TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Interdisciplin

Dissertações: Produção Textual Interdisciplin. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................03

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................04

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................07

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................08

1 INTRODUÇÃO

Hoje em dia, as organizações vivem um momento de turbulência, em que tudo muda muito rapidamente, contudo, a responsabilidade maior em implantar e se adaptar a essas transformações fica a cargo das pessoas que trabalham ali, e é nesse aspecto, que um dos nossos assuntos que iremos falar neste trabalho será o treinamento e o desenvolvimento, pois através deles que as organizações seguiram crescendo e avançando.

Mas não podemos esquecer também dos demais assuntos que serão abordados nesse portfólio individual, pois além do treinamento e do desenvolvimento já citado acima, também iremos falar da qualidade de vida e segurança no trabalho e tudo mais que está relacionado com o assunto. Também iremos conhecer e falarmos de dinâmicas, técnicas e jogos diferenciais, e para finalizarmos abordaremos a gestão do conhecimento e educação corporativa.

2 DESENVOLVIMENTO

1. a) Na opinião do Comandante Lobato “Qualquer funcionário bem treinado vai ser um profissional aplicado, seguro e eficiente” Você concorda com essa afirmação? Conceitue sua resposta apresenta no capítulo 2 do livro.

Sim, eu concordo com a afirmação do Comandante lobato que diz “qualquer funcionário bem treinado vai ser um profissional aplicado, seguro e eficiente”. Pois na visão de Flippo (1970 apud MALVEZZI, 1999) o treinamento é o ato de aumentar o conhecimento e a perícia de um empregado para o desempenho de determinado cargo ou trabalho. Em outras palavras, treinar significa ensinar o funcionário a desenvolver suas atividades, desde um profissional que vai aprender a utilizar o software a empresa, até um vendedor que aprender técnicas de abordagem aos clientes, nos dois casos há o treinamento.

E qualquer pessoa ou funcionário que passe por um treinamento será sim uma pessoa ou profissional melhor qualificado e preparado para assumir sua função.

1. b) Identifique e explique os tipos de treinamentos utilizados pela TAM.

São realizados diversos tipos de treinamento na TAM, que utilizam a academia de serviços Comandante Rolim Adolfo Amaro para realizar e coordenar os cursos teóricos, práticos e comportamentais para ganho de excelência de qualidade técnica, a TAM, em 2011, investir mais de 250 mil horas em cursos, palestras e programas de reciclagem, vale ressaltar que também existem treinamentos dentro da própria empresa/casa (on the job) onde fazemos treinamentos em simuladores e oficinas.

2. ) A autora Maria Rita Gramigna do livro “Jogos de Empresa e Técnicas Vivenciais” que você deve acessar em sua Biblioteca Digital, apresenta os estágios do Ciclo da Aprendizagem Vivencial (CVA) da página 14 a 16. Ao final do texto, ela afirma: “Qualquer atividade vivencial pode ser avaliada tento como referencial este ciclo” (P.16) Responda:

Os cincos estágios estudados por você seriam aplicáveis ao treinamento LOFT para Pilotos? Por quê? Caso conclua que todos os estágios ou alguns poderiam ser aplicados ao LOFT, explique como.

Sim, os cincos estágios estudados seriam aplicáveis ao treinamento LOFT para Pilotos, porque segundo o texto “Voo Seguro” onde o nome do texto já diz tudo, são usadas técnicas que vem a ser a prática dos conceitos de CRM - Crew Resource Management - realizado em simulador de voo com o objetivo de aprimorar as competências de gerenciamento por parte dos pilotos, com vistas à melhoria da segurança de voo, além de treinamentos para tornarem os colaboradores cada vez mais capacitados de pilotar as aeronaves, passando por simuladores, jogos e dinâmicas, além de qualidade de vida e segurança no trabalho.

Pois LOFT é a aplicação prática da filosofia e conceitos de CRM, um treinamento de gerenciamento de vôo orientado para a linha aérea. É uma oportunidade para que a tripulação e o Facilitador analisem o comportamento desta tripulação do ponto de vista da gestão dos recursos para a operação de voo, em tempo real.

3. ) O texto comenta sobre a realização de um treinamento em situações de emergência. É de fundamental importância o cumprimento de todos os requisitos legais sobre qualidade de vida e segurança no trabalho.

Com base nos conceitos trabalhados durante a disciplina, apresente programas de Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho que poderiam ser implementados na organização?

Comente sobre as vantagens competitivas que os referidos programas podem trazer para as empresas?

Para implementar e melhorar ainda mais o programa de qualidade de Vida e Segurança no trabalho da TAM podemos citar a inspeção de segurança que são fontes de informação que auxiliam na determinação de medidas que previnem os acidentes do trabalho e devem ser aplicados em toda a extensão para proporcionar resultados compensadores, essa inspeção é dividida em sete tipos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com