TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Tcc

Casos: Projeto Tcc. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  3.099 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Identificação

NOME: Roberta Rodrigues Fossari

RU: 725045

1 TEMA

A Importância dos contos de fadas na formação das crianças.

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Desenvolvendo o imaginário da criança através dos contos de fadas.

2 PROBLEMATIZAÇÃO

Como os contos de fadas influenciam no aprendizado e desenvolvimento das crianças?

3 JUSTIFICATIVA

Este trabalho tem por finalidade pesquisar a importância da utilização da contação de histórias na educação infantil como forma de despertar na criança o gosto pela leitura, bem como desenvolver sua capacidade de ouvir e interpretar o tema apresentado, de que forma estas crianças reagem perante os mais variados temas e as diferentes interpretações para cada história.

4 OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

Analisar a importância dos contos de fadas no desenvolvimento do imaginário infantil.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentar através de pesquisa literária, as formas de aplicação de contação de histórias;

Analisar a contribuição dos contos de fadas na formação pedagógica do aluno.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Os contos de fadas são como uma “fórmula mágica” para despertar na criança o gosto pela leitura.“ A que se desenvolver o gosto pela leitura, a fim de que possamos formar um leitor por toda vida” ( Villardi – 1999, p.11)

De acordo com o RCNEI, “é também por meio da possibilidade de formular suas próprias questões, buscar respostas, imaginar soluções, formular explicações, expressar suas opiniões, interpretações e concepções de mundo, confrontar seu modo de pensar com os de outras crianças e adultos, e de relacionar seus conhecimentos e ideias e contextos mais amplos, que a criança poderá construir conhecimentos cada vez mais elaborados”. (BRASIL,1998, P.172).

Coelho, dá uma importante contribuição no que se refere ao valor dos contos ao longo dos séculos: “Os contos de fada fazem parte desses livros eternos que os séculos não conseguem destruir e que, a cada geração são redescobertos e voltam a encontrar leitores ou ouvintes de todos as idades (Coelho 2004, p.21).

Enquanto diverte a criança, o conto de fadas a esclarece sobre si mesma, e favorece o desenvolvimento de sua personalidade. Oferece significado em tantos níveis diferentes, enriquecendo a existência da criança de tantos modos que nenhum livro pode fazer justiça à multidão e diversidade de contribuição que esses contos dão à vida da criança. ( Bettelheim, 2004 p.20)

Para Abramovich (1997) é ouvindo histórias que se pode sentir (também) emoções importantes, como tristeza, a raiva, a irritação, o bem- estar, o medo, a alegria, o pavor,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com