de esclarecimento e postura da empresa, pelas normas e práticas contábeis, normalmente não observadas. As maneiras como os recursos da pessoa jurídica são utilizados, às vezes, indiscriminadamente pela pessoa física e vice-versa.

Nossa intenção é poder oferecer alternativas para a conscientização dos empresários, inclusive para que o fisco não levante suspeitas dos negócios efetuados pela entidade, onde corre o risco de glosa de despesas, e classificação como DDL - Distribuição Disfarçada de Lucros no caso de receitas.

Neste trabalho estaremos apresentando definições do CFC - Conselho Federal de Contabilidade e da Estrutura conceitual Básica da Contabilidade.

RELEVÂNCIA DO PRINCÍPIO DA ENTIDADE E A EMPRESA FAMILIAR

Segundo normas e práticas contábeis geralmente aceitas, iremos comentar uma delas: o principio da entidade. Segundo a Resolução 750/93 do Conselho Federal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com