TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Gestão De Projetos

Exames: Produção Textual Gestão De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  2.475 Palavras (10 Páginas)  •  1.005 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

As organizações estão adotando ferramentas para se manterem no mercado competitivo que estão inseridas e uma das principais é a gestão qualidade, ou seja, a adoção do planejamento e do controle da qualidade traz inúmeras vantagens para as empresas, mas as principais são o aumento da confiabilidade e satisfação dos clientes, uns decréscimos nos recursos desperdiçados alem de vantagens para os funcionários.

Mostrar qual a importância da análise do mercado e o plano de marketing para os empreendedores obter sucesso.

Relatar os benefícios do gerenciamento de projetos, assim como mostra a importância dessa ferramenta para a otimização dos recursos e a efetividade dos resultados, consistindo num diferencial para qualquer organização.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Planejamento e controle da qualidade

Hoje se vive uma época de mudanças, em que as reais necessidades dos clientes se alteram com a renovação tecnológica, alimentadas por uma concorrência acirrada e inseridas neste ambiente encontram-se as empresas lutando para se manterem competitivas. Nesta luta desenfreada pela manutenção de um lugar no mercado globalizado, as empresas se vêem obrigadas a se reinventar, criando novas técnicas e métodos que as auxiliam na resolução diária de problemas através de formulas, implantam a cultura da mudança e se comprometem com o aperfeiçoamento continuo, no desejo de superar as expectativas de seus clientes.

Neste contexto, a empresa ou organização pode ser vista como um grande processo, que recebe insumos do ambiente, processa-os e devolve a este ambiente produto ou serviços, informações, recursos, transformados de tal maneira que atendem as necessidades e anseios dos clientes.

O planejamento e o controle são utilizados em todos os momentos e tem como objetivo traçar metas mais bem definidas, utilizar os recursos de maneira racional, corrigir possíveis falhas e distorções obtendo com isso resultados mais satisfatório. Dentre os resultados alcançados estão altos índices de produtividade e qualidade, menor custo de produção, menor índices de falhas, desse modo o planejamento e o controle da qualidade esta interligado com a produção o que leva a empresa a produzir com maior rapidez e menor custo, obtendo, maior lucratividade e satisfação do cliente. O controle da qualidade consiste em se planejar a qualidade dentre as normas que foram estabelecidas para a satisfação das pessoas.

Portanto a qualidade tem como principais benefícios a redução dos custos, melhoria da receita, redução dos preços, promove a competitividade e faz clientes fiéis.

Há diversas maneiras de definir qualidade as abordagens mais comuns são abordagem baseada em manufatura ou fabricação, baseada no usuário e no produto e baseada no valor. A qualidade é vista como um objetivo de desempenho importante em operações, pois ela afeta diretamente os consumidores internos (funcionários) e externos podendo levar a receitas crescentes como a custos reduzidos. As características de qualidade podem ser vistas como funcionalidade adequada, aparência, confiabilidade, durabilidade, recuperação e contato.

Abordagem baseada em manufatura ou fabricação: consiste em fazer produtos que atendem as especificações e sejam livres de erros.

Abordagem transcendental: a qualidade é definida como absoluta, ou seja, a reputação do produto no mercado e sua marca são exemplos deste enfoque.

Abordagem centrada no produto: a qualidade é vista como presença de características e são requeridas pelo consumidor.

Abordagem baseada no valor: a qualidade é percebida em relação ao preço do produto.

Abordagem centrada no usuário: atende as necessidades e conveniência do consumidor.

No planejamento e controle da qualidade também é utilizada a amostragem da operação e aceitação aonde podemos citar a visão da operação, a visão do consumidor, a conciliação da visão da operação com a do consumidor, conceitos de qualidade pobre, boa e aceitável.

Visão da operação: a qualidade consistente conforme as expectativas dos consumidores o que indica que há necessidade de atender a uma especificação clara, garantir que um produto ou serviço esteja conforme as necessidades é uma tarefa chave da produção.

A visão do consumidor: a qualidade precisa ser entendida do ponto de vista do consumidor porque a qualidade de um produto e serviço em particular é aquilo que o consumidor percebe como sendo qualidade.

Conciliação das visões de qualidade da operação e do consumidor: a visão de qualidade do consumidor é o que ele percebe ser o produto ou serviço. Para criar uma visão unificada, qualidade pode ser definida como o grau de adequação entre as expectativas dos consumidores e a percepção deles do produto ou serviço.

Se a experiência com o produto ou serviço for melhor do que o esperado , então o consumidor esta satisfeito e a qualidade é percebida como sendo alta, se o produto ou serviço simplesmente corresponde as expectativas, a qualidade é percebida como aceitável e se o produto não atender as expectativas, o consumidor ficara insatisfeito, no qual a qualidade é percebida como pobre.

Os principais passos na elaboração do plano são:

- Definição das características e atributos dos produtos gerados pelo projeto;

- Definição das normas, padrões e procedimentos que serão usados para comparar as características esperadas dos produtos com as características efetivamente alcançadas durante a execução projeto;

- Seleção de pontos de controle das características e elaboração das checklists bem como dos critérios pelos quais os produtos gerados serão aceitos ou rejeitados;

- Comunicação aos envolvidos no projeto acerca dos mecanismos que serão adotados para assegurar a qualidade;

-Definir as características de Qualidade a serem controlados;

-Definir como medir cada característica de Qualidade;

-Estabelecer padrões de Qualidade;

-Controlar a Qualidade frente aos padrões;

-Encontrar e corrigir as causas da má Qualidade;

-Continuar a fazer melhoramento.

2.2. Análise de mercado e plano de marketing

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com