TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual

Trabalho Escolar: Produção Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  2.295 Palavras (10 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Conceito de funções administrativas 4

2.2 Conceito de patrimônio 4

2.3 Fontes (origens) de recursos. 5

2.4 Análise de mercado. 5

2.5 Demanda, oferta e equilíbrio de mercado. 6

2.6 Estrutura de mercado. 6

2.7 Contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social. 7

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

É por falta de planejamento e controle financeiro, que muitas empresas quebram no início de sua existência, apresentando insuficiência, deixando de aplicar as técnicas de Planejamento, Organização, Direção e Controle. A escolha do melhor nível de produção depende não somente da analise de sua situação de lucro, e sim da estrutura de mercado em que a mesma está inserida, havendo um desempenho em suas atividades com o capital social e capital de terceiros.

A demanda e a oferta deverão estar sempre em equilíbrio, para que não haja excesso e nem escassez dos produtos, com isso estudaremos o modo em que a oferta e a demanda passam a ter equilíbrio de mercado.

Com a crescente responsabilidade social, as entidades buscam por meio sustentável, se desenvolver sem prejudicar o meio ambiente.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Numa época de mudanças e incertezas como a que atravessamos hoje, a administração tornou-se uma das mais importantes áreas da atividade humana dentro de uma organização. O mundo de hoje engloba uma sociedade de entidades, onde toda a atividade ligada à produção de bens e serviços que envolve o planejamento, organização, direção e controle das organizações para que as mesmas tenham bases para atingir seus objetivos.

O planejamento é umas das etapas mais importantes de uma entidade, com ela você planeja em detalhes o que você espera de sua entidade e o que quer pra mesma, ele é a base principal para estabelecer e obter lucros, projetando metas e realizando previsões futuras.

A organização envolve e coordena absolutamente tudo; metas, finalidades e objetivos. Sem a organização não conseguimos atingir os objetivos.

Pode-se afirmar que o processo de direção tende a envolver o pessoal com os objetivos adequados na hora certa, difundir entusiasmo, dar apoio e orientação, criar um clima produtivo e desenvolver o pessoal envolvido. Enfim buscar a motivação da equipe que irá atuar em sua entidade para que se cumpram os objetivos traçados.

Para se obter o controle de uma determinada situação, é necessário que exista algum comprometimento em acompanhar o andamento das atividades, avaliar resultados, e tomar medidas corretivas, quando necessário também adequar o objetivo a realidade vista no desenvolvimento.

Sem as funções administrativas uma entidade não tem como seguir em frente, porque não há controle sem planejamento, objetivo e liderança.

2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

Em relação com o objeto de estudo da contabilidade, por seguinte analisamos o conceito de patrimônio, no qual de acordo com o que estudamos o patrimônio de uma empresa são os bens, direitos e obrigações que uma entidade possui. Diversos estudiosos buscaram definir o conceito de contabilidade e sua importância. Dentre eles estão Francisco D'Auria, Hendriksen, José Carlos Marion e Clóvis Luiz Padoveze.

Em direito, seguindo a lição do professor Francisco D’áuria “A contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”, assim dinamizando que para D’áuria o enfoque principal era o patrimônio, no qual era a base de seus estudos. O mesmo conceito tem padoveze que diz que “contabilidade é um sistema de informação que tem como objetivo o controle do patrimônio de uma entidade”.

Entretanto Hendrinksen enfatiza que “a contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos”. A mesma visão de Hendriksen tem o conceituado brasileiro, na área da contabilidade, o professor Marion que também foi influenciado pela Escola Norte-Americana e evidencia a informação, segundo ele “A contabilidade tem como função fornecer informações úteis para as tomadas de decisões.” Correlacionado os autores, dá pra analisar a sutil diferença entre os mesmos, pois Hendriksen e Marion evidenciam que se trata de um processo de informação, no qual enfatizam a informação como tomada de decisão, enquanto D’Auria e Padoveze enfatizam o controle patrimonial.

Fica claro, que os quatro autores contribuíram para a contabilidade, assim sendo, podemos dizer que a contabilidade é o processo de informação em si e que também faz parte de um sistema de informações gerenciais dentro da gestão empresarial. Através de técnicas, normas e princípios mantém um controle permanente do patrimônio de uma entidade, evidenciando suas modificações nos relatórios contábeis para que os usuários das informações patrimoniais possam tomar decisões empresariais. Desta forma afirmando que o patrimônio das entidades é o objeto da contabilidade e o controle deste patrimônio e o fornecimento de informações sobre o mesmo aos usuários é o seu objetivo.

Porém, para o desempenho de suas atividades, os indivíduos teriam que contar com fontes de recursos para abrir uma empresa, ou seja, uma origem para qual possa considerar, são elas: capital social e capital de terceiros.

2.3 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS.

O capital próprio é o que provém em um primeiro momento dos fundadores da entidade. É o aporte para dar início aos negócios, complementado por lucros futuramente e as reservas. Segundo Marion eles são os recursos dos sócios ou do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com