TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual IBM

Trabalho Universitário: Produção Textual IBM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 5

01-Organização como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais.

Baseado nessa contratação responda; Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organização burocráticas?

R.: Dentro do trabalho formal, os funcionários de uma empresa prestam serviços sendo obrigados a cumprir horas de trabalho dentro do ambiente de trabalho, já algumas empresas optam pelo contrato de funcionários temporários, onde eles próprios estabelecem seus horários de trabalho, sendo possível a prestação de serviços a mais de uma empresa num mesmo período. Ainda dentro de uma empresa burocrática existem hierarquias onde os funcionários mais velhos recebem “vantagens” em relação aos mais novos, o que muitas vezes significa um perda para a empresa, uma vez que ideias podem ser perdidas. Assim, as empresas que optem por este novo tipo de empregado, são hoje exemplos de sucesso.

02-Considerando como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestões “diferentes” e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere-se a extrair resultados de seus colaboradores.Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos deixando claro onde estão as diferenças.

R: Neste modelo de flexibilidade, buscando através dos próprios colaboradores resultados, aplicando assim um tipo de teoria científica, trabalhando sempre preocupada com imprevistos que possa vir a acontecer. Atualmente no mundo, muitas empresas, como o Facebook e Google, que empregam milhões de pessoas em todo o mundo, são exemplos de inovação, pois aceleram seu crescimento em todo as partes do mundo.

Segundo a Teoria clássica da gestão idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. A Teoria da gestão científica estudava a empresa privilegiando as tarefas de produção enquanto a Teoria Clássica da gestão a estudava privilegiando a estrutura da organização. Talve por isso empresas que optem por garantir uma melhor qualidade e efeciência de sua produção e ainda visem os lucros da mesma, são hoje exemplos de empresas bem sucedidas.

O Google é uma empresa que foi fundada em 1996, ou seja, quando a Internet já estava sendo utilizada em larga escala. Seu negócio é publicidade com base em pesquisas. Para isso, ele oferece um serviço gratuito de pesquisa de termos na Internet e vinculam os resultados das pesquisas a anúncios publicitários, os chamados links patrocinados. O resultado é que em três anos (2001-2004) sua receita passou de R$3,2 bilhões de dólares para 10,6 bilhões de dólares e seu valor de mercado saltou para 140 bilhões de dólares.

Em um mercado que busca pessoas criativas, que fazem diferença no lugar onde estão, o diferencial de qualquer produto ou serviço é a inovação. Por isso, se você quer equipes motivadas, envolvidas com seu trabalho, criativas, que opinam, sugerem, criticam, e apontam melhorias, crie um ambiente de trabalho onde as pessoas gostem de estar e passar a maior parte do dia. Investir em áreas de lazer e convívio comum, com sofás confortáveis, mesa de bilhar, e puffs em salas de reunião, pode tornar o ambiente mais descontraído e favorável para que os colaboradores expressem suas opiniões e contribuam com ideias inovadoras.

Uma cultura empreendedora na empresa que permita as pessoas a assumirem riscos e experimentar novas soluções. Quando tratamos de risco e experimentação estamos sujeitos ao surgimento de erros durante esse processo, erros esses que são alvo de punição nos modelos de gestão atuais, mas devem ser encarados como instrumento pedagógico nos modelos de gestão inovadores do século XXI.

Os modelos de gestão inovadores do século XXI exigirão que seja criado um ambiente dentro das empresas que promova e incentive o uso da criatividade dos funcionários e estimulando-os a experimentar suas idéias. Estamos falando de clima e cultura organizacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com