TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípio de Arquimedes.

Tese: Princípio de Arquimedes.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2013  •  Tese  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo: Este artigo tem como objetivo comprovar a veracidade do princípio de Arquimedes.

Introdução:

A literatura informa que o sábio grego Arquimedes (282-212 AC) descobriu, enquanto tomava banho, que um corpo imerso na água se torna mais leve devido a uma força, exercida pelo líquido sobre o corpo, vertical e para cima, que alivia o peso do corpo. Essa força, do líquido sobre o corpo, é denominada empuxo. Sendo assim, segundo o princípio de Arquimedes: “Todo corpo mergulhado num fluido (líquido ou gás) sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.”

Esse artigo comprova a força de empuxo com experimentos em laboratórios e aparelhos específicos.

Aspectos Teóricos: O princípio de Arquimedes diz que todo corpo imerso em um fluido sofre ação de uma força (empuxo) verticalmente para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.

Desenvolvimento do experimento:

Conclusão:

Portanto, num corpo que se encontra imerso em um líquido, agem duas forças: a força peso, devida à interação com a gravidade, e a força de empuxo, devida à sua interação com o líquido. Quando um corpo está totalmente imerso em um líquido, podemos ter as seguintes condições:

- Se ele permanece parado no ponto onde for colocado, a intensidade da força de empuxo é igual à intensidade da força peso (E = P);

- Se ele afundar, a intensidade da força de empuxo é menor do que a intensidade da força peso (E < P);

- E se ele for levado para a superfície, a intensidade da força de empuxo é maior do que a intensidade da força peso (E > P) .

Como diz o princípio de Arquimedes:

“Todo corpo completo ou parcialmente mergulhado em um fluido experimenta uma força de flutuação (empuxo) para cima, cujo valor é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.

Referências:

SERWAY, Raymond A.; JEWETT, John W. Princípios de Física : Movimento ondulatório e termodinâmica, Vol. 2 . São Paulo: Cengage Learning, 2008.

PRINCÍPIOS DE ARQUIMEDES. Disponível em: <http://www.fisica.net/hidrostatica/principio_de_arquimedes_empuxo.php>. Acesso : 28 de abril de 2013

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com