TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual: Minha Terra Tem Palmeiras

Ensaios: Produção Textual: Minha Terra Tem Palmeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.951 Palavras (8 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..................................................................................................3

2. DESENVOLVIMENTO.......................................................................................5

2.1 Ao Alcance de Todos ......................................................................................5

2.2 A Busca não Para.............................................................................................5

2.3 Confiar no Novo...............................................................................................5

2.4 Quanto Mais, Melhor .......................................................................................6

2.5 Todos Ganham ................................................................................................6

3. CONCLUSÃO....................................................................................................7

4. REFERÊNCIAS.................................................................................................8

3

1 INTRODUÇÃO

A União de Todos Faz Toda Diferença.

Em um pequeno município Maranhense, chamada Lago do Junco, onde sua maioria populacional encontra-se residente na zona rural, podemos encontrar esse exemplo. Sua população em grande parte tem como fonte de renda a extração do fruto “babaçu”, fruto de uma palmeira predominante na vegetação. Com a extração deste fruto e ate mesmo da própria palmeira a população faz uso de todas as partes, produzem de tudo que podem, ate alimentos com propriedades medicinais.

Devido à maioria de a população ser residente da zona rural e viverem de forma simples, Lago do Junco apresentou-se com indicadores socioeconômicos inferiores a outros municípios, o que chamou a atenção de algumas autoridades.

A educação neste pequeno município como na maioria dos demais municípios brasileiros não disponibilizavam de uma estrutura aceitável para a formação e o melhoramento na expectativa de desenvolvimento intelectual dos seus moradores, transformando assim muitos dos habitantes do município, principalmente as mulheres em “quebradeira de coco”, que só assim conseguiam gerar alguma renda, com intuito de uma vida razoavelmente digna.

A saúde não estava diferente, sem postos medico, em casos de emergências recorriam à ajuda do município vizinho, Lago da Pedra. Com objetivo de diminuir os problemas da saúde, iniciou uma reorganização dos serviços, com a formação do Conselho Municipal de Saúde, que visava a implantação de programas para a área de saúde publica. O Município podia contar com o Programa de Agente Comunitário de Saúde com 28 profissionais a disposição do município para auxiliar a prefeitura em uma de suas preocupações, a saúde publica. No entanto não era o bastante para acabar com os problemas.

Buscando uma forma de melhorar o desenvolvimento do município, o Governo Federal com o auxilio do Programa Comunidade Ativa e apoio do Sebrae, escolheram Lago do Junco e mais 5 municípios para a execução de uma experiência onde seria implantado o DLIS – “Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável”, uma forma de integrar a comunidade em um objetivo comum, o desenvolvimento do município e seus habitantes, de forma que todos pudessem ganhar, seja na educação, na saúde, na qualidade de vida, como um todo.

A ideia de implantar o DLIS traria consigo a necessidade de todos participarem e não só participarem e sim o comprometimento com a causa, para tanto, foi necessário o preparo de lideranças para dar apoio a missão, que tinha como objetivo o desenvolvimento. Daí juntou-se a prefeitura, arquidiocese e lideranças locais para formar o Fórum de Desenvolvimento Local de Lago do Junco.

O Fórum foi necessário para um estudo mais especifico, onde toda comunidade pode participar, esse estudo pode trazer como ponto forte e favorável a ideia de desenvolvimento a” Flora Medicinal “, a mesma já se faz tradição, o cultivo e uso de plantas a fins de minimizar os problemas da falta de hospitais, postos de saúde e médicos no município. Daí a ideia de criar um horto de plantas medicinais e um laboratório para manipulação de medicamentos fitoterápicos.

Ao identificar a proposta da comunidade criou-se uma Agenda Local de Pacto, e daí veio a necessidade de capacitação e treinamento dos participantes direto do Fórum, daí entra o Sebrae. Assim puderam desenvolver forma de trabalhar em equipe, com também adquirir o conhecimento do empreendedorismo.

4

Depois de dar inicio ao primeiro passo se fez necessário também a união (convênio) entre órgãos como Prefeitura, Sebrae e Universidade Federal para ação de um projeto. A UFMA encaminhou seus estudantes (como estagiários) a desenvolverem as atividades multidisciplinares nas técnicas de cultivos e fabricação de medicamentos fitoterápicos, passando assim seus conhecimentos técnicos aos agentes de saúde. Surgiu então a ideia de fabricar e comercializar os medicamentos com o propósito de prevenção de doenças, apartir de então despertou a importância de uma associação formal, associação esta conhecida como – Associação da Farmácia Verde e Horto de Plantas Medicinais do Lago do Junco.

Para reforçar a confiabilidade da produção da Farmácia Verde, foi realizado um experimento com alguns moradores local, seguindo orientações de um profissional medico.

Finalmente um dos objetivos foi alcançado com a inauguração da farmácia fitoterápica. Essa realização trouxe benefícios para a comunidade em geral, pois assim passaram a ter acesso a remédios produzidos na sua localidade e com preços acessíveis.

O município e todos os moradores ganharam assim um Centro de Saúde Municipal, não sendo mais necessário saírem para buscar atendimento medico no município de Lago da Pedra. A prefeitura pode contar com uma economia de R$6 A 12 MIL no mês, ao adquirir os medicamentos fitoterápicos e incluí-los na farmácia básica, além da redução de enfermidades antes frequente na população.

A inclusão dos medicamentos fitoterápicos na farmácia básica trouxe muita contribuição, pois propagou rapidamente a divulgação para conhecimento de todos a qualidade dos medicamentos fitoterápicos na prevenção de doenças.

Foram tantos os ganhos que houve a necessidade de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com