TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual

Monografias: Produção Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O Restaurante Fellini é uma organização especializada em servir comida a quilo, “cobrança por peso visando à satisfação e seus clientes internos e externos”. Fundado em 1993 na cidade do Rio de Janeiro com a visão no atendimento diferenciado e personalizado, “O segredo énunca cair na mesmice”, resume seu proprietário Nelson Laskowysky.

E realmente o líder do Fellini anda conforme o percurso do rio. Segundo POTER (1191, p74) “as empresas precisam melhorar a forma de atendimento, o cliente quandoé bem atendido volta e traz consigo outro cliente.”.

Com o estudo do caso Restaurante Fellini, trazer em discussão os pontos positivos e negativos da gestão de pessoas da organização em questão. Traçar estratégias para a sobrevivência do empreendimento no mercado atual, e como preparar a sucessão dessa empresa, com o intuito de não perder a essência cultural e uma liderança que vem mostrando resultado.

1-Psicologia organizacional

1.1-Estresse:

Pode se notar que não ocorrem muitas situações de estresse nessa organização, já que um conselho foi criado, onde seus membros são os próprios funcionários, com o intuito de resolver possíveis problemas que possa surge. E uma organizaçãoque com frequência ganha-se prêmios importantes voltado para a politica de RH ,pode-se levar em consideração que situações estremas de estresse não ocorre com frequência.

O nível de satisfação do colaborador é um aspectode grande vantagem competitiva sobre as outras empresas no mercado “[...], ou seja, as melhores empresas podem converter a satisfação e lealdade dos funcionários, de um lado, em satisfação e lealdade dos investidores, de outro.” (WAGNER III; HOLLENBECK, 1999, p.119 apud RAMPAZZO, 2009, p.176).

Com afirmação acima, pode-se concluir que colaboradores satisfeitos e motivados, o estresse não acorre com frequência, pode até acontecer, mas são resolvidosrapidamente.

1.2-Qualidade de vida no trabalho:

Qualidade de vida no trabalho é um dosfatores fundamentais, para que os colaboradores sintam se realizados, funcionário de bem com a vidaaumenta sua produtividade, seu compromisso com o trabalho, e respectivamente o tratamento com os clientes. De acordo com Limongi-França e Rodrigues (2002 p.156):

Qualidade de vida no trabalho é uma compreensão abrangente e comprometida das condições de vida dotrabalho, que inclui aspectos de bem-estar, garantia dasaúde e segurança física, mental e social e capacitaçãopara realizar tarefas com segurança e bom uso da energia pessoal.

A organização Fellini, tem uma politica de RH, segundo o texto estudado ,muito satisfatório e com um resultado excelente. Oferecendo uma alimentação saudável e balanceado .Programas voltados para a saúde do colaborador ,plano de saúde, exames periódicos ,incentivo para pratica de esporte. Pensando no bem- estar emocional, existe incentivo e verbas destinadas àcultura (teatro, cinema, museus...). Inclusão digital .

No ponto de vista geral sobre o que pode ser feito para QVT apresentar resultadosesperados e refletir nas organizações positivamente, a Politica do Restaurante Fellini está sim no caminho certo.

2-Gestão de pessoas:

2.1- Liderança:

De uma pequena pizzaria em Madureira, há um grandioso bufe no Leblon. Assim podemos definir o Restaurante Fellini.

Lideres excepcionais tem visão. Conduzem pessoas e empresas em direçõesque sozinhas não conseguiriamchegar a um denominador comum,(clientes fieis mais colaboradores satisfeitos,igual sucesso. Chiavenato (1999) já dizia que “para dirigir pessoas não basta apenas dar ordens e instruções, comunicar e motivar.É preciso ainda liderar”. E Nelson com sua liderança democrática e participativa tem garimpado resultados positivos com seu estilo de comandar um negócio lucrativo .É um conjunto de estratégia muito bem fundamentas que garanti o Fellini ser considerado modelo em gestão de pessoas. Sendo elas :Processo de RH com manutenção dos colaboradores ,com incentivos e benefícios ,gestão participativa dos colaboradores e clientes através de pesquisa para identificar falhas para que possam ser sanadas de maneira correta e reuniões semanais com um comitê criado com os próprios funcionários .

2.2-Manutençãodo processo de gestão de pessoas:

Mas sempre tem pela frente desafios que devem ser encarados agora para não haver surpresas futuras. Traças estratégias em organizações caracterizadas familiares. Segundo (LODI, 1998):

[...] A sucessão é determinada em longo prazo pela maneira como os pais construíram e educaram a família, preparando-a para o poder e a riqueza. Parao sucesso de umas empresas familiares são necessários inúmeros requisitos, mas um fundamental é aquele em que a família se atenta a uma possível saída do fundador.

A missão agora parece um pouco mais complicada, como manter tudo que foi conquistado, sem perder de vista os valores, caso tenha que apostar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com