TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios Da Administração

Artigos Científicos: Princípios Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  1.946 Palavras (8 Páginas)  •  1.251 Visualizações

Página 1 de 8

TRABALHO ADMINISTRAÇÃO

1- Comente os princípios da Administração de Taylor.

Para Taylor a gerência adquiriu novas atribuições e responsabilidades como: Princípios de planejamento (substitui a improvisação pela ciência); Princípio do preparo (seleciona os trabalhadores de acordo com suas aptidões e prepara e treina para produzir mais e melhor); Princípios de controle (controla o trabalho para certificar de que o mesmo está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas no plano); Princípios da execução (distribui as atribuições e responsabilidades).

2- Em que aspectos a análise do trabalho e o estudo dos tempos e movimentos serviramde base para o trabalho de Taylor?

De acordo com Taylor a implantação da administração científica deve ser gradual e obedecer a um certo período de tempo para evitar alterações bruscasque causem descontentamento por parte dos empregados e prejuízo aos patrões. Essa implantação requer um período de 4 a 5 anos para um progresso efetivo.

3- Explique o que é eficiência.

Eficiência é relativo aos meios, de como fazer as coisas da melhor maneira possível. Se eficiente significa executar da melhor maneira, evitando desperdícios e maximizando a produtividade.

4- O que é divisão do trabalho e especialização do operário?

Divisão do trabalho é a maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de pequenas tarefas que o constituem. Especialização é quando cada órgão ou cargo passa a ter funções específicas ou especializadas.

5- O que é desenho de cargos e de tarefas para a Administração Científica?

O desenho de cargos e de tarefas enfatiza o trabalho simples e repetitivo das linhas de produção e montagem, a padronização e as condições de trabalho que assegurassem a eficiência.

6- Explique o conceito de homo economicus.

Homo economicus é quando a única fonte de motivação para o trabalhador é a convicção do incentivo salarial e de prêmios de produção, com base no tempo padrão (eficiência igual a 100%).

7- Qual a influência das condições de trabalho para a Administração Científica?

Taylor começou seus estudos a partir do momento que ele observou que os sistemas administrativos da época eram falhos. A falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor.

Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. O trabalho deveria ser decomposto, analisado e testado cientificamente e deveria ser definida uma metodologia a ser seguida por todos os operários com a padronização do método e das ferramentas.

8- O que é padronização?

Padronização é quando dentro de um processo produtivo as etapas são planejadas antecipadamente seguindo um cronograma de tempo e modo iguais, para que os produtos saiam todos iguais ao final da produção.

9- O que é supervisão funcional?

Taylor propunha a chamada supervisão funcional, que nada mais é do que a existência de diversos supervisores, cada qual especializado em determinada área, e que tem autoridade funcional (relativa somente à sua especialidade) sobre os mesmos subordinados. A supervisão funcional pressupõe uma autoridade relativa, dividida e zoneada.

10- Comente os princípios de eficiência de Emerson.

Os princípios de rendimento e preconizados por Emerson são os seguintes:

Traçar um plano bem definido, de acordo com os objetivos; Estabelecer o predomínio do bom senso; Oferecer orientação e supervisão competentes; Manter disciplina; Impor honestidade nos acordos, ou seja, justiça social no trabalho; Manter registros precisos, imediatos e adequados; Oferecer remuneração proporcional ao trabalho; Fixar normas padronizadas para as condições de trabalho; Fixar normas padronizadas para o trabalho em si; Fixar normas padronizadas para as operações; Estabelecer instruções precisas; Oferecer incentivos ao maior rendimento e à eficiência.

11- Comente os princípios básicos de Ford.

Primeiramente sua ideia foi popularizar um produto antes artesanal e destinado a milionários, ou seja, vender carros a preços populares, com a assistência técnica garantida, revolucionado a estratégia comercial da época. Entre 1905 e 1910, Ford promoveu a grande inovação do século XX: a produção em massa. Embora não tenha inventado o automóvel nem mesmo a linha de montagem, Ford inovou na organização do trabalho: a produção de maior número de produtos acabados com a maior garantia de qualidade e pelo custo possível. E essa inovação teve maior impacto sobre a maneira de viver do homem do que muitas das maiores invenções do passado da humanidade.

