TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produtividade BMZ

Artigos Científicos: Produtividade BMZ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 2

-Fazer um planejamento do método de trabalho,

-treinar os funcionários,

-preparar máquinas e equipamentos em um arranjo físico e disposição racinal,

-controlar o trabalho para se certificar de que esta sendo executado de acordo com os métodos estabelecidos e segundo o plano previsto,

-estabelecer instruções precisas,

-oferecer incentivos aos funcionários para aumentar o rendimento e a eficiência e

-oferecer remuneração proporcional ao trabalho.

1. Princípio da dúvida sistemática ou da evidência. Consiste em não aceitar como verdadeira coisa alguma enquanto não se souber com evidência – clara e distintamente – aquilo que é realmente verdadeiro. Com essa dúvida sistemática evita-se a prevenção e a precipitação, aceitando-se apenas como certo o que seja evidentemente certo.

2. Princípio da análise ou de decomposição. Consiste em dividir e decompor cada dificuldade ou problema em tantas partes quantas sejam possíveis e necessária à sua adequação e solução e resolvê-las cada uma, separadamente.

3. Princípio da síntese ou da composição. Consiste em conduzir ordenadamente nossos pensamentos e nosso raciocínio, começando pelos objetivos e assuntos mais fáceis e simples de se conhecer, para passarmos gradualmente aos mais difíceis.

4. Princípio da enumeração ou da verificação. Consiste em fazer recontagens, verificações e revisões tão gerais que se fique seguro de nada haver omitido ou deixado à parte.

Capra(1995) faz uma análise do método cartesiano de René Descartes, enfatizando sua contribuição de para o desenvolvimento da ciências, mas ressaltando as limitações desse método para uma compreensão sistêmica das relações entre as diversas ciências.

“O método de Descartes tinha por finalidade apontar o caminho para chegar à verdade científica, como fica evidente no título completo do livro, Discurso do método para bem conduzir a razão e procurar a verdade nas ciências. O ponto fundamental do método de Descartes é a dúvida. Ele duvida de tudo o que pode submeter à duvida – todo o conhecimento tradicional, as impressões de seus sentidos e até o fato de ter um corpo -, e chega a uma coisa de que não pode duvidar, a existência de si mesmo como pensador”(CAPRA, 1995, p.54).

“O método de Descartes é analítico. Consiste em decompor pensamentos e problemas em suas partes componentes e em dispô-las em sua ordem lógica. Esse método analítico de raciocínio é provavelmente a maior contribuição de Descartes à ciência. Tornou-se uma característica essencial do moderno pensamento científico e provou ser extremamente útil no desenvolvimento de teorias científicas e na concretização de complexos projetos tecnológicos. Foi o método de Descartes que tornou possível à NASA levar o homem à Lua. Por outro lado, a excessiva ênfase dada ao método cartesiano levou à fragmentação característica do nosso pensamento em geral e das nossas disciplinas acadêmicas, e levou à atitude generalizada de reducionismo na ciência – a crença em que todos os aspectos dos fenômenos complexos podem ser compreendidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com