TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de leitura e produção textual

Por:   •  11/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 2

Resumo

Variação linguística é o modo de como nos manifestamos verbalmente de acordo com influência histórica, geográficas ou sociais, ou seja, o modo pelo qual a língua se diferencia sistemática e coerente, de acordo com o contexto no qual os falantes se manifestam verbalmente.

 Moramos em um país grandioso, portanto, é lógico e natural que as pessoas não falem da mesma forma de uma região para outra, e isso, vai caracterizar essa diversidade que temos na nossa língua.

Existem quatro tipos de variações linguísticos:

  • Variações históricas: (tempo) è a variação que acontece de uma época para outra. Exemplo Idade Média, quando um rapaz queria provar que ama uma mulher, ela exigia como prova de amor que ele matasse quatro ursos, um dragão e uma baleia e nos dias atuais a mulher pede como prova de amor que ele coloque relacionamento sério no facebook.
  •  Variação Geográfica: Variedade no qual a língua portuguesa, atribui-se em diferentes lugares onde é falada, ou seja, as palavras se modificam de acordo com a região. Exemplo: A palavra mandioca recebe outros nomes em certos lugares como macaxeira, aipim. Nesta variação o sotaque também esta ligada as marcas orais da linguagem.
  • Variações diastráticas: São as variações de grupos sócias ou culturais de acordo com a convivência entre os grupos sociais. Os jargões, as gírias e a língua caipira são exemplos dessa variação linguística. Um grupo de pessoas específico e variação social. Gírias é o vocabulário de grupos em específicos como, cantores de rap, jornalistas, policiais, surfistas, estudantes, entre outros.
  • Variações diafásicas; essa variação representa a função do contexto comunicativo, isso quer dizer a maneira como falamos ao nosso interlocutor, deve ser informal ou formal. 

É muito importante entender as variações linguísticas, para melhorar a língua em situações diferentes. Usar a língua como meio de comunicação, expressão e informação. O idioma pode ser um instrumento de dominação e discriminação social. Devemos, por isso, respeitar as linguagens utilizadas pelos diferentes grupos sociais.

Cada região brasileira tem seu próprio modo de escrita e fala todos com significados específicos. Desse modo vamos explorar a diversidade linguística do nordeste, vejamos alguns vocábulos usados pelos nordestinos.

.Vocábulos típicos da região Nordeste:

Abestado

Bobo, leso, tolo

Abirobado

Bobo, leso, tolo

Bizonho:                                                            

Triste, calado

Avexado:                        

Apressado

Amarrado:                      

Mesquinho, avarento

Mangar:

Ridicularizar

Bruguelo:

Criança pequena

Briba:                                

Pequena Lagartixa

Jerimum:

Abobora

Pastorar:

Vigiar

Encangado

Sem fome

Xanha:

Coceira na pele

Zambeta:

Pernas tortas

Caxaprego:                            

Lugar muito longe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com