TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas Sociais

Seminário: Problemas Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Seminário  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 3

Problemas Sociais

Fala-se a todo tempo dos problemas sociais que a população brasileira tem que conviver todos os dias da sua vida. Porém esses problemas afetam com mais intensidade a população mais carente, ou seja, as classes B e C, que estão mais vulneráveis verdadeiramente a qualquer problema que haja em determinada cidade, bairro, enfim, sofrem com falta de habitação adequada, falta de trabalho, falta de acesso a educação, fome, violência, e entre tantos outros problemas.

Para exemplificar, foi escolhida a cidade de Feira de Santana, município do estado da Bahia e segunda cidade mais populosa do estado concentrando cerca de 914 650 habitantes, é considerada a maior cidade do interior nordestino em população, e principal centro urbano, político, educacional, tecnológico, econômico, imobiliário, industrial e comercial do interior da Bahia e um dos principais do Nordeste, exercendo influência sobre centenas de municípios do estado.

Com tanta imensidão é fácil imaginar também a quantidade de problemas a cerca e que sua população tem que enfrentar. Dois exemplos muito nítidos de problemas sociais desta cidade são a pobreza que reflete em desigualdade e a criminalidade.

Cerca de 15,75 % da população de Feira de Santana vive abaixo da linha da pobreza, e atinge principalmente as classes menos favorecidas como negros, migrantes (que caracterizam cerca da metade da população que compõe desde os próprios nordestinos de outras regiões,até chineses e coreanos) sem qualificação profissional e razoavelmente os pardos. A extrema pobreza já passou de 21,51% em 1991 para 14,74% em 2000 e para 5,38% em 2010,o que caracteriza uma queda relativamente “grande” em números,mais que não consegue-se enxergar no dia-a-dia. A população pobre de Feira de Santana se concentra em bairros de classe baixa e favelas como Rocinha, Vietnã, Parque Lagoa do Subaé, Rua Nova, George Américo, Jussara, entre outros, e em expansão de bairros de classe média e conjuntos como o parque Tamandarí, Gabriela, Homero Figueiredo, Queimadinha e a famosa expansão do Feira IX. Não possui grandes favelas em encostas de morros como na maioria das grandes cidades, porém a maioria delas estão localizadas em invasões feitas pela própria população em lagoas, no desespero de ter uma moradia, aterrando-as e construindo barracos e pequenas casas no terreno,sofrendo por conseqüência também com a falta de esgotamento sanitário, iluminação pública, segurança, e mais ainda com a descriminação por morarem em locas assim.

A exemplo do que acabou de se falar temos a expansão do Bairro Queimadinha, que foi construída em parte da Lagoa do Prato Raso nas mesmas condições mencionadas,onde sua população sofre e infelizmente não é a única desta grande cidade.

Quanto à questão da criminalidade, até a década de 1990 Feira de Santana era uma cidade relativamente tranquila com índices de criminalidade baixos, a partir dos anos 2000 esse índice foi aumentando gradativamente impulsionado principalmente pelo tráfico de drogas. Nos últimos anos Feira de Santana passou a ter um numero elevado de assassinatos, roubos e assaltos, em 2012 foi registrado 412 homicídios, ao passo que em 2011 foram 367.

O contingente de policiais e guardas municipais são relativamente bons para a cidade, porém falta planejamento de ação e boa distribuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com