TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Saúde-Doença E Trabalho

Artigos Científicos: Processo Saúde-Doença E Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

A concepção do processo saúde-doença em nossa sociedade sempre esteve e ainda está voltada para os aspectos biológicos, individuais.

O processo saúde-doença como fenômeno socialmente determinado, contextualizam o homem como um ser social, ou seja, um ser não apenas biológico mas construído socialmente.

O processo de produção implica em reprodução no sentido da reposição contínua das bases sobre as quais a produção se dá. O homem se modifica e é modificado pela sociedade.

A concentração de pessoas nas grandes cidades traz um novo quadro nosológico cujo combate às doenças se faz indispensável, demandando a ampliação do saneamento básico e atuação efetiva da medicina uma vez que esta mão de obra deveria se manter apta para aproveitar ao máximo o potencial das máquinas.

Face a esta nova configuração econômico-social com a expansão das doenças transmissíveis; aumento dias doenças crônico-degenerativas, comportamentais e ocupacionais a teoria da unicausalidade se vê incapaz de responder à todas essas questões, mostrando a fragilidade do paradigma pela sua incapacidade de “gerar novos conhecimentos que possibilitam a compreensão dos principais problemas de saúde, como também pela crise da prática médica frente a deteriorização dos padrões de vida da maioria e suas consequências na dimensão individual de saúde-doença.

O equilíbrio da saúde dependeria agentes e o hospedeiro humano. E a intervenção neste processo abrangeria medidas de prevenção nos níveis primário, secundário e terciário. Se o problema é definido apenas no nível biológico deixa-se de compreendê-lo em sua totalidade; limita-se à sua natureza; deforma-se uma realidade total numa realidade parcial. Em sua simplicidade este conceito quer dizer que quanto piores as condições de vida de um povo(trabalho, moradia, assistência médica, etc.) mais este povo será doente, estabelecendo-se um ciclo vicioso, ou seja, as condições de vida determinam a saúde ou a doença de uma população.

O processo de produção-reprodução se origina em um momento da relação entre o homem e a natureza. É uma relação na qual o homem se apropria da natureza, transformando-a e transformando-se a si próprio e que ocorre por meio do processo de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com