TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção e mercado

Resenha: Produção e mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Resenha  •  223 Palavras (1 Páginas)  •  123 Visualizações

Etapa 3

Produção e o mercado. O mercado sob concorrência perfeita e monopolista.

Monopólio e Oligopólio

Monopólio: é como se domina a situação em que a empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviços, impondo preços aos que comercializam ou ausência de concorrência a existência de um único fornecedor. Exemplo: A Petrobrás tange a exploração de petróleo no Brasil, onde influencia os preços no mercado.

Oligopólios: há poucos fornecedores e cada um detém mudança em sua política de vendas afeta uma parcela grande do mercado, de forma que qualquer a participação de seus concorrentes e os induz a reagir, se um fornecedor reduzir o preço abaixo do nível geral do mercado, ele atrai os clientes dos concorrentes se os poucos concorrentes baixarem seus preços na mesma proporção, de modo que nenhum deles fique em vantagem em relação aos demais, provavelmente o nível geral de lucro se reduzirá. Exemplo: A indústria da viação civil (TAM, GOL, VARIG, BRA).

Monopsônio: A cooperativa de leite ou uma grande indústria de laticínios que é compradora de todos os produtores de leite de uma dada região. A empresa Cotochés em Rio Casca/MG pode ser um exemplo, existem grandes fazendas de gado leiteiro ao redor da indústria e esta se compromete a comprar toda a produção local como forma de garantir matéria prima para seus diversos produtos derivados do leite .

...