12- Explique o mecanicismo da Administração Científica.

O mecanicismo da Administração Científica é onde a máxima eficiência era procurada através da avaliação do seu funcionamento. O lado humano, as emoções e os relacionamentos são ignorados. As pessoas eram consideradas preguiçosas e ineficientes e precisavam ser controladas e estimuladas financeiramente para que cumprissem suas obrigações. Ou seja, o homem deveria produzir como uma máquina ou robô, uma vez que Taylor procurava, sem conhecer devidamente o organismo humano, conseguir o rendimento máximo, quando deveria conseguir o rendimento ótimo.

13- Explique a superespecialização do operário como um problema imposto pela Administração Científica.

A especialização do operário, através da fragmentação das tarefas, torna supérflua sua qualificação profissional , facilitando o processo de seleção / treinamento e supervisão de pessoal. O Taylorismo propunha diminuir ao máximo o nº de atribuições de cada chefe dando-lhe uma margem de atribuições estritamente definidas.

Isso é a negação da necessidade de aprender a situação total em cada nível . Trata-se de uma decomposição analítica das funções, recusa de reconhecimento dos grupos e negação da noção de interpretação da situação a cada nível.

A proposição de Taylor de que a eficácia administrativa aumenta com a especialização do trabalhador não encontrou amparo nos resultados de pesquisas posteriores: o aumento na especialização não produz necessariamente um aumento de eficiência.

14- Por que se fala em visão microscópica do homem?

A administração científica via o homem como um ser único, individualmente, e, ignorava que o operário era, além de tudo, um ser humano social. Na visão de Taylor o homem era preguiçoso e ineficiente. Com esse pensamento o trabalho só poderia ser realizado eficientemente por meio da padronização obrigatória dos métodos, da adoção obrigatória de instrumentos e das condições de trabalho e cooperação obrigatórias. O trabalho do homem foi, aos poucos, sendo abordado como um processo acessório da máquina, substituindo a inicial preocupação de adaptarem mutuamente os recursos humanos e mecânicos.

15- A administração Científica se caracteriza por ausência de comprovação científica? Como?

A administração científica pretende elaborar uma ciência , sem todavia apresentar comprovação científica das suas proposições e princípios . Os engenheiros americanos usavam pouquíssima pesquisa e experimentação científica para comprovar as suas teses. O método utilizado por Taylor é um método empírico e concreto, onde o conhecimento é alcançado pela evidência e não pela abstração: baseia-se em dados singulares e observáveis pelo analista de tempos e movimento. Os aspectos mais importantes referem-se ao como e não ao porquê da ação do operário.

16- Quais as funções básicas da Empresa, para Fayol?

1. Funções técnicas – relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa.

2. Funções comerciais, relacionadas com a compra, venda e permutação.

3. Funções financeiras – relacionadas com a procura e gerência de capitais

4. Funções de segurança – relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas.

5. Funções contábeis – relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.

6. Funções administrativas – relacionadas com a integração das outras cinco funções. As funções administrativas coordenam as demais funções da empresa, pairando acima delas.

17- Comente o conceito de Administração para Fayol e a função administrativa.

Para Fayol, a função administrativa não se concentra exclusivamente no topo da empresa, nem é privilégio dos diretores, mas é distribuída proporcionalmente entre todos os níveis hierárquicos. Ou seja, a capacidade principal de um operário é a capacidade técnica. Quanto mais elevado o nível hierárquico, maior a necessidade de dominar a capacidade administrativa.

Funções universais da administração

1. Previsão: envolve avaliação do futuro e aprovisionamento em função dele. Unidade, continuidade, flexibilidade e previsão são os aspectos principais de um bom plano de ação.

