TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Internacionalização Boticário

Trabalho Universitário: Processo Internacionalização Boticário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  865 Visualizações

Página 1 de 2

Exercício de análise de caso da empresa O Boticário.

1 - A partir das discussões realizadas sobre ambiente de marketing internacional e composto de marketing, faça uma análise crítica do caso "O Boticário" (o que deu certo, o que deu errado, por que, sugestões de abordagens).

Ao lermos a respeito do processo de internacionalização da empresa de produtos de beleza, O Boticário, fica evidente que a empresa, ao decidir expandir seus negócios além das fronteiras nacionais, não contou com nenhum estudo visando à internacionalização. Percebe-se, claramente, que a empresa não estruturou uma estratégia para realização deste processo. Ao lermos a respeito da trajetória da empresa, encontram-se dois aspectos fundamentais que não foram bem organizados pela empresa.

O primeiro aspecto se refere à completa falta de um estudo sistemático levando em consideração os ambientes de marketing internacional. A equipe responsável pelo planejamento do processo de internacionalização, não levou em conta importantes aspectos, como, o ambiente econômico do país; o ambiente cultural e ambiente social e demográfico. A simples percepção de que, a língua portuguesa facilitaria o processo de internacionalização, sem levar em conta os aspectos culturais, hábitos de consumo, demanda por produtos de beleza, perfis de clientes, fez com que o processo ficasse completamente comprometido.

O segundo aspecto, que considero crucial para a falha no processo de internacionalização da empresa, foi a estratégia adotada de abrir lojas em diversos países, sem ter feito estudos específicos, não levando em consideração os altos custos logísticos, de marketing, além das outras variáveis existentes em um processo de internacionalização. A empresa deveria ter estudado o mercado internacional e buscado encontrar um país na qual seu produto tivesse uma melhor aceitação, um país com maior potencial para seus produtos. De forma que, a partir da consolidação de uma bem sucedida estratégia de internacionalização, pudesse servir de modelo para futuras lojas em outros países.

Considerando o cenário atual, de saturação do mercado nacional para a empresa, a internacionalização pode representar a sobrevivência da organização. Aprender com os erros cometidos no passado e buscar uma estratégia fundamentada em estudos e pessoas capacitadas são essenciais para que a empresa consiga se consolidar no mercado externo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com