TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profeta Jeremias: Vocação e missão

Por:   •  22/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.558 Palavras (11 Páginas)  •  1.146 Visualizações

Página 1 de 11

Profeta Jeremias: vocação e missão

O presente trabalho tem como principal objetivo analisar a história de vida do profeta Jeremias, levando em consideração, principalmente, os aspectos da vocação e da missão. Certamente não trará nada de novo, mas possibilitará identificar que, no livro de Jeremias, a missão e a vocação meio que se confundem.

Usarei de análises de algumas passagens bíblicas do livro de Jeremias, as quais tratam da sua vocação/missão, do seu combate interior, e da sua obediência à Palavra das Sagradas Escrituras.

Jeremias foi um grande profeta que não fugiu da realidade e da situação histórica do seu tempo. Pelo contrário, aproveitou dos acontecimentos da sua época para transmitir a palavra de Deus.

O profeta do VIII século, conhecido como o profeta das lamentações ou o profeta chorão, transmitiu mensagens fortes que, inclusive, ultrapassam o seu tempo, podendo ser considerado um profeta com mensagens atuais. Sua mensagem nos desafia e nos leva a refletir sobre a nossa relação com Deus e também com o/a próximo/a.

O profeta em questão vive um drama interior e se sente tocado pela Palavra, portanto, tenta resistir, mas por fim é seduzido pela Palavra (Jr 20.7). Desta forma, podemos dizer que no centro da vida do profeta Jeremias está a Palavra.

Além de tudo, na vida deste profeta há um grande combate da fé. Ele nos apresenta um claro exemplo de como uma pessoa pode ser tocada pela palavra de Deus, apesar de pensar que não é capaz da missão que lhe é conferida, mas que se deixa guiar pela Palavra e pelo agir de Deus. Jeremias passa por várias perseguições e difamações, mas, mesmo assim, confia fielmente na Palavra de Deus.

Ao lermos o livro de Jeremias, percebemos nitidamente que não se trata de um vidente, mas sim de uma pessoa normal de sua época, que vive intensamente a história, mas que intervêm junto a Deus pelo seu povo. Uma questão que pode ser destacada em Jeremias, se refere à idade com que decidiu seguir o chamamento de Deus. Podemos denominar seu chamado como uma vocação na infância, adolescência e juventude.

Em relação aos demais profetas bíblicos, Jeremias é o que possui mais dados bibliográficos, no que toca a sua vida pessoal, profética, poética. Jeremias nasceu um século após o profeta Isaías, por volta do ano 650 a.C., na aldeia da tribo de Benjamim, situada a uns 5 km a nordeste de Jerusalém. Filho de uma família de ascendência sacerdotal, fato que interfere muito na sua forma de transmitir a palavra de Deus.

Era um homem conhecedor do culto da sua época, e também, aprendeu a transmitir a Palavra, no qual denunciava o absolutismo do culto. Portanto, essa foi uma das lutas de Jeremias, tentando levar o povo a se dedicarem de coração e corpo à Deus.

A história do tempo de Jeremias

O profeta Jeremias viveu num dos períodos mais conturbados da história de Israel. Por ter sido chamado por Deus a ser um profeta ao serviço exclusivo da Palavra, teve que se posicionar diante da realidade da época, principalmente no que se referia ao absolutismo do culto e à adoração dos deuses.

No ano 722 a.C. o reino de Israel desaparece tornando-se uma província da Assíria. O ano de 640 a.C. é uma data marcante na vida de Jeremias no período do reino de Judá, quando aconteceu uma grande revolta por parte do povo de Jerusalém, que levou Josias ser proclamado rei na sequência da morte do pai.

Josias era um rei muito novo, não teria mais do que oito anos (2 Rs 22.1), a governação do reino ficou entregue aos funcionários. Josias tinha como objetivo a restauração do templo. Com a morte de Josias, em 609 a.C., ao tentar enfrentar o faraó egípcio Nekau II, assume o trono o rei Joacaz, filho de Josias. Joacaz não deu continuidade à obra do pai e não teve sucesso no seu reinado.

O outro rei na sequencia foi Sedecias (597-586 a.C.), que também não deu continuidade à reforma litúrgica e não evitou aquilo que já o profeta Jeremias tinha previsto, o exílio do povo para babilônia e a evasão (Jr 1.11-19). Com este acontecimento, o profeta via a realização do oráculo do Senhor e as consequências que ele e o povo iriam assumir.

A evasão ao reino de Judá foi em 605 a.C., quando Nabucodonosor impôs seu domínio, conquistando Jerusalém em 597 a.C. que teve como uma das consequências a deportação de parte dos seus habitantes. Em 587 a.C., aconteceu uma nova revolta que fez voltar os exércitos caldeus, mas Jerusalém é tomada mesmo assim pelo rei Nabucodonosor, onde toma posse do templo que é incendiado e consequentemente, protagoniza a segunda deportação do povo para a Babilónia.

Jeremias se fez presente e vivenciou todos estes acontecimentos anunciando, pregando, denunciando, apelando aos reis uma redenção para que o país não fosse destruído e que as pessoas não fossem assassinadas, mas o rei nem lhe dava ouvido, afirmando que Jeremias era um falso profeta. Mas o seu maior drama não foi só ter que presenciar estes acontecimentos, teve um combate interior com a palavra de Deus. Pensava se aquilo que estava fazendo de fato era a vontade de Deus ou não. Ou seja, isso era sinal de sua resistência em aceitar o chamamento da parte de Deus. Sentiu-se rejeitado por todos aqueles que o rodeavam.

Perante muitas perseguições que o profeta sofreu, foi açoitado, pregado no tronco (Jr 20.1-6), até teve que viver no exílio, escondido para não ser morto por causa dos oráculos contra a nação (Jr 36.19), Jeremias nunca esteve ao serviço do rei, nem do santuário. Foi um profeta sempre a serviço da palavra de Deus, que soube conviver com o drama do seu povo quanto à infidelidade. Jeremias mesmo sabendo que a sua pátria iria ser destruída soube sempre pôr em primeiro lugar o projeto de Deus.

O ano de 587 a.C. também se tornou importante na história de Jeremias, pois foi o ano que Jerusalém viria a ser destruída e o povo de Israel acabava por ser levado para o exílio na Babilónia a fim de sofrerem com as consequências do pecado.

Jeremias morreu na Palestina, porque, com o exílio do povo na Babilónia, preferiu ficar junto ao governador Godolias. Com o assassinato deste, um grupo de judeus temendo a represálias, fugiu para o Egito levando Jeremias, onde acabou morrendo. É provável que Jeremias tenha vivido os últimos dias de sua vida na Palestina ao lado do rei Joaquin.

A vocação de Jeremias: sua resistência em aceitar o chamamento (Jr 1.4-10)

O texto do livro de Jeremias encontramos em 1.4-10, a história da vocação de Jeremias. Este é um dos mais belos textos da Bíblia, e também do profetismo bíblico. Nele se confunde o chamamento do profeta e a sua missão. Martin Rösel,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (186.7 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com