TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Com Substancias - Quimica

Exames: Processos Com Substancias - Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.924 Palavras (8 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 8

Decantação:De acordo com Jennifer Fogaça, graduada em Química, a decantação é um método de separação de misturas heterogêneas de dois tipos: líquido +sólido e líquidos imiscíveis; Esta técnica baseia-se na diferença de densidade entre os componentes da mistura, sendo que no tipo liquido e sólido o primeiro passo é deixar a mistura em repouso(sedimentação) esperando que a parte sólida se deposite no fundo do recipiente devido a densidade e depois realizando a decantação, separação cuidadosa da parte líquida que ficou em cima, transferindo-a para outro recipiente; No tipo líquidos imiscíveis utiliza-se em laboratórios químico funil de bromo sendo que depois de uma forte agitação da mistura dentro deste funil e em repouso, o liquido mais denso fica totalmente separado na parte inferior e o menos denso na parte superior, compreendendo que o funil de bromo possui uma torneira que ao ser aberta, escoa lentamente o liquido mais denso para um béquer ou erlenmeyer que está posicionado na abertura embaixo sendo que a torneira é aberta com o funil destampado e controla-se a abertura da torneira, fechando-a antes que o líquido menos denso também escoe.

Exemplo: Em um sistema formado por água e óleo, por exemplo, a água, por ser mais densa, localiza-se na parte inferior do funil e é escoada abrindo-se a torneira de modo controlado. A decantação pode ser feita de uma maneira mais rudimentar, utilizando-se um sifão.

Centrifugação: De acordo com Christie Geankoplis, professor de engenharia química e ciência dos materiais, Na sedimentação as partículas são separadas de um fluído por ação da força gravitacional.O uso da força centrífuga aumenta muitas vezes a força que atua sobre o centro de gravidade das partículas, facilitando a separação e diminuindo o tempo de residência no equipamento; A separação dos componentes ocorre via sedimentação dos líquidos imiscíveis de diferentesdensidades.

Exemplo:A separação de suspensões líquido-líquido compostas de líquidos imiscíveis que estão finamente dispersos como uma emulsão, são um problema comum na indústria alimentícia. Um exemplo é a emulsão de leite que é separada em dois produtos: leite desnatado e creme ounata, usando centrífugas. Nessas separações, a posição da barreira de transbordamento na saída da centrífuga é muito importante na realização da separação desejada. Fora isso os discos de saída de raio diferente permitem o ajuste do funcionamento da centrífuga.

Filtração simples: De acordo comMAZERA(2011), professor de química do EEB Francisco Mazzola, filtração simples é um processo usado para separar misturar heterogêneas formadas por um sólido e um líquido ou por um gás e um sólido. Esse processo é feito para obter um produto mais puro de agentes químicos.

Exemplo: Filtração do café; O coador retém as partículas sólidas do café e extrai substâncias solúveis no pó de café.

Dissolução simples: É um fenômeno no qual uma substancia(soluto) se mistura com outra (solvente) formando uma substancia pura e única.

Exemplo: dissolução de sal e água.

Dissolução fracionada: De acordo com publicação da E.E.B Francisco Mazzola, essa técnica de separação está baseada na diferente tendência de os sólidos componentes de uma mistura se dissolverem em determinado solvente. Para ocorrer a separação, um dos sólidos deve se dissolver no solvente e o outro não.

Exemplo: Separação de sal e areiaInicialmente, adicionamos água à mistura. A água dissolve o sal, mas não dissolve a areia. Após mexer bem, obtemos um sistema heterogêneo constituído por duas fases: uma delas é a solução de sal em água, e a outra é a areia, que não se dissolveu na água. Em seguida a mistura é filtrada. A areia fica retida no filtro, enquanto a solução de sal em água passa por ele. A água pode ser eliminada por evaporação ou ebulição, restando o sal.

Destilação simples: De acordo com Maite Mascarenhas, estudante de química, A destilação simples é utilizada para separar cada uma das substâncias presentes em misturas homogêneas envolvendo sólidosdissolvidos em líquidos, ou excepcionalmente, para separar líquidos de ponto de ebulição afastados. Consiste na vaporização de um líquido por aquecimento seguida da condensação do vapor e recolhimento do condensado num frasco apropriado. O condensadorpermite que a mistura seja aquecida na temperatura de ebulição do solvente sem que esta seja perdida para a atmosfera.

Exemplo:Para separar a mistura de água e sal, e também recuperar a água, emprega-se a destilação simples. A mistura é aquecida em um balão de vidro e a água entra em ebulição, mas o sal não. O vapor de água passa pelo interior do condensador, que é resfriado por água corrente. Com esse resfriamento, esse vapor condensa-se. A água líquida, isenta de sal, é recolhida no recipiente da direita (erlenmeyer) e, ao final, restará sal sólido no balão de vidro.O líquido purificado que é recolhido no processo de destilação recebe o nome de destilado (nesse caso, trata-se de água destilada). A destilação simples é utilizada quando há interesse nas duas fases ou apenas na líquida.

Destilação fracionada:De acordo com publicação da E.E.B Francisco Mazzola, A destilação fracionada é um aprimoramento da destilação simples, na qual uma coluna de vidro cheia de obstáculos (bolinhas ou cacos de vidro) é colocada entre o condensador e o balão no qual a mistura é aquecida. O vapor do componente de menor ponto de ebulição é o que passa pelos obstáculos com mais facilidade, e por isso ele chega ao condensador antes dos demais componentes e desfila primeiro. Assim que ele destilar totalmente, destilará o próximo componente líquido da mistura (em ordem crescente de pontos de ebulição), que é recolhido em outro frasco. E assim por diante.

Exemplo:Alguns componentes do petróleo são separados por meio da destilação fracionada realizada em grandes colunas de aço nas refinarias. Essa técnica também é empregada para separar os gases componentes do ar atmosférico.O ar é resfriado até atingir o estado liquido e, a seguir, passa por destilação fracionada.

Magnetismo/SeparaçãoMagnética: De acordo com trabalho realizado por SAMPAIO&LUZ(2004) para Centro de Tecnologia Mineral , A separação magnética é um método

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com