TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principio Da Entidades

Resenha: Principio Da Entidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Resenha  •  205 Palavras (1 Páginas)  •  213 Visualizações

2.1 PRINCIPIO DA ENTIDADE

O Princípio da ENTIDADE visa reconhecer o Patrimônio como objeto maior da Contabilidade consolidando a autonomia patrimonial, a necessidade de estabelecer a devida diferença entre o Patrimônio particular no universo dos demais patrimônios existentes independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Muito embora o objeto da contabilidade seja o Patrimônio, o seu objetivo é fornecer informações aos seus usuários, sejam estes pessoas físicas ou jurídicas.

Para se alcançar o entendimento deste princípio é fundamental que se faça clara separação entre o patrimônio pertencente à empresa e àquele per-tencente aos seus proprietários. O patrimônio pertence à entidade, mas a recí-proca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autôno-mos não resulta em uma nova entidade, mas numa unidade de natureza eco-nômico-contábil.

O patrimônio de uma entidade jamais pode ser confundido com aque-les dos seus sócios ou proprietários; com isso, a entidade poderá ser desde uma pessoa física, ou qualquer tipo de sociedade, instituição ou mesmo con-juntos de pessoas, tais como: famílias; empresas; governos, nas diferentes es-feras do poder; sociedades beneficentes, religiosas, culturais, esportivas, de lazer, técnicas; sociedades cooperativas; fundos de investimentos e outras mo-dalidades afins.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com