2. Organização: proporciona todas as coisas úteis ao funcionamento da empresa.

3. Comando: leva a organização a funcionar. Seu objetivo e alcançar o máximo retorno de todos os empregados no interesse dos aspectos globais.

4. Coordenação: harmoniza todas as atividades do negócio, facilitando seu negócio e seu sucesso. Ela sincroniza coisas e ações em suas proporções certas e adapta os meios aos fins.

5. Controle: Consiste na verificação para certificar se todas as coisas acorrem em conformidade com o plano adotado, as instruções transmitidas e os princípios estabelecidos. O objetivo é localizar as fraquezas e erros no sentido de retificá-los e prevenir a ocorrência.

18- Comente os princípios gerais de Administração para Fayol.

Fayol ao definir os princípios gerais da administração deixou claro que: os princípios não são rígidos nada é absoluto em matéria administrativa tudo em administração é questão de medida, de ponderação e de bom senso os princípios são maleáveis e adaptam-se a qualquer circunstância, tempo ou lugar.

• Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.

• Autoridade e responsabilidade: autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência, responsabilidade é uma consequência natural da autoridade. Ambos devem estar equilibrados entre si.

• Disciplina: depende da obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos.

• Unidade de comando: cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única.

• Unidade de direção: uma cabeça é um plano para cada grupo de atividades que tenham o mesmo objetivo.

• Subordinação de interesses individuais aos interesses gerais: os interesses gerais devem sobrepor-se aos interesses particulares.

• Remuneração do pessoal: deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição.

• Centralização: refere-se à concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização.

• Cadeia escalar: é a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo. É o princípio de comando.

• Ordem: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. É a ordem material e humana.

• Equidade: amabilidade e justiça para alcançar a lealdade do pessoal.

• Estabilidade e duração (num cargo) do pessoal: a rotação tem um impacto negativo sobre a eficiência da organização. Quanto mais tempo uma pessoa permanecer num cargo tanto melhor.

• Iniciativa: a capacidade de visualizar um plano e assegurar seu sucesso.

• Espírito de equipe: harmonia e união entre as pessoas são grandes forças para a organização.

19- Qual a diferença entre Administração e organização?

Administração é um todo do qual a organização é uma das artes. O conceito amplo de administração, como um conjunto de processos entrosados e unificados abrange aspectos que a organização por si só não envolveria, tais como previsão, comando e controle.

Fayol considera dois tipos de organização:

• Organização como unidade ou entidade social, ou qualquer empreendimento humano moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos:

a) Organização Formal (Divisão do Trabalho - Racionalidade)

b) Organização Informal (Amizades - Grupos Informais Relacionamentos)

• Organização como função administrativa e parte do processo administrativo. Nesse caso ela significa o ato de organizar, estruturar, integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração, e estabelecer as relações entre eles.

A Teoria Clássica concebe a organização como se fosse uma estrutura, em termos de forma e organização das partes que a constituem, além do inter-relacionamento entre essas partes. Restringe-se ao aspecto da organização formal.

20- Defina a Administração como ciência, para Fayol.

Assim com Taylor, Fayol dedicou sua vida à introdução do método científico na administração das empresas. Entretanto, enquanto Taylor realizou seus estudos partindo das funções do operário chegando às atribuições da gerência, Fayol realizou suas pesquisas no sentido inverso, seguindo uma hierarquia do topo para a base da pirâmide. Outra diferença entre os dois autores, diz respeito a supervisão. Taylor defendia o controle de um operário por diversos supervisores, cada um especializado em um aspecto da tarefa do operário. Já Fayol defendia a conceito de unidade de comando, onde um operário deve ter apenas um chefe.

21- Explique o racionalismo na concepção da Administração.

Os autores clássicos se preocupavam excessivamente com a lógica e a racionalização de suas ideias, tornado-as superficiais e anti-realistas.

...

Baixar como  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »