TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual

Monografias: Produção Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  1.482 Palavras (6 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 6

COMUNICAÇÃO E GESTÃO

A imagem da empresa é muito importante para a sua sobrevivência e sucesso. Para que isso ocorra, deve haver um bom relacionamento entre a empresa e seu público interno, de modo a consolidar a relação empregado/empregador/investidores. Atualmente, na era da informação instantânea, a habilidade no processamento de dados e transformação desses dados em informações objetivas representam uma valiosa contribuição para o alcance das metas estipuladas pela empresa, bem como facilita o processo de comunicação entre seu público tanto interno, quanto externo e seus investidores .

Por Comunicação, segundo Pimenta (2009) , entendemos “tornar comum”, ou seja, entendida a partir do momento em que há compreensão da mensagem pelo público receptor.

Ruggiero (2002) , afirma que para a qualidade de comunicação nas organizações é necessário considerar dentro do processo, as funções naturais de cada agente, por seu nível de experiência, amplitude de interesses e grau de motivação. Porém, para que haja uma boa imagem da organização para o público externo é preciso que a relação entre empresa e funcionários seja a melhor possível, visto que o empregado também é responsável pela disseminação da imagem da empresa.

No que tange a comunicação nas organizações, Pimenta (2009), cita:

Nas organizações, é possível analisar a comunicação, como fenômeno de aspecto sociológico, considerando a maneira como são formados os grupos, as lideranças, os boatos e, também, de uma perspectiva antropológica, considerando a etnia e cultura que compõe o clima interno. PIMENTA (2009, p. 82).

Além de máquinas e materiais de execução, funções e obrigações, uma organização é constituída por pessoas e deve-se ter um cuidado considerável para lidar com diversos temperamentos e personalidades. Bem como o público externo, que também é variado, neste caso, a comunicação não obedece a um único critério. Em Rokermann (2014) , o diretor-presidente da Aberje, afirma que as empresas tem que manter um discurso coerente, mas não homogêneo, que este deve ser adaptado às diferenças de cada público, a fim de conduzi-los a um mesmo campo de percepção sobre a empresa. Ou seja, não há uma receita única, pois os valores e atributos não devem ser trabalhados de forma absoluta. “É preciso identificar o universo narrativo de cada um dos públicos (...)”.

No entanto, a comunicação de uma organização com o público externo e com seus fornecedores é baseada na atividade de Relação com Investidores (RI), onde, de acordo com Oliveira (2008) , tem crescido no Brasil especialmente entre os anos de 2004 e 2007.

Ainda em Oliveira (2008, pg. 04), dentre as atividades de relações com os investidores, destaca-se o “atendimento de demandas de acionistas e da legislação do mercado de capitais e elaboração e gestão do processo de comunicação da empresa com o mercado financeiro”. Deste modo, uma gestão estratégica, integra as áreas de finanças, comunicação, marketing e legislação, a fim de estabelecer uma comunicação entre a empresa, o público alvo e a comunidade financeira.

Rokermann (2013) é bem claro quando exemplifica esta relação em seu texto,

Investidores, colaboradores, imprensa, comunidades locais, governos, associações de classe. Dialogar com cada público de interesse implica desenvolver relatos sob medida para cada um deles a partir da narrativa corporativa e estabelecer um contato estreito entre a equipe de comunicação e outros setores envolvidos, como a área de relações de investidores ou de recursos humanos.

Oliveira (2008), também define os investidores das organizações de forma geral em nacionais, estrangeiros e pessoa física, não segmentando-os quanto ao tipo de organização.

Rokermann (2013), em seu texto reúne relatos de experiências desta relação, e destaca que “Não existe regra mágica para assegurar que os diferentes relatos estejam alinhados à narrativa empresarial, já que cada perfil corporativo é diferente e único”.

Nesse perfil, em Rokermann (2013) a Braskem, empresa petroquímica brasileira sediada na cidade de São Paulo, segue etapas que consideram essenciais para o desenvolvimento e comunicação da organização, de modo a informar consumidores e investidores sobre o andamento da atividade comercial.

Estas etapas podem ser assim distribuídas: anterior à divulgação do balanço, a diretoria de comunicação, o presidente, vice-presidente, diretores financeiros e diretores de investidores da petroquímica reúnem-se para definir as principais mensagens e discutir o que deve e o que não deve ser reforçado, assim como discutir o vínculo entre mercado e imprensa. Esse encontro é feito em duas etapas e acontecem antes da divulgação dos resultados alcançados, de modo, a saber, avaliar e considerar qualquer vulnerabilidade a que a empresa apresente. A equipe de relações de investidores e equipe de comunicação dividem-se em trabalhar os pontos destacados e observação respectivamente.

Sobre a Braskem, Rokermann (2013), escreve:

Nascida com o DNA de uma empresa que busca criar valor a partir da eficiência, da sustentabilidade e da inovação, a Braskem tem como meta perseguir uma agenda positiva de comunicação em todas as suas frentes. Isso exige que a equipe de comunicação trabalhe como um jornalista de uma publicação, indo atrás de fatos e buscando ser didático quando se depara com um assunto mais técnico. “Conversamos com várias áreas da empresa, procuramos entender novos produtos criados, dialogar com a área de pesquisa e desenvolvimento, assim podemos, quando lançamos um produto ou sugerimos uma pauta, ter um relato unificado”, afirma Letaif.

Todo esse processo de comunicação entre os investidores e a organização segue padrões Scroferneker in Costa et. al. (1999) , destaca que a comunicação organizacional “abrange todas as formas de comunicação utilizadas pela organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com