TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual

Ensaios: Produção Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 5

2 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

A empresa Solaris Sports Nutrition é uma empresa do Setor Alimentício que produz e vende Suplementos Alimentares. Suplementos Alimentares são alimentos especialmente formulados e elaborados para praticantes de atividades físicas (Ministério de Saúde, 1998). Com o objetivo de: a) Melhorar a performance de atletas e esportistas em geral. b) Suprir as necessidades de nutrientes aumentadas pelas atividades físicas. c) Compensar dietas ou hábitos alimentares inadequados.

É uma empresa de Pequeno Porte e emprega cerca de 60 funcionários – internos e externos - e está entre as cinco maiores fabricantes de suplementos do Brasil. Encontra-se localizada em Cabreúva – SP. Ainda de acordo com o seu diretor e fundador, Luiz Carlos da Silva, a localização já não é mais uma vantagem. “Hoje não há vantagens na região, pois além de não termos as vantagens do preço industrial, é difícil encontrar mão de obra e o custo do frete se tornou altíssimo graças aos vários pedágios ao nosso redor”.

A empresa é estruturada de forma Funcional. Divididas por departamentos e conta com uma hierarquização alta. A Solaris organiza-se em:

a) Presidência - Administra os recursos, os acionistas, determina o que continua ou não sendo realizado. Além de toda visão e ação estratégica.

b) Gerência Financeira - Elabora do fluxo de caixa, contas a receber e a pagar, efetua aplicações e captações financeiras, supervisiona o controle dos contratos de financiamento e capital de giro, representa a empresa nos bancos.

c) Gerência Comercial - Tem como principais funções: planejar, orientar, dirigir e controlar toda a área comercial e de vendas.

d) Gerência de Produção – Assegura cumprimento das metas de produção, dentro dos padrões de qualidade, quantidade, custos e prazo estabelecidos pela empresa.

Fundada no dia 24 de Julho de 2004, mas somente dois anos depois ela começou a vender seus produtos. Logo no início, a empresa começou a registrar todos os suplementos juntos à Anvisa e o processo durou um ano. A espera foi positiva para a estruturação da empresa. “Provavelmente nenhuma outra indústria brasileira de suplementos tenha começado com uma estrutura tão adequada quanto a nossa”, enfatiza Luiz Carlos.

Luiz Carlos que é graduado em psicologia pela PUC - Campinas, também é pós graduado em administração, estratégia e marketing pela Universidade de Harvard, além de pós graduado em coaching pelo Tavistok, tradicional instituto de Londres, não teve a Solaris como sua primeira incursão empreendedora. Luiz Carlos operou por 9 anos uma empresa de aditivos para alimentos que se tornou a maior companhia de aditivos para leite e carne de todo o Mercosul.

Com a venda desta empresa, e com um contrato que o impedia de criar uma concorrente, decidiu manter-se na área de alimentos, investindo em suplementos, pois o segmento mantém semelhanças com aditivos e matérias primas e equipamentos com o qual ele já tinha experiência. Por esses motivos, a Solaris Nutrition agregou tanto know-how e tanto potencial desde o começo.

Gerar capital de giro é uma das maiores adversidades, pois os prazos dados aos clientes são muito superiores aos prazos que tem com os fornecedores, havendo assim a necessidade de investir mensalmente em capital de giro.

Outro obstáculo pelo qual Luiz Carlos e a Solaris passaram, foi um incêndio no dia 29 de Julho de 2013. Na data, um ex funcionário da empresa – que trabalhou por apenas 28 dias – entrou no período noturno, pela única porta sem detectores de presença, espalhando álcool por toda a empresa e depois acendendo o fogo. Houve perda total do estoque, dos equipamentos, da matéria prima e da estrutura física da empresa, que foi demolida. Não havia funcionários no local, o que evitou uma tragédia ainda maior. Mesmo com a perda da empresa, com a demora do seguro, a empresa voltou a operar em 10 dias, graças à ajuda de todos os funcionários que se dedicaram e se desdobraram para que isso ocorresse.

Mesmo com todas essas barreiras, a empresa cresceu, em média, 100% ao ano nos últimos três anos, é a única empresa da área de suplementos que com o selo de qualidade ISSO 9001 – há pesquisas, com o objetivo de facilitar o trabalho dos vendedores, que são os responsáveis por conquistar o público.

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com