TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual

Artigo: Produção Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  1.797 Palavras (8 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 8

PRODUÇÃO TEXTUAL - INDIVIDUAL

A administração envolve a tomada de decisão sobre os recursos utilizados no sistema organizacional, e sua essência consiste em realizar tarefas por meio das pessoas, com a finalidade de atingir objetivos. Administrar é o processo de gerir, reger ou governar empreendimentos públicos ou privados, em que o responsável por sua efetivação será personificado na figura do administrador (gestor), que tem a tarefa de planejar, organizar e controlar a eficiência do processo, para, sobretudo, buscar a eficácia organizacional (KOETZ, 2009).

A comunicação é uma atividade comum em nossa vida, posto que vivemos em sociedade, no campo empresarial, a comunicação também é muito importante, mais ainda, a comunicação de forma eficiente.

O papel da comunicação tem se modificado nas organizações, passando de simples instrumento gerencial para transmissão de ordens a uma área estratégia. Nesse novo papel, assume a função de construir um universo simbólico, que, aliado às políticas de administração de recursos humanos visam aproximar e integrar os públicos aos princípios e objetivos centrais da empresa (CURVELLO, 1993). Pode e deve haver abordagens diferentes para cada público, mas é preciso cuidado para que não haja dissonância no conteúdo do discurso, tornando a mensagem difusa.

Essa é a proposta central encontrada no texto proposto para estudo “Relatos diferentes, uma narrativa”. Existe na empresa BRASKEM diversos setores de trabalho e consequentemente, públicos distintos, desse modo, a empresa se preocupa muito com a comunicação entre todos, pois, acredita ser esse o segredo da eficiência. Para que essa comunicação aconteça de uma forma coerente, alcançando a todos, a empresa tem um setor específico para tal fim, onde as mensagens são cuidadosamente adaptadas até chegar ao seu público final e então, trabalha sempre com esse desafio de não distorcer a mensagem, mas fazer com que ela seja compreendida por todos.

O processo de comunicação da empresa utiliza de diversas ferramentas, sejam elas verbais ou não. A equipe de comunicação da empresa possui um relacionamento estreito com as outras áreas da companhia. E em reuniões com os investidores, diretoria, elabora as mensagens que serão transmitidas, esse processo é tão cuidadoso que só após duas reuniões é que os resultados são anunciados de fato.

Por sua vez, os resultados são transformados em relatórios e encaminhados aos setores que lhe é pertinente. E para os demais colaboradores são gerados boletins informativos. A empresa conta ainda com uma revista interna onde o conteúdo é escolhido pelos próprios colaboradores que através do setor de comunicação destina a um funcionário específico suas sugestões e estas são analisadas e transformadas em pautas, assim toda a empresa se comunica por um bem comum, o bom funcionamento da empresa que reflete diretamente no lucro.

As organizações buscam a melhoria na comunicação de forma interna para aquisição de um diferencial competitivo frente às outras organizações. Nesse sentido, são adotados por elas ferramentas contidas no gerenciamento de processos que auxiliam na identificação de um ou mais problemas chave, bem como na busca por soluções simples, porém eficazes. Um gerenciamento de processos adequado também pode reduzir ineficiências e erros causados por uma redundância das informações e ações empresariais (PRADO, 2006).

A gestão das narrativas empresariais é o foca de toda a discussão no texto sobre a empresa BRASKEM demonstram que seu grande objetivo é atingir todos os públicos com a mesma mensagem, adaptando apenas ao perfil e às expectativas de cada público.

Nesse sentido é de suma importância a comunicação interpessoal nas empresas. O domínio desse recurso possibilita que os colaboradores e líderes possam se conhecer melhor, realizar, projetos juntos, receber orientações de forma madura, interagindo e alcançando melhores resultados para a empresa, refletindo ainda no relacionamento com os clientes externos.

Em ambientes de constante mudança e necessidade de adaptação, é fundamental que o relacionamento entre pessoas, a inteligência emocional e a negociação façam parte do universo dos indivíduos para favorecer a conquista dos objetivos. As relações interpessoais se desenvolvem em decorrência do processo de interação, não há processos unilaterais na interação humana: tudo que acontece no relacionamento interpessoal decorre de duas fontes: eu e outro (s). desse modo, o relacionamento interpessoal surge como um fator chave para influenciar pessoas, conquistar seguidores e aumentar a rede de relacionamentos, que é tão importante e fundamental nos dias de hoje (CURVELLO, 1993).

É de suma importância para a sociedade que exista uma coerência entre discurso e prática por parte das empresas. Adotar um estilo de gestão por confiança é simplesmente aplicar os princípios definidos pela organização na sua concepção de vida e planejamento. É adotar comportamentos e práticas baseados em valores, isso gera uma grande credibilidade à empresa (NASSER, 2007).

Para isso, a transparência na comunicação interna é fundamental na construção dessa credibilidade, falar a verdade, não ocultar informações, compartilhar decisões, manter todos muito bem informados e seguros. Transformar a cultura da informação para uma cultura do diálogo, em que todos os colaboradores sejam considerados e respeitados no momento da comunicação. É fundamental que na prática empresarial haja coerência, uma concordância entre o que a pessoa diz e faz, pois, é o melhor bom exemplo dado por uma atitude positiva do que belas palavras de um discurso bonito e muitas vezes vazio (NASSAR, 2007).

Não é possível fazer um discurso quando não existem garantias de cumprimento daquilo que se está prometendo. O discurso do gestor de uma empresa deve, portanto, refletir a sua prática. Para construir uma empresa baseada na confiança faz-se necessário a consistência das ações, a transparência da comunicação e a coerência entre seu discurso e prática.

PRODUÇÃO TEXTUAL - INDIVIDUAL

A administração envolve a tomada de decisão sobre os recursos utilizados no sistema organizacional, e sua essência consiste em realizar tarefas por meio das pessoas, com a finalidade de atingir objetivos. Administrar é o processo de gerir, reger ou governar empreendimentos públicos ou privados, em que o responsável por sua efetivação será personificado na figura do administrador (gestor), que tem a tarefa de planejar, organizar e controlar a eficiência do processo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com