TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas sociais no Brasil

Artigo: Problemas sociais no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Artigo  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

1 – INTRODUÇÃO

A atual questão social refere-se à ampliação do trabalho na sociedade capitalista começando pela degradação do trabalho, a perda e o desaparecimento de muitas categorias e postos de trabalho, e isso ocorre quando o estado passa a se retirar do campo social com cortes, privatizações e etc.

O povo se vê desvalido de direitos sociais básicos, enquanto que as elites políticas não articulam democracia política com democracia soci-al, pois o país é uma das maiores economias do mundo e também é uma das maiores desigualdades sociais.

A questão social tem sido o espinho no pé desse país, mas não se procura encarar o problema como ele verdadeiramente é, quando jogam-na no campo da filantropia e não um caso da nação como um todo, vendo-a como algo que está aquém e além das nossas vidas, como se fosse irreal.

Os problemas sociais foram uma constante no Brasil desde tempos imemoriais, encaradas como coisa da filantropia alheia, mesmo no de-correr do tempo, com o surgimento das grandes cidades, quando tais proble-mas se tornaram mais agravantes. Com as mudanças verificadas na socieda-de, na questão trabalhista, o problema da pobreza tomou outro rumo, separan-do-se dos problemas do cidadão, que era aquele que contribuía financeiramente com os cofres públicos.

As elites dirigentes atuaram e atuam naquilo que consideram perigoso à ordem nacional, melhor dizendo, ao poder temporal daqueles que se revezam, deixando estar em situações de pobreza, de violência, de desajus-tes sociais, porém vivenciamos, assim, um quadro de retração e liquidação dos direitos sociais dos cidadãos, ocasionando no aumento do número de indiví-duos, famílias e comunidades que vivem em condições precárias por causa da grande desigualdade social e da redução da qualidade de vida. Com isso, te-mos o crescimento das desigualdades dos direitos básicos – civis políticas e sociais – de massa significativa da sociedade brasileira.

Na conjuntura atual, a família brasileira retorna a cena enquanto agente importante e central das políticas públicas sociais, haja vista a proliferação dos programas e projetos assistenciais de combate a fome e miséria que tem como alvo a família. Exemplos nesse sentido é o caso dos programas Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada – BPC, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, entre outros. Programas esses que são alvos da intervenção dos assistentes sociais.

Assim, temos como eixos: em primeiro lugar, problematizar a-cerca das múltiplas expressões da “questão social” no Brasil contemporâneo; em segundo, discorrer sobre proteção social, políticas sociais e as famílias bra-sileiras; e, por fim, realizar considerações sobre as construções de redes soci-ais como estratégia de enfretamento da questão social por parte das famílias brasileiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com