TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo, controle de produção

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.098 Palavras (17 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 17

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA SANTO ANDRÉ

Tecnologia em Logística - 3ª A- Noturno

ATPS De

Planejamento,

Programação e Controle de Produção

Santo André

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA SANTO ANDRÉ

Tecnologia em Logística

Allan Antônio Alves – 8485175154

Felipe Lima da Silva – 8097898274

Leandro A. de Oliveira – 8491238339

Naiara Painço de Carvalho - 8409160090

Rodrigo Ferreira Quirino - 8488216671

Rogerio Teles de Araújo - 8057784096

Professor – Roberto Gil Barbosa

Santo André

 2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

ETAPA 1 – PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP)        

ETAPA 2 – PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO        

ETAPA 3 - CONCEITO DE CONTROLE DE PRODUÇÃO        

ETAPA 4 - CONTROLE DE ESTOQUE        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


INTRODUÇÃO

Este desafio é importante para articular os conceitos pertinentes à matéria, analisar os diversos aspectos e absorver as necessidades de conhecimento para sermos considerados aptos e qualificados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

O planejamento, programação e controle da produção (PPCP) é a atividade que torna possível decidir sobre como fazer melhor uso dos recursos de produção, assegurando assim a execução do plano de produção.

O objetivo maior do PPCP é garantir que a produção ocorra com extrema eficácia e gere produtos e serviços como planejado, é a ferramenta utilizada em todos os momentos do processo de produção e possui como objetivo alcançar os resultados estabelecidos de maneira racional, corrigindo possíveis falhas e distorções visando a obter com esses procedimentos resultados satisfatórios.

ETAPA 1 – PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP)

A importância do planejamento, programação e controle da produção (PPCP) é aumentar a eficiência e eficácia do processo produtivo da empresa, estabelecendo antecipadamente o que a empresa deverá produzir e consequentemente o que deverá dispor de matérias primas e materiais, de pessoas, de máquinas e equipamentos, bem como de estoques de produtos acabados para suprir as vendas, controlando o funcionamento do processo produtivo para mantê-lo de acordo com o que foi planejado.

O PPCP torna possível decidir sobre como fazer melhor uso dos recursos de produção, assegurando assim a execução do plano de produção.

O objetivo maior do planejamento, programação e controle da produção é garantir que a produção ocorra com eficiência e gere produtos e serviços como estabelecido, essa ferramenta é utilizada em todos os momentos do processo de produção e possui como objetivo alcançar os resultados estabelecidos, utilizando os recursos de maneira racional corrigindo possíveis falhas e distorções, visando a obter com esses procedimentos resultados satisfatórios.

O planejamento, programação e controle da produção, objetiva formular os planos para organizar a aplicação dos recursos humanos e materiais de modo a controlar as ações para correções de eventuais desvios, e minimizar perdas.

Nas empresas o PPCP ou como é mais referenciado o PCP tem como finalidade determinar o que vai ser produzido, como será produzido, onde será produzido, quanto será produzido e quando será produzido, esse sistema ou ferramenta de produção se baseia nas previsões de vendas e é aplicado através dos sistemas MRP e MRPII, para definir o tipo de produto, quando, e as quantidades a se fabricar explodindo as necessidades exatas do que será produzido. A partir daí são planejados onde cada operação será realizada, os tempos unitários e totais de produção, qual a sequência e o deslocamento dos componentes na linha de produção, quais as matérias primas a serem utilizados, quais os lotes intermediários de produção, quais os planos de compras, de inspeção, de manutenção, de expedição, dentre outros.

O PCP acompanha a produção, medindo e levantando dados para analise e comparações com o planejado, executando correções de rumos e catalogando informações para um banco de dados visando futuros procedimentos. Com experiências comprovadamente bem sucedidas, são elaboradas padronizações manuais de procedimentos para diversas operações e ações, com a finalidade de eliminar desperdícios e simplificar planejamentos futuros. Podemos dizer que o PCP está pronto para se aplicado, quando forem respondidas as perguntas;

* O que produzir

* Quanto produzir

* Onde produzir

* Como produzir

* Quando produzir

* Com o que produzir

* Com quem produzir

Os conceitos e habilidades necessários para o exercício da atividade PCP são abordados em disciplinas típicas que destacam os tópicos, previsão da demanda, planejamento da capacidade de produção, programação mestra da produção, programação detalhada da produção e controle da produção. Os métodos estatísticos da previsão de demanda auxiliam os gerentes de produção no dimensionamento da produção e dos recursos materiais e humanos necessários para alcançar os objetivos propostos, essa previsão assume um papel ainda mais importante quando a empresa adota uma estratégia de produção para estoque.

Planejar a capacidade de produção a partir da previsão de demanda de médio e longo prazo e da analise da capacidade instalada, determinando a necessidade de adequação, aumento ou redução, da capacidade de produção para melhor atender a demanda no médio e longo prazo.

O planejamento agregado da produção visa determinar a estratégia de produção mais adequada para a empresa. No plano agregado estão decisões de volumes de produção e estoques mensais, contratação ou demissão de pessoas, uso de horas extras e subcontratações, contratos de fornecimento e serviços logísticos. Usualmente o horizonte de planejamento é anual com revisão mensal dos planos, neste nível de planejamento as informações de demanda e capacidade são agregadas para viabilizar a analise e tomada de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (139.8 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com