TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos De Agua

Artigos Científicos: Processos De Agua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 4

Processo de tratamento de água, que consiste na aplicação de cloro em água de abastecimento público ou despejos, para desinfecção. "Aplicação de cloro em água potável, esgotos ou despejos industriais, para desinfecção e oxidação de compostos indesejáveis" (The World Bank, 1978). "Adição de cloro em água utilizada, de refrigeração ou destinada à distribuição ao público. Cada tratamento visa a fins diferentes, respectivamente: desinfecção, tratamento algicida e esterilização" (Lemaire & Lemaire, 1975).

A cloração consiste na desinfecção das água através da utilização de cloro gasoso (ETAs) ou hipoclorito de sódio (poços).

Utilização do cloro

A desinfecção pode ser o principal ou único objetivo da cloração quando aágua a ser tratada não recebeu qualquer forma de poluição. No entanto, no caso de águas de qualidade inferior, como o são as poluídas, a cloração pode ser empregada com um objetivo adicional, aproveitando a ação oxidante do cloro. Na água, o cloroage de duas formas principais: a) como desinfetante, destruindo ou inativando os microorganismos patogênicos, algas e bactérias de vida livre; e b) como oxidante de compostos orgânicos e inorgânicos presentes. Quando o cloro é adicionado a uma água isenta de impurezas, ocorre a seguinte reação:

Cl2(g) + 2H2O(l)HClO(aq) + H3O+(aq) + Cl–(aq)

Dependendo do pH da água, o ácido hipocloroso (HClO) se ioniza, formando o íon hipoclorito (ClO–), segundo a reação a seguir:

HClO (aq) + H2O(l)H3O+(aq) + ClO–(aq)

Estudos realizados demonstraram que, para valores de pH superiores a6, a quantidade de HClO é menor e ado íon ClO– é maior. O pH das águas naturais encontra-se normalmente na faixa em que há presença tanto do ácido hipocloroso quanto do íon hipoclorito. Por exemplo, para um pH igual a 8,tem-se cerca de 22%de HClO e 78% deClO–. Ambos os compostos possuem ação desinfetante e oxidante; porém, o ácido hipocloroso é mais eficiente do que o íon hipoclorito na destruição dos microrganismos em geral. O íon ClO– também pode estar em equilíbrio com os íons H3O+ (o que depende do pH) e, por-tanto, uma parcela do cloro disponíveltende a reagir com a água para formaro ácido hipocloroso, o íon hipocloritoe o ácido clorídrico. Os íons hidrônioformados reagem com as hidroxilaspresentes na água, influindo dessaforma no pH, o qual, por sua vez, alteraa ionização do ácido hipocloroso. A cloração de águas contendo ma-téria orgânica natural (MON) favorece aformação de trihalometanos (THMs) eoutros subprodutos da desinfecção(SPDs). Levando-se em conta a possí-vel presença de íons brometo na águaem tratamento, a reação de formaçãode THMs pode ser assim representada:HOCl(aq) + MON(aq) + Br

(aq)

THMs(aq) + outros SPDs(aq) Alguns trihalometanos, tais como oclorofórmio, têm sido identificados co-mo substâncias cancerígenas, segun-do dados do Instituto Nacional de Cân-cer dos EUA. De acordo com as nor-mas e o padrão de potabilidade da águapara o consumo humano vigentes noBrasil, a concentração máxima permitidade trihalometanos é de 100µg L-1.

Os trihalometanos são assim deno-minados por apresentarem em sua es-trutura molecular um átomo de carbo-no, um de hidrogênio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com