TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia do profissional de educação fisica na escola

Por:   •  9/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Educação Física e Temas Transversais

Tarefa: atividade do ciclo 2.

Nome: José Roberto Oliveira da Silva

RA: 1112310

Turma: DGEF1301CGR1L

Parecer do Tutor:

Dentro do conteúdo programático elaborado com base nos PCNs a orientação sexual, é tida como tema transversal, ou seja, não é considerada uma disciplina oficial porque faz parte da vida das pessoas, da sociedade organizada, mas as escolas tentam colocar dentro do ensino pedagógico temas como este para que faça uma discussão e esclarecimentos. Esse tema acompanha a humanidade há muito tempo, mas, ainda encontra barreiras nas mais diversas classes sociais e principalmente dentro do âmbito escolar. Hoje estampado na vida das crianças e jovem as escolas não tiveram como evitar que temas como estes façam parte de algumas reflexões, talvez porque o tabu esta se quebrando e também pela liberdade entre docentes e educandos.  A mídia é a principal responsável por essa “abertura” que usam seus programas, filmes novelas, entre outros, para forçar na “marra” que a sociedade aceite de forma natural toda essa diversidade relacionada à orientação sexual. A família hoje esse diálogo deve-se mais claramente, a escola é somente um complemento e um meio de acesso mais fácil em busca de informações.

No âmbito escolar a orientação sexual pelo corpo docente deve ser trabalhada com cuidado respeitando a faixa etária, pois assim o educador é capaz de escolher melhores seus subtemas propostos e apropriados objetivando assim o sucesso de suas aulas, mas sempre com uma postura ética profissional e consciente. Na escola podemos citar três disciplinas que podem ser usadas para que o tema orientação sexual entre nos planos de aulas são elas: Educação Física, Educação Artística e Ensino Religioso.

Nas aulas de Educação Física o professor com toda sua capacidade e qualificação que obteve durante sua vida acadêmica e até pessoal pode trazer para as suas aulas projetos como palestras com especialistas e até mesmo pessoas ligadas diretamente entre outros, para assim poderem tentar esclarecer dúvidas dos alunos e provocando reflexões. Ao final das palestras o professor pedirá que seus alunos façam uma pequena redação tentando repassar o que as palestras trouxeram de informações para sua vida. Essas palestras são para alunos do ensino fundamental II do 5º ao 9º ano. No Ensino Religioso tema é sagrado, mas, sabemos que nos dias de hoje poucas pessoas seguem a risca o que este escrito em escrituras bíblicas e, para tentar quebrar esse tabu o professor criará oficinas temáticas em grupos com jogos educativos e dinâmicos, sempre com assuntos ligados ao tema, essa atividade ira propiciar aos alunos sentir, pensar e atuar. Essas oficinas temáticas são alunos do Ensino Médio do 1º ao 3º ano. Para o professor de Educação Artística nada melhor do que seus alunos fazerem uma dramatização sobre diversos sub-temas como: virgindade, desejo sexual, métodos contraceptivos entre outros. A Dramatização se estenderia para toda sala cuja será dividida em grupos para assim fazer uma abordagem melhor, a atividade além de explicativa, promoverá a interação, cooperação, criação e organização entre os alunos. Com isso o professor teria mais liberdade ao fazer sua explicação após cada apresentação provocando entre todas as reflexões sobre o tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (304.4 Kb)   docx (164.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com