TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Professor Em Construção

Artigos Científicos: Professor Em Construção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  2.743 Palavras (11 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Descrevemos nesta produção textual interdisciplinar em grupo, breves tópicos sobre o início da civilização e seu desenvolvimento, seguindo a história, e destacando sua importância até hoje na sociedade.

Vivemos em uma sociedade globalizada, mas ao mesmo tempo retrógrada, onde em todos os momentos vivemos como em Jumping precisamos do passado, muitas vezes, em sua construção mitológica, para buscar perguntas e respostas; Sigmund Freud, usava a introspecção para obter a solução dos problemas dos indivíduo.

Neste sentido, a aprendizagem necessita de diversos meios para se efetivar, destacamos a aquisição da linguagem, no qual o individuo utiliza para se interagir com o meio em que está inserido, desta maneira será abordada a importância da linguagem no desenvolvimento através das relações sociais.

DESENVOLVIMENTO

Já se sabe que o início da civilização se deu na Grécia, mas não se desenvolveu na própria, pois é importante lembrar que a Mitologia Grega passou a ser vista como um significado religioso e artístico.

Apartir daí, foram se formando pensamentos dando origem há outros povos, como é o caso do Oriente e Ocidente, assim dando início a várias linhas de acordo com os poetas e os filósofos na época, como Heráclito com o pensamento: (Movimento), “O mundo é como rio que Flui continuamente. É impossível banhar-se duas vezes na mesma água”. (Paim,1999,p 48). Para Parmênides: (Permanente), “O ser não pode mudar a todo instante, ele é único, imutável, imóvel e infinito. (PAIM, PROTA E RODRIGUES, 1999, p. 49).

Na idade média todas as transformações possíveis aconteceram geograficamente, culturais entre outras, e todas interligadas a religião; a família era a mais importante antes de qualquer coisa, era a base da educação formando as instituições de caridade para as pessoas sem condições. O homem começa a ter esclarecimentos e por isso aprende a escolher o que melhor para si mesmo. Quando ocorrem as mudanças e avanços na educação, o homem passa a ter esclarecimentos, entendimento e desenvolvimento, pois estamos sempre mudando para o melhor.

Neste contexto podemos observar que o pensamento mitológico também é parte do processo educacional, quando observamos o homem em construção verifica-se toda sua simbologia com o mito, assim como o próprio dicionário define mito é palavra de origem grega, é uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura. O mito procura explicar a realidade, os fenômenos naturais, as origens do mundo e do homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis.

Dentro do contexto o mito relata a vivencia e o cotidiano de determinado povo/civilização para explicar alguns acontecimentos e fatos, apresentando caráter pejorativo, ou seja, sem fundamentos científico, visto a partir das crenças comuns, que são simbólicos e explicativos para determinada cultura. Sendo o mito uma das primeiras manifestações da compreensão de mundo, onde é a primeira manifestação de conhecimento do homem para explicar aquilo que desconhece, e que é transmitida de geração em geração. Sendo ao mesmo tempo recurso simbólico para responder as indagações das crianças que em dado momento ainda não estão aptas para respostas repletas de racionalidade.

A partir dos fatos narrativos dos mitos é que se vai efetivando a construção e as indagações do processo construtivo do homem como ser atuante e transformador, em busca de perguntas e respostas lógicas, ou não. Sendo que em determinado momento da elaboração do processo social e cognitivo o pensamento mítico passa a ser questionado, tendo ações transformadoras e dinâmicas na construção das civilizações.

Quando nos deparamos com a construção de educandos que trazem consigo as referencias simbólicas de determinados assuntos, constituídos pelas suas tradições, crenças, históricos e narrativas familiares, ou seja, o conceito comum, criado pelos mitos, para explicar e justificar determinada situação do seu contexto social, a transformação para o conceito ciêntifico elaborado começa a ter significado, surge o confronto do imaginário para o real, onde a desestruturação de determindo fato, leva ao incomodo e agitação, mas ao mesmos tempo a uma nova construção e visão de mundo, fundamentada em novos conceitos. Cria-se então uma nova realidade e postura diante de outras situações, surgem então a partir deste novo ponto, novas indagações e novas buscas.

Como narra Platão em o Mito da Caverna, todos os homens estão condenados a ver sombras em sua frente e tomá-las como verdadeira. Os homens devem se libertarem dos grilhões do medo e da ignorância, para percorrem caminhos definidos rumo ao conhecimento, sendo que romper com o processo da ignorância e da comodidade requer sacrifícios, tornando o caminho doloroso e árduo.

Assim, no decorrer do processo ensino/aprendizagem o educando atingirá o conhecimento, porém não se limitará somente a descoberta do novo, mas, sim algo superior a contemplação e transformação da sociedade em que está inserido.

A partir desse contexto faz-se necessário destacar a aquisição da linguagem, que é utilizada como forma de socialização, e de extrema importância para o desenvolvimento.

A linguagem é considerada a primeira forma de socialização do individuo, pois mesmo sem aprender a falar, a linguagem faz com que o individuo entre em contato com valores, regras, adquirindo conhecimentos de sua cultura, no qual pode ser adquirido através dos pais, nas atividades diárias, e também por meio de interações.

O campo de socialização começa a aumentar quando o individuo começa a se desenvolver, através da observação de quem está a sua volta, consegue entender e aumentar sua percepção, buscando ampliar sua visão em relação ao grupo no qual está inserido. Porém, a linguagem não é somente a fala, mas também expressão facial, dos olhos, dos gestos podemos expressar algo, pois a linguagem não é só um conjunto de palavras faladas, mas também de gestos e imagens.

Assim como em “Um filme falado”, a educação é percebida em diferentes momentos e contextos. Fica muito claro que a educação não é só abordada em um sistema educativo (educação formal), mas também em alguns exemplos como a explicação da mãe sobre as indagações feitas pela filha durante a viagem onde elas visitam diversos monumentos e momentos históricos.

O filme também aponta uma diversidade com pessoas de diferentes culturas e línguas revelando que o mundo de hoje é globalizado, e a comunicação entre pessoas de diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com