TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Administrativos Etapa 3 E 4

Dissertações: Processos Administrativos Etapa 3 E 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  3.845 Palavras (16 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 16

ETAPA 3- PASSO 1

Os diferentes tipos de liderança e sua influência no clima organizacional influência tanto no ponto positivo na empresa, como no negativo. O ambiente pode estar bem produtivo (ponto positivo), como também diminuindo a satisfação e comprometimentos dos funcionários (ponto negativo). Os assuntos evidenciaram esses pontos, acrescentando liderança, clima organizacional, comprometimento, comportamento e motivação dos colaboradores.

Liderança, Apesar das diversas definições encontradas, destaca-se a de Chiavenato (2000, p.107) onde afirma que:

"liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meios do processo da comunicação humana para a consecução de um determinado objetivo." Chiavenato (2000, p.89) ressalta ainda que:

"liderança é o processo de exercer influência sobre pessoas ou grupos nos esforços para realização de objetivos em uma determinada situação".

Em relação ao líder, ele deve saber influenciar seus funcionários para alcançar os objetivos estabelecidos, tendo o poder de entusiasmo e a confiança do grupo. O líder entusiasmado é otimista consegue enxergar oportunidade onde os outros enxergam dificuldade.

Os líderes são de extrema importância para o desempenho e o crescimento da organização, Carlzon (2005, p.43) descreve que:

"Um líder não é escolhido porque sabe tudo e pode tomar qualquer decisão. É escolhido para reunir o conhecimento disponível e então criar os pré-requisitos para a realização do trabalho. Elabora os sistemas que lhe permitem delegar responsabilidade para as operações dos dias."

Há diferenças entre líder e chefe, É comum observar que muitas pessoas em cargos de chefia não estão preparadas para conduzir uma equipe. Muitas acham que ser chefe é a mesma coisa que ser líder. Isso não é verdade, pois liderar não é a mesma coisa que chefiar. Segundo Tourinho (1981 apud SOBRINHO e ALMEIDA, 2002, p.26):

"Chefe é alguém que exerce o poder de mando em virtude de uma autoridade oficial ou oficiosa. Líder é uma pessoa que, graças à própria personalidade e não a qualquer injunção administrativa, dirige um grupo com a colaboração dos seus membros."

O clima Organizacional é um fator de extrema importância na relação líder e liderado. Clima organizacional Segundo Milioni (2006, p.57):

"clima organizacional é o conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, existentes em uma organização".

Entende-se, então, que o clima influencia na motivação das pessoas, podendo ou não, deixá-las motivadas para o trabalho, levando-as a colaborarem em prol dos objetivos da empresa.

O comprometimento organizacional e a motivação dos colaboradores se destacam por: O significado de motivação? Segundo Nascimento (2008, p.49):

"motivação é uma força que nos impulsiona em busca de alguma coisa". Diz ainda que "ninguém pode motivar ninguém! A motivação vem das necessidades internas de cada indivíduo e não de nossa vontade".

Entende-se que a motivação é fundamental para se atingir objetivos, pois uma pessoa motivada pode superar obstáculos que venham a surgir no seu trabalho.

observou-se então que o líder deve estar preparado para influenciar seus liderados, levando-os a alcançar os objetivos traçados pela empresa. Além disso, um bom líder tem a grande responsabilidade de construir um clima organizacional satisfatório e equilibrado para que haja boas relações de trabalho e resultados positivos. Confirmou-se também, que um líder entusiasmado enxerga oportunidade onde outras pessoas só enxergam dificuldade.

Com relação aos diferentes tipos de liderança e sua influencia no clima organizacional das empresas, relacionaremos assuntos com base aos líderes e seus liderados, com temas sobre liderança, clima organizacional, comprometimento, comportamento e motivação dos colaboradores.

Uma organização deve ter colaboradores motivados e comprometidos dispostos a contribuir com os objetivos da empresa, a fim de satisfazer o mercado cada vez mais exigente, que busca melhor atendimento e agilidade em suas ações.

liderança, Maximiano (2000, p.331) afirma que:

"a liderança é uma função, papel, tarefa ou responsabilidade que qualquer pessoa precisa desempenhar, quando é responsável pelo desempenho de um grupo".

Chiavenato (2000, p.90) mostra alguns traços característicos da personalidade:

"1.Traços físicos: como energia, aparência pessoal, estatura e peso.

2.Traços intelectuais: adaptabilidade, agressividade, entusiasmo e autoconfiança.

3.Traços sociais: cooperação, habilidades interpessoais e habilidade administrativa.

4.Traços relacionados com a tarefa: impulso de realização, persistência e iniciativa."

A influência e a confiança são um dos traços que mais se destacam em um líder, mesmo não acreditando que há um conjunto de traços que identifique um líder.

A diferença entre líder e chefe não é a mesma, pois liderar não é a mesma coisa que chefiar. Segundo Tourinho (1981 apud SOBRINHO e ALMEIDA, 2002, p.26):

"Chefe é alguém que exerce o poder de mando em virtude de uma autoridade oficial ou oficiosa. Líder é uma pessoa que, graças à própria personalidade e não a qualquer injunção administrativa, dirige um grupo com a colaboração dos seus membros."

O clima organizacional é um fator essencial na relação líder e liderado. podendo ser transformado pela liderança, em um ambiente agradável onde as necessidades dos colaboradores sejam atendidas.

O comprometimento organizacional e a motivação dos colaboradores segundo  Maximiano (2000, p.297) diz que:

"Motivação abrange as causas ou motivos que produzem determinado comportamento, seja ele qual for. No campo da administração, pessoa motivada usualmente significa alguém que demonstra alto grau de disposição para realizar uma tarefa ou atividade de qualquer natureza."

Liderança para Chiavenato (2000 apud GARCIA, 2012) descreve que:

“a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana para a consecução de um determinado objetivo”,

Características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com