TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Professor à Preço De Banana

Exames: Professor à Preço De Banana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4

Professor a preço de banana

A entrevista com a professora Solange Castro da rede municipal da cidade de Mossoró, teve como principal tema debatido a desvalorização do professor no Brasil.

O que te estimulou a ser professora?

Descobri logo cedo que seria uma professora. Foi na escola, quando comecei a estudar inglês, fiquei apaixonada pela disciplina, ficava entusiasmada com cada palavra que conseguia aprender. A minha professora de inglês teve um papel muito significativo nessa descoberta, além de me apresentar à disciplina, ela também me estimulou bastante a seguir com o que se tornara meu sonho, ser professora.

Em algum momento você pensou em seguir outra profissão?

Não, e olha que já passei por situações muito difíceis e completamente estressantes, mas sempre acreditei que o meu lugar era na sala de aula, que era lá que eu me sentia bem, que lecionar era o que me fazia bem, e foi com esse pensamento que eu consegui passar por todas essas situações sem deixar que elas me abalassem e sem deixar que elas atrapalhassem o aprendizado dos meus alunos.

Qual a importância do professor na sociedade contemporânea?

O professor é um grande mediador no processo de aprendizagem, com a finalidade de transformar o aluno em um ser autônomo, revelar caminhos e levar algo muito maior que conteúdos de um livro didático para a sala de aula. Há pessoas que pensam que o professor é quem ensina, mas na verdade o que acontece é diferente do que essas pessoas pensam, o papel do professor é muito mais de orientar o aluno na sua vida acadêmica do que propriamente ensinar.

Como professora, o que você acha da desvalorização do professor no Brasil?

“Ai de nós educadores e educadoras se deixarmos de sonhar sonhos possíveis.” Parafraseando Paulo Freire, infelizmente hoje não encontramos bons argumentos(ou não sonhamos mais) para continuar essa árdua e nobre missão de lecionar. Tendo em vista o que acontece no cotidiano escolar, falta de respeito, violência física e moral contra o professor, baixos salários, entre outros atos vergonhosos, não teremos muitas perspectivas na educação. Acredito que o maior desafio para a nossa educação é a formação e a valorização do professor. Quando governantes e sociedade perceberem isso, aí sim poderemos voltar a sonhar sonhos possíveis.

Você acha que esta desvalorização ocorre apenas na rede pública? Ou que também ocorre na rede privada?

Infelizmente a desvalorização do professor ocorre tanto na rede pública quanto na rede privada, falta de estrutura física que nos tiram as nossas condições de trabalhar bem, salários indignos que apenas nos desmotivam, e por último falta de investimento na formação dos professores. Infelizmente é a realidade em que vivemos.

O baixo reconhecimento que o professor tem no nosso país pode prejudicar o futuro do mesmo?

Sem dúvida, o futuro do país fica comprometido. O que as pesquisas mostram hoje é a falta de interesse dos jovens em seguir a carreira de professor, e os que já são professores, estão desmotivados, consequentemente não conseguem dar o melhor de si, pois estão amargurados em saber o quanto são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com