TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios Da Administração Científica

Artigo: Princípios Da Administração Científica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 3

APLICAÇÃO DO SISTEM DE ADMISTRAÇÃO CIENTÍFICA EM ALGUNS OFÍCIOS

TRABALHO DE MANEJAR PÁS: Taylor resolveu analisar o trabalho com pás e observou que era possível aplicar os métodos da administração científica nessa atividade, que até então por ser uma atividade tão simples e rudimentar, ninguém antes havia dado tanta atenção que chegasse ao ponto de realizar um estudo detalhado e desenvolver uma técnica específica para a mesma. Porém a atividade de manejar pás, apesar de ser tão rudimentar e simples, existe sim uma ciência para trabalhar com a mesma e Taylor, após estudos desenvolveu e aplicou os conhecimentos científicos neste trabalho.

Seleção científica do trabalhador: Seleção do homem certo para a missão certa, geralmente pessoas acostumadas a trabalhar com essa atividade e que apresente um excelente rendimento, considerados funcionários de 1ª classe.

Estudo do tempo e movimento: Análise e observações, por meio de cronômetro de parada automática, a fim de se estudar exatamente a rapidez com que o trabalhador, usando tipo adequado de pá, com 10,25Kg, enche na pilha e a retira convenientemente carregada para atingir maior eficiência da atividade.

Estruturação da empresa para a atividade: Aquisição de equipamentos, ferramentas e pessoal para organizá-las e armazená-las

Qualificação do operário: No regime antigo não havia interesse em qualificar o trabalhador, diante de um enorme e supostamente inesgotável “exército industrial reserva”, porém desqualificado, com pouca produtividade e lucros decrescentes.

Taylor observou que, em todos os “ofícios” os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho, por meio da observação dos companheiros e vizinhos, o que levava a diferentes maneiras e métodos para executar a mesma tarefa em cada ofício e uma grande variedade de instrumentos e ferramentas diferentes em cada operação, essa diferença conduzia a diferentes índices de produtividade. Aí é que entra a função do administrador, por que Taylor concluiu que deve ser os administradores, através dos métodos da administração científica, e não os operários a escolherem a ferramenta e a forma correta de executar um trabalho.

Plano de incentivo salarial: Para que o funcionário desempenhe trabalho meticuloso, detalhado, é necessário que a ele seja pago gratificação, isso inicialmente para incutir-lhes as técnicas científicas e cumprir exatamente aquilo que lhes for mandado. Depois que o método científico for aceito, aí sim, a remuneração dos funcionários deve ser proporcional ao rendimento do seu trabalho, que de acordo com um dos principais objetivos da administração científica, a prosperidade do patrão, implicará na prosperidade do operário e vice-versa.

Divisão do trabalho: Percebeu-se que deixando de lidar com homens em grandes grupos, e passando a trabalhar com cada trabalhador individualmente, ou em último caso com pequenos grupos de no máximo com quatro pessoas o rendimento dessa atividade é bem mais superior.

Planejamento: O planejamento deve ser de responsabilidade exclusivo da gerência. Requer um trabalho maior trabalho por parte da administração, pois deve ser realizado antecipadamente todas as atividades a serem desenvolvidas. Com isso as perda de tempos são eliminadas.

RESULTADO ECONÔMICO COM APLICAÇÃO DESSE SISTEMA PARA ESSA ATIVIDADE

Dados Velho Sistema Novo Sistema

Número de trabalhadores no pátio 400 a 600 140

Média de tonelada por dia e por homem 16 59

Média de remuneração por dia e por homem $ 1,15 1,88

Custo médio do carregamento de 01 ton $ 0,072 0,033

No primeiro ano a economia da empresa com aplicação do novo sistema cresceu para $ 36.417,69 e nos seis meses seguintes quando todo o serviço do pátio aplicou-se pelo novo, a economia aumentou de $ 75.000,00 a 80.000,00 dólares.

EFEITO SOBRE O MORAL DOS TRABALHADORES

O moral dos operários era o mais elevado possível. Investigações minuciosas mostrava que dentre 140 trabalhadores, apenas 2 eram considerados ébrios (alcoólatra). Um bebedor habitual não aguentaria o ritmo do trabalho planejado, e por isso a maioria dos funcionários abriam mão da bebida alcoólica, com isso, passaram a economizar dinheiro e a possuírem um padrão de vida de melhor qualidade. Passaram a ver os superiores e chefes como seus amigos, não como alguém que os forçassem a trabalhar, mas sim como companheiros que tentavam ajudá-los a ganhar melhores salários e atingir a meta de produção da empresa, alcançando assim os dois principais objetivos do sistema da administração científica “prosperidade do patrão acompanhada de prosperidade da empresa.

...

Baixar como  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »