TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profissional Administrador

Artigos Científicos: Profissional Administrador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  1.673 Palavras (7 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 7

UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

PROJETO DE APRENDIZAGEM

MARKETING-GRUPO 2

SÃO LEOPOLDO

Abril,2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1.1 OBJETIVO 4

1.2 SITUAÇÃO PROBLEMA 4

1.2.1 Descrição do Cenário 5

1.2.2 Síntese das Entrevistas 5

1.2.3 Análise dos Aspectos Demográficos 5

1.2.4 Oportunidades de Mercado 6

1.2.5 Áreas de atuação do profissional da carreira escolhida 7

1.2.6 Perfil que o profissional deve ter................................................................ 8

1.3 PERFIL DO PROFISSIONAL ADMINISTRADOR DA ÁREA MARKETING 10

1.4 DESCRIÇÃO DA QUESTÃO PROBLEMA 10

1.5 ELABORAR PLANO DE AÇÃO 11

2 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

INTRODUÇÃO

Neste trabalho apresentaremos uma das áreas da administração, está área é denominada de Marketing, mas mais especificamente trataremos de como está o cenário de mercado na região sul do Brasil. A escolha deste tema ocorreu pela forma de como o Marketing tem elevado sua importâncias dentro das organizações, sejam elas públicas ou privadas. No trabalho será apresentado o perfil do profissional desta área, a partir de uma situação problema, o estudo será contextualizado a partir de uma sínteses de entrevistas, e de um objetivo e; cenário de mercado. O trabalho foi desenvolvido através de pesquisas feitas pela internet, por se tratar de um trabalho que abrange Marketing, utilizou-se arquivos na rede onde se tratava com mais objetividade e clareza destes assuntos.

1.1 Objetivo:

Verificar de forma clara e objetiva as características mercadológicas do profissional administrador da área de Marketing, na Região sul do Brasil.

1.2 Situação Problema:

No cenário atual, ligeiramente o consumidor recebe informações acerca de uma determinada mudança, ou sobre um novo produto ou marca que é lançado no mercado. Facilmente, o público alvo de qualquer empresa é atraído por diversas opções de um produto específico, ou seja, existe um rigor maior para estabelecer-se como profissional de marketing em um mundo de transformação. Dentro deste cenário, o profissional de marketing precisa buscar qualificação para ter sucesso no momento de competição, onde quem ganha, é aquele que está mais preparado.

Muito além da publicidade e propaganda o marketing está ligado a atribuir valor aos produtos ou serviços das organizações onde esse profissionais estão inseridos, dentro das inúmeras características que o administrador de marketing podemos destacar a pesquisa e desenvolvimento de produtos, concepção de valor e preço, gestão do relacionamento e da demanda.

O marketing ocupa-se com a identificação de necessidades, desejos e demandas, com transações, relacionamentos, custo, valor, etc., colocando em prática essas características para um melhor aproveitamento dentro das organizações, sejam elas pequenas, médias ou grandes, de bens de consumo ou até as sem fim lucrativos. De acordo com tipo de organização o administrador de marketing deve assumir uma postura adequada, mesmo com as possíveis mudanças organizacionais o perfil padrão desse profissional não muda, ele segue lidando com questões relacionadas como relacionamentos, demandas, necessidades, desejos, valor, etc.

Pode-se definir marketing como um processo social e gerencial pelo qual indivíduos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos e serviços (KOTLER,2008). Percebe-se que o marketing e o administrador desta área deve estar sempre atento para as necessidades das demandas humanas, visto que as mesmas ditam o mercado, sim são as pessoas que consomem os bens ou serviços destas organizações.

Muito além do que atribuir um valor ao produto da empresa o administrador de marketing deve possuir habilidades técnicas, operacionais, estratégicas e imateriais, o profissional da área marketing deve compreender que “o processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de bens, serviços e ideais, para criar trocas com grupos-alvo, que satisfaçam os consumidores e os objetivos organizacionais”(KOTLER,2008,p.26) .

As atividades de um administrador de marketing é permeada por decisões relativas a desenvolvimento de produtos, mercados-alvo, posicionamento e segmentação de mercado, preço, distribuição, promoção, comunicação, etc.(KOTLER,2008). Para realizar as atividades o administrador desta área deve possuir algumas habilidades como: capacidade de analisar o ambiente interno e esterno, capacidade de compreender o comportamento dos consumidores, capacidade de relacionamento interpessoal, entre outras.

1.2.1 Descrição do Cenário

O cenário na qual determinamos para buscar meios de facilitação no acesso é o de filtração e purificação de água na região sul, especificadamente na serra e região metropolitana. A preocupação do brasileiro em ter, na sua residência, algum tipo de filtro ou purificador de água, chega a pouco mais de 50%, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Existe crescimento, mas ainda lento. A consciência de adquirir um produto para tratamento de água é menor em relação a variação do PIB.

Um fator que vem sendo pontual para a elaboração de estratégias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com