TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os problemas sociais a partir da análise do filme Topa de Elite

Resenha: Os problemas sociais a partir da análise do filme Topa de Elite. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  Resenha  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 5

Psicologia e Serviço Social

PROFESSORA EAD: Ma. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

ACADÊMICAS: Adriana Márcia dos Santos RA 305856

Fabiana Alves dos S. Lopes RA 298185

Jose Reginaldo da Silva RA 268122

Maruscka Lozano de Souza RA 288762

Mirian Jaqueline Gimenes Ayub RA 339203

Rosimeire dos Santos c. da Mota RA 296074

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância Interação

Curso de Serviço Social

4° Semestre

Campo Grande, setembro 2012.

Introdução

Este trabalho visa à compreensão de como se constitui a realidade social, enfocando determinados problemas sociais, a partir da analise do filme Topa de Elite, (Brasil, 2007, direção Jose Padilha), no qual nos revela a formação de grupos sociais, que são constituídos de valores, regras e costumes, que demandam em sua maioria a atuação do assistente social. A partir da analise do filme podemos compreender como é constituído a sociedade e as sua desigualdades, nas quais revela à violência, a corrupção, o medo, e a falta de uma politica publica de segurança e assistencial eficaz.

Diante de tantas definições de cultura, fica difícil propor uma ou outra definição. Inicialmente podemos definir como um conjunto de hábitos, instrumentos, regras sociais em um dado grupo. Podemos dizer também que é um modo próprio do homem ser em sociedade no qual se realiza em parte consciente e em parte inconscientemente, construindo um sistema mais ou menos coerente de pensar, agir, fazer e relacionar-se socialmente.

O homem é um animal, que difere por ser cultural, pois os primatas, por exemplo, podem ser considerados protoculturais, pois transmitem também hábitos através de gerações. Os seres humanos ao nascerem trazem comportamentos inatos ligados a sua estrutura biológica e no decorrer da vida vai adquirindo uma postura através das atividades culturais de outros com os quais se relaciona, pois ao nascer encontra um sistema social criado e transmitido pelas gerações passadas.

Ao analisarmos o filme Tropa de Elite, (Brasil, 2007, direção Jose Padilha), notamos que há varias manifestações culturais nas comunidades. Percebe-se que a violência e a corrupção praticada pelos policiais e o crime organizado, resultam no medo e no silênciamento da população em relação ao trafico de drogas e até mesmo em relação à conduta da policia, o que causa nesses moradores uma sensação de abandono, pois diante da situação hostil causada pelo entrave entre policia e trafico, resulta na falta de investimentos, implantação de políticas sociais e de segurança eficazes, impedindo assim uma cidadania plena dos moradores dessas comunidades.

No filme, á policia atua de forma arbitraria e violenta, não existe uma policia preocupada com a segurança da população, e sim em eliminar ou prender o máximo de traficantes que puder as violências que os moradores das comunidades enfrentam no seu cotidiano os deixam inseguros e amedrontados, pois política de segurança parece não existir para esses moradores, vivem numa linha de risco direto, sendo muitas vezes alvos voluntários. Os moradores de favelas como as apresentadas no filme parecem viver uma subcultura, pois compartilham regras, costumes e valores diferentes da sociedade dominante, pois diante da falta de segurança publica eficaz, o trafico de drogas impõe suas regras. Estes moradores não têm opção, ora são aterrorizados pelos policiais que na ânsia de capturar um traficante usam de extrema violência, fazendo uso até de métodos de tortura, ora são coagidos e desrespeitados, até mesmo em seus lares, pelos traficantes.

Existe um cotidiano recheado de violência, corrupção, falta de controle urbanístico, ausência do Estado, entre outros fatores que refletem na vida psíquica e social desses moradores. Portanto é preciso entender a especificidade histórica na qual se configura os problemas da política, da economia, da moral, do direito, da psicologia, das relações humanas e institucionais. Diante dessas problemáticas, os assistentes sociais atuam muitas vezes com dificuldade, pois adentrar nessas áreas de conflitos torna-se um desafio, existe uma barreira imposta pelo trafico de drogas que impede que as políticas públicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com