TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios da estratégia competitiva dinâmica

Tese: Princípios da estratégia competitiva dinâmica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Tese  •  6.313 Palavras (26 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 26

UNIVERSIDADE ANHANGUERA/UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Estratégia e Dinâmica Competitiva

CILSA MERCADO VARGAS GALLHARTE - RA 235930

ELIANE PEREIRA MAGALHÃES - RA 205329

ELISIO RONDON FARIA RA 280656

GRAZIELY SILVA DE ARRUDA RA 199365

KAMILA TRINDADE SOUZA RA 235948

ATIVIDADES PRÁTICA SUPERVISIONADA

CORUMBÁ-MS

2013

ATIVIDADES PRÁTICA SUPERVISIONADA

Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) apresentadas como forma de avaliação da disciplina Estratégia e Dinâmica Competitiva do curso de Administração, oferecido pela Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do professor EAD-Profa Fabiana Biazetto.

CORUMBÁ-MS

2013

SUMÁRIO

Resumo: 1

Introdução: 2

Conceitos Fundamentais: 3

Os princípios da estratégia Dinâmica Competitiva 4

A Estratégia e Diversificação 5

Estratégia de crescimento para Empresas de pequeno porte 6

Caracterização de pesquisa 7

Conclusão 8

Referências Bibliográficas 10

RESUMO

O presente trabalho procura apresentar a estratégia de diversificação e diferenciação realizada por uma pequena empresa de confeitos de amendoim, localizada no cluster alimentício de Marilia.

Tal empresa, partiu para a diversificação e diferenciação, para conseguir continuar sobrevivendo de forma satisfatória num mercado que é muito competitivo, tanto local, regional, quanto nacionalmente. Algumas estratégias adotadas pela empresa, foram bem sucedidas, outras não.

.Verifica-se que produzir para terceiros, sendo estes grandes empresas, tornou-se um atrativo interessante para a empresa. Tal estratégia

demandou elevado investimento em maquinaria, matéria-prima e mão-de-obra. Mas, tal parceria não perdurou por muito tempo, o que acarretou para a empresa, grandes prejuízos.

Logo, empresas de porte pequeno, antes de partir para qualquer estratégia, deve utilizar-se de estudos prévios para não incorrer em grandes erros,

comprometendo inclusive a sobrevivência da empresa.

estes grandes empresas, tornou-se um atrativo interessante para a empresa. Tal estratégia demandou elevado investimento em maquinaria, matéria-prima e mão-de-obra. Mas, tal parceria não perdurou por muito tempo, o que acarretou para a empresa, grandes prejuízos.

Logo, empresas de porte pequeno, antes de partir para qualquer estratégia, deve utilizar-se de estudos prévios para não incorrer em grandes erros, comprometendo inclusive a sobrevivência da empresa.

INTRODUÇÃO

O mercado como um todo vive em constante modificação. Mudam-se as maneiras

de se produzir, os recursos, as tecnologias, buscando sempre atingir um nível de excelência superior àquele até então utilizado. Justificativa para esta constante evolução pode ser

dividida em duas grandes partes: a primeira direcionada à exigência dos consumidores, que buscam produtos qualificados e inovadores que atendam as suas necessidades e desejos.

A segunda retrata a concorrência acirrada que o mercado presencia, onde a globalização é a principal responsável, já que as empresas são beneficiadas pela rapidez com que as

tecnologias são repassadas, o que ocasiona uma produção maior, com reduções nos preços,possibilitando assim, atender a uma maior fatia do mercado. Porém, a globalização tem seusefeitos colaterais representados pela crescente concorrência, pois o mercado agora já não é mais regional e sim mundial. Como as empresas concorrem com outras de toda parte do mundo, somente aquelas que possuem um diferencial sobreviverão neste mercado.

As micro e pequenas empresas (MPE’s) são as mais prejudicadas por estas

constantes alterações no mercado, onde se destacam a ineficácia nas decisões estratégias,a falta de recursos, de capacidade de seus responsáveis em colocar a empresa em uma situação competitiva no mercado. Contudo, Wright (2000), relata que as empresas pequenas possuem uma superioridade competitiva em relação às unidades de negócio de porte médio, incluindo a flexibilidade em satisfazer as demandas especificas do mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com