TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas Sociais No Brasil

Exames: Problemas Sociais No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 2

Humilhação Social- Um problema Político em Psicologia. De José Moura Gonçalves Filho

Lendo o texto do autor, observa-se a constante correria da sociedade e as conseqüências materiais e psicológicas que afetam sua harmonia social. Abordando diversos cotidianos ele tentou explicar e compreender as transformações que considera como uma reação às condições de humilhação social que o capitalismo automaticamente provoca em cada um de nós.

. A rotina do trabalho e as poucas horas de descanso entre os intervalos nos cegam diante de riquezas essenciais como sentar num banco de praça, sentir a brisa das flores e deixar de lado o relógio para se reunir com amigos ou familiares num lazer absoluto.

As humilhações sociais são bem perceptíveis quando se quer enxergar. Nos lugares públicos se percebe o rico e o pobre quando numa bilheteria de cinema ,tanto o vendedor que cobra o bilhete e o cenógrafo que vai liberar uma imagem são invisíveis, mesmo contribuindo para o lazer de uma classe com aquisição maior, porém não melhor que os trabalhadores que ali exercem suas funções.

Não há como relatar o texto “Humilhação Social” sem citar dois grandes filósofos com grande capacidade e competência de falar e dialogar: Freud e Marx., “pais da psicanálise”. Quem determina um ser não é a sua consciência, é o ser social que vai determinar a sua consciência segundo Marx. Para Freud o passado é que determina o futuro, ou seja, a razão. É o seu pensar e agir isso tudo mexe com o ego, com a estrutura do ser humano. O ser humano pode mudar tudo, mas para isso ocorra é necessário uma razão, já que uma razão, ou mesmo uma emoção, sempre impulsiona uma ação.

Ser rico foi e ainda é uma imposição do capitalismo para com a sociedade. Ter posses era uma demonstração do consenso da sociedade com relação ao trabalho, ao progresso socioeconômico.

A visão cosmo, como visão ampla do mundo, tende a ser social e ao mesmo tempo individual, sendo a maneira como nos entendemos e nos relacionamos com o mundo e com as pessoas. Quando se fala em dignidade do ser humano trata-se da sua inserção no Estado Democrático com seus direitos, fundamento da Constituição, e desse modo assegura-se a liberdade de expressão, o bem estar, a igualdade, a justiça, os direitos sociais e individuais dentro de um sistema capitalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com