TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual

Exames: Produção Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

Nesse trabalho iremos aprofundar nossos conhecimentos em relação a os meios de poluição hídrica. Sobre o que é poluição, como ocorre a poluição dos recursos hídricos e quais as principais fontes de poluição hídrica, quais efeitos decorrentes da poluição hídrica á saúde da população e para a qualidade ambiental, sugerindo trabalhos para que possamos resolver os demais problemas da poluição que pode ser encontrado facilmente em qualquer lugar do nosso país.

O planeta terra é composto por 75 % de água, sendo somente 1 % está devidamente disponível para o consumo. A água é um recurso natural mais essencial para sobrevivência dos seres vivos, e também possibilita que o homem aprendesse a plantar, criar animais para seu próprio sustento, a gerar energia elétrica e demais finalidades. Mesmo a água sendo responsável por tudo isso a qualidade do seu ecossistemas aquáticos foi alterado com uso impróprio pelo homem, os quais acarretaram em degradação ambiental e diminuição da disponibilidade de água de qualidade, produzindo diversos tipos de problemas ao seu aproveitamento. Com a industrialização os detritos lançados nas águas são maior, tais elementos como os plásticos, detergentes e óleo, se acumulam em rios, lagos e oceanos, assim diminuindo a retenção de oxigênio das águas.

Esse tipo de poluição afeta não só os animais aquáticos, também a agricultura que usa a água contaminada na irrigação, apreciação da estética se torna desagradável devido a matéria flutuantes, o odor, entre outros.

Oque é POLUIÇÃO?

È um problema que afeta todo o planeta Terra, e que se tem tornado tema muito discutido. Poluição quer dizer degradação, contaminação doenças e qualquer alteração no meio ambiente, se referem á degradação ambiental por fatores prejudiciais á saúde dos que vive no local. Ela pode ser causada pela liberação de matéria, e também de energia; os chamados poluentes.

A poluição em determinado local, seja na água, no ar ou terra, obriga que animais e planta criem condição para poder sobreviver no local que foi contaminado outras vezes que a poluição for muito forte espécies morre podendo ficar em extinção.

Alguns tipos de poluição que possamos encontrar Poluição sonora, térmica, atmosférica, por elementos radioativos, por substâncias não biodegradáveis, por derramamento de petróleo e por eutrofização.

COMO OCORRE A POLUIÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS E QUAIS AS PRINCIPAIS FONTES DE POLUIÇÃO HÍDRICA

A poluição hídrica acontece em meio aquático, toda a água cuja sua composição tenha sido alterada torna-se invalida para os fins a que esta inicialmente destinada.

Esse tipo de poluição ocorre em zonas industriais. Cuja o avanço da tecnologia e da indústria sem controle ambiental, muitas destas fábricas trabalham com produtos químicos e nocivos, que depois de serem utilizados são descartados de forma imprópria no meio ambiente. O fato é que rios e lagos são usados como depósito para esses produtos químicos, o maior responsável pela poluição hídrica é o Homem por meio de fábricas ou simples gesto de lançar resíduos na água.

É até mesmo estranho o ser humano contaminar algo que faz parte de seu próprio sustento.

Nos últimos tempos a mineração, a extração de petróleo e indústrias muito grande tem causado vários acidentes no meio ambiente. O petróleo tirado dos mares e os metais usados na mineração (por exemplo o mercúrio no Pantanal) caindo na água por acidente, causa a poluição das águas com prejuízos ambientais, muitas vezes irreversíveis. Mas mesmo proibindo as industrias continuam a jogar grande quantidade nos rios ela pode ser composta por chumbo e mercúrio e essa espuma causa mortalidade da fauna e flora dos rios e também contamina quem consome peixes ou outros produtos que habitam nessa água contaminada.

.

EFEITOS DECORRENTES DA POLUIÇÃO HÍDRICA À SAUDE DA POPULAÇÃO E PARA A QUALIDADE AMBIENTAL

Segundo estatísticas do IBGE, no ano de 2000 47,8% dos municípios brasileiros não tinham serviços de esgotamento sanitário e 44,7% dos domicílios não estavam ligados á rede de coleta, deixando o esgoto a céu abertos sendo considerado um dos maiores problemas ambientais e da saúde publica do país.

Doenças transmitidas pela água – Cólera, Febre Tifóide, Leptospirose, giardíase, Amebíase,